Menu

Sua vida parece previsível demais ?

Publicado por Luís Vasconcellos em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Só o espaço civilizado "parece" mais previsível e rotineiro. Contudo esta é também uma ilusão, pois os seres humanos se manifestam dos modos os mais diferentes. Vide as diferenças nas práticas alimentícias ou de vestuário nas diferentes culturas.

Pode ser confortável e dar uma sensação de segurança o fato de você ser repetitivo. Afinal você teve todo o tempo de sua vida para adaptar-se aos seus familiares mais próximos, ao grupo de amigos, às orientações e exigências educacionais e, mais ainda, procurando assegurar o seu desenvolvimento e o sucesso profissional. Ora, isto posto, pense em quantas atitudes, idéias, explicações e justificativas -a respeito de tudo e de todos- que você já assimilou ao longo do seu caminhar. Não é talvez esta a maior parte do que você entende como sendo você mesmo.

Acaso você já se viu cobrado a mostrar-se coerente em suas ações? A mostrar um misto de lógica e de previsibilidade naquilo que pensa? É óbvio que sim, não é ?!

Você se sente à vontade para mudar o seu modo de ser, de pensar ou de agir de um dia para outro? Não?!

Pois bem, você tem uma parte sua que é habitual, repetitiva, que acredita e pensa quase sempre as mesmas coisas. Seus pontos de vista - quando são muito arraigados - não lhe deixam muita margem para a criação, a espontaneidade e a liberdade. Você não é livre de ser, agir ou fazer. Você às vezes se cansa de ser tão previsível. Paradoxalmente sente um medo mortal de mudar, de arriscar, de perder o que tem ou o que conseguiu...

Existe algo que poderíamos chamar de EU HABITUAL. Uma estrutura da qual dependemos, para ter uma noção da nossa própria existência como separada da existência dos outros. Esta estrutura precisa desesperadamente de sentir segurança em um mundo em contínua mudança e... bendito seja o hábito, pois ele nos livra da necessidade de tomar decisões e de rever as direções que tomam os nossos passos no AQUI E NO AGORA... Só que esta maravilha adaptativa -o EU Habitual- depende de um mundo rotineiro e repetitivo para ter sucesso no seu agir. Infelizmente o mundo está em continua mudança e a multiplicidade é a sua nota principal, pois toda a natureza se baseia na pluralidade e no embate de forças poderosas e freqüentemente contrárias.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
luis
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.


Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa