Menu

Numerologia: Previsão ou Livre Arbítrio?

Publicado por Sonia Weil em Oráculos

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Uma questão que muitas vezes surge em relação à Numerologia é se ela faz previsões, e se a sua utilização não interfere em nosso livre arbítrio.

A palavra “previsão” traz a noção de fatos inalteráveis regendo a nossa vida, dando-nos muito poucas possibilidades de ações alternativas. Ela pode nos trazer um sentimento de inevitabilidade, e por outro lado, o desejo de tudo conhecer para controlar o nosso futuro.

No outro pólo, a palavra “liberdade” sugere que somos inteiramente independentes e capazes de tudo, como se não fossemos seres regidos por múltiplos ciclos biológicos, emocionais e mentais; e ainda mais, participantes de um meio social e de seu imaginário cultural que nos afeta e por nós é afetado.

A Numerologia traz uma visão alternativa às duas anteriores, integrando-as: existem pré-disposições em termos de características pessoais e do tipo de experiência vivida a cada ano a partir dos nossos ciclos? Sim! Mas COMO e EM QUE NÍVEL isso vai acontecer, depende de nós.

Podemos simplesmente atuar inconscientemente, no “piloto automático”, como fazemos grande parte das coisas na maior parte do tempo: comemos rapidamente sem perceber bem o gosto da comida; andamos sem prestar atenção ao ambiente que nos cerca e ao próprio andar, imersos que estamos em nossos pensamentos; atropelamos a fala do outro sem tê-lo ouvido por completo, porque já “imaginamos” o que ele vai dizer (e, é claro, ao ouvi-lo falar, já dividíamos a nossa atenção ao ficar pensando o que iríamos responder em seguida).

Agimos de maneira condicionada sobre padrões que estruturamos a partir das nossas experiências passadas. Desde a nossa infância, criamos mecanismos físicos, emocionais e mentais, que atuam instintivamente nas situações cotidianas, fazendo com que tenhamos reações muitas vezes previsíveis (para os outros mais atentos; nós geralmente nem as percebemos com clareza).

Ficamos presos a esta estrutura e caminhamos pela vida sem muita consciência dos nossos padrões limitadores e de nosso verdadeiro eu.

Quantas vezes repetimos as mesmas atitudes automaticamente, como ao nos magoar ou enfurecer novamente em situações semelhantes, ou nos apaixonar pelo mesmo tipo de pessoa, que, já sabemos, não nos faz bem... e aí dizemos “ih, aconteceu de novo”?!

Nesse nível, podemos realmente sentir que “a vida nos afeta” de fora para dentro, pois não temos muita consciência dos nossos processos internos, e de nossas possibilidades maiores.

Mas, por outro lado, quanto mais conscientes nos tornamos, menos nos sentimos “joguetes” de um destino que tudo determina. Quando começamos a perceber como somos, e como funcionamos nas mais variadas situações, deixamos de nos identificar tão completamente com a “visão aprendida” e nossos condicionamentos, e percebemos que a relação com a vida é uma parceria de “mão dupla”.

Criamos e somos criados pelo nosso mapa. Temos tendências inatas, mas podemos trabalhá-las em vários níveis. O mesmo 2 pode ser vivido como sensibilidade extremada e frágil ou capacidade de perceber o outro com profundidade. Podemos nos isolar do mundo num ciclo 9, remoendo os nossos ressentimentos, ou podemos aproveitá-lo para reavaliar a nossa vida, fazendo novas escolhas. Podemos lidar com uma situação de transformação profunda, como num momento 13, de maneira emocional e dramática ou como uma experiência libertadora.

A partir dessa consciência, re-descobrimos a nossa individualidade única e, ao mesmo tempo, a nossa relação com o universo, como seres cósmicos que somos.

E um novo sentido se instala, nos fazendo perceber conexões antes invisíveis aos nossos olhos. Aprendemos as “ler os sinais” que a vida nos traz e a seguir suas indicações, ao fazer nossas escolhas. Extraímos a lição das situações mais difíceis, evitando que elas tenham que se repetir, repetir, repetir, até que aprendamos a tomar consciência.

Nos permitimos sair do “filme conhecido” para explorar novos roteiros. Descobrimos que somos o ator, e não apenas o personagem. A partir dessa enfoque, a nossa vida ganha uma nova direção e imensa amplitude.

A Numerologia deixa, aqui, de ser simples previsão, e passa a ser uma indicadora de possibilidades, um verdadeiro mapa de descobrimento e ajuda em nossa viagem através da vida.

Até que uma transformação ainda mais profunda ocorra em nossa consciência, e aí, não estejamos mais identificados com esse “eu” que conhecemos e com os seus ciclos. Mas isso já é uma outra história...

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
sonia
Sonia Weil é é professora de Comunicação Social e pesquisadora na área de Numerologia, onde atua com consultas, cursos e palestras desde 1986. Realiza também palestras e workshops sobre a Lei da Atração (do filme O Segredo) em empresas e institutos esotéricos.
Visite seu site para ler outros artigos e saber mais sobre os atendimentos e cursos. Se quiser agendar uma consulta, entre em contato.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa