Menu

A Avaliação Grafológica

Publicado por Ana Cecília Amado Sette em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Que dados uma avaliação grafológica pode nos fornecer?
A avaliação grafológica é uma avaliação psicológica. Nela obteremos dados sobre: personalidade (como o indivíduo é), sociabilidade (como se relaciona com as pessoas) e potencial (os talentos e as qualidades que possui que podem ser usados como ferramenta de trabalho e de resolução de problemas).

Itens que podemos identificar através de uma avaliação grafológica:

- Características de Personalidade - Aspectos Emocionais: equilíbrio, autocontrole, administração das emoções e atitudes, afetividade, impulsividade ou prudência, clareza de julgamento, paciência ou impaciência, e sensibilidade.

- Aspectos da Inteligência:
Inteligência viva, profunda, superficial, abstrata ou concreta. Agilidade e flexibilidade de idéias. O tipo de raciocínio: lógico-dedutivo (matemático), intuitivo ou os dois. Se possui abertura intelectual para apreender atividades novas, reciclar os seus conhecimentos e usar a sua criatividade para adaptá-los à vida profissional. Se a atenção é concentrada ou dispersa.

- Aspectos da Auto-imagem / Auto-estima / Postura profissional:
Autoconceito, autocrítica; postura profissional; se comunica com facilidade. Sabe-se impor diante dos demais; sabe fazer seu "marketing pessoal"; se é exigente consigo mesmo e com os demais; se procura efetuar um trabalho de qualidade. Quais são seus potenciais.

- Aspectos da Comunicação e dos Relacionamentos Interpessoais:
Inibição ou espontaneidade nos contatos e nas atitudes; expressão verbal, clareza de idéias, fluência, persuasão, introversão ou extroversão; consideração com as pessoas à sua volta; sociabilidade, agressividade, diplomacia; fácil ou difícil adaptação; maturidade; ingenuidade ou perspicácia.

- Aspectos Profissionais: segurança, autoconfiança; organização; se sabe observar detalhes da visão geral. Se é perfeccionista; qual é o nível de energia e eficiência; dinamismo, força de vontade ativa ou passiva; ritmo em suas atividades (tranqüilo, coerente à função que exerce, precipitado ou impulsivo); automotivação; iniciativa; esforço pessoal; autenticidade; capacidade de análise e síntese; capacidade de planejamento e organização.

- Aspectos de Liderança: lealdade, comprometimento; visão de conjunto; exigências, críticas, assertividade, planejamento, improvisação, autoridade; como estabelece contatos; se cumpre prazos; como se comporta diante dos desafios; se suas atividades são reativas ou pró-ativas; se possui senso de oportunidade; se é combativo, tenaz para enfrentar os problemas; nível de iniciativa e arrojo profissional. Autonomia, independência, como reage às regras; se tem poder de decisão; se compreenderá o significado de gerar receita para a empresa; se tem sentido prático, perseverança em suas ações e o seu nível de eficiência.

- Caracterologia, Temperamentos e Profissões: análise da disposição individual para reagir a estímulos emotivos. Características gerais, positivas e negativas do tipo. Quais os cargos ou profissões mais indicados para o temperamento do autor; as combinações dos temperamentos e compatibilidade de gênios entre chefias, pares, parcerias ou sócios. Como conviver, o que mais irrita, quais as ocupações, sugestões, comportamentos e lazer adequados para o tipo

- Outros aspectos: Indícios patológicos, sintomas de intoxicações, tais como: drogas, álcool ou estimulantes. Adaptação a normas e valores, clareza ou confusão mental, comunicabilidade, controle emocional, criatividade, estabilidade, constância, maturidade, relacionamento interpessoal, saber trabalhar em equipe, rendimento no trabalho, resistência à frustração, sinceridade ou dissimulação...

Quais os tipos de laudo que podem ser feitos?

1 - Para recursos humanos.
Seleção: comparação do perfil psicológico esperado para o cargo com o perfil psicológico apresentado pelo candidato.
Identificação e desenvolvimento dos potenciais.
Empregabilidade.
Vocacional / Profissional.
Promoção: movimentação interna.
Avaliação do clima organizacional (instrumento adicional no diagnóstico).
Administração de conflito (levantamento do perfil pessoal das partes envolvidas).

2 - Para Autoconhecimento
Conhecer os próprios aspectos pessoais através de um instrumento científico e isento de valores pessoais do observador. Descobrir os aspectos "fortes" e "fracos" da sua personalidade
Conhecer os principais potenciais que o autor já tem e que podem ser aprimorados.
Compreender-se melhor através do conhecimento das suas principais tendências.

3 - Para Orientação Vocacional, Profissional para adolescentes, adultos e idade madura
Identificação dos principais potenciais e suas possibilidades.
Conhecimento das características de personalidade e com que tipo de atividade profissional isso "combina".

Pode-se aplicar a avaliação grafológica em qualquer pessoa?
Podemos, desde que ela saiba escrever e faça isso de forma automática, ou seja, que não precise "pensar" para escrever. Pessoas analfabetas ou que foram alfabetizadas, porém tem muita dificuldade em escrever, pensando na forma de cada letra e fazendo isso muito lentamente não podem ser submetidas a uma avaliação grafológica.

Nas empresas a Avaliação psico-grafológica permite:
- Avaliar e direcionar perfis pessoais para áreas de atuação mais adequadas;
- Identificar os fatores motivadores e desmotivadores;
- Facilitar o desenvolvimento de estratégias de autodesenvolvimento;
- Mostrar as condições ambientais mais favoráveis para o desenvolvimento do indivíduo;
- Ensinar a entender as reações dos outros e lidar melhor com pessoas difíceis;
- Avaliar habilidades para vendas, ou gerenciais;
- Analisar as alterações entre os laudos ao longo do tempo, mostrando o desenvolvimento do indivíduo.

Aplicações para o desenvolvimento de equipes de trabalho
- Aumenta a eficiência dos processos seletivos;
- Orienta programas de treinamento e desenvolvimento pessoal;
- Organiza grupos de trabalho para alta performance;
- Minimiza conflitos dentro da organização;
- Identifica as pessoas chaves a serem acionadas em situações de crise ou superação;
- Facilita decisões sobre promoções e planos de carreira internos;
- Avalia habilidades gerenciais e de vendas para indivíduos ou equipes;
- Detecta o perfil médio dos líderes da organização, através da comparação de suas avaliações individuais, permitindo ações de desenvolvimento.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
ana
Ana Cecília Amado Sette é especialista em Grafologia, com mais de trinta anos de experiência em aplicação da Análise Grafológica, com ênfase em Seleção de Pessoal.
Atende pessoas e empresas em São Paulo.
Conheça os auto-testes de Grafologia
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa