Menu

Você precisa de Autoconhecimento!

Publicado por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Você sabe quem é, do que precisa e como deve agir para alcançar a felicidade?
Quem ainda não se fez estas perguntas, está perdendo um tempo precioso, pois quanto mais cedo nos questionarmos acerca de nossa verdadeira identidade, mais perto chegaremos da tão sonhada paz.

Para saber quem somos de fato, devemos começar a questionar até que ponto estamos vivendo em sintonia com o desejo de nossa alma, ou se estamos apenas seguindo uma trilha que outros traçaram para nós.

É fato que muito poucas pessoas são incentivadas desde a infância e seguir apenas o seu coração. A maioria de nós acaba assimilando valores e crenças que nos são passadas pelo grupo familiar e mais tarde pelos grupos sociais nos quais nos inserimos e segue pela vida confiando que desse modo será feliz.

Ocorre que, muitas vezes, há uma falta de sintonia entre o que nos ensinaram ser o melhor e aquilo que de fato precisamos. Esta dissonância se manifesta como um sentimento vago de insatisfação e vazio, que procuramos preencher das formas mais variadas.

Entretanto, quando este sentimento se manifesta é porque estamos vivendo na contramão de nossa alma. Todos nós temos um caminho a percorrer na jornada rumo ao crescimento e à evolução de nosso espírito.

Porém, muitos permanecem totalmente inconscientes acerca desta rota ao longo da vida, outros sentem uma vaga intuição a respeito do que deveriam fazer, mas preferem seguir acomodados no já conhecido, ao invés de arriscar-se num novo caminho.

Mas não existe saída a não ser no autoconhecimento para que alcancemos equilíbrio e serenidade. Devemos utilizar todas as ferramentas hoje disponíveis para iniciar este processo, e elas não são poucas.

O fundamental é vencermos a resistência imposta por nosso eu negativo, aquele que tenta o tempo todo nos manter prisioneiros da inconsciência, através de uma vida massificada, onde seguimos apenas a trilha que nos foi imposta. Recusar esse caminho é o nosso desafio.

“... Você tem dois centros. Um centro com o qual você vem, que lhe é dado pela própria existência. Esse é o eu. E o outro centro, que é criado pela sociedade - o ego. Esse é algo falso - é um grande truque. Através do ego a sociedade está controlando você. Você tem que se comportar de uma certa maneira, porque somente assim a sociedade irá apreciá-lo.
... Tente entendê-lo o mais profundamente possível, porque ele tem que ser jogado fora. E a não ser que você o jogue fora, nunca será capaz de alcançar o eu. Por estar viciado no falso centro, você não pode se mover, e você não pode olhar para o eu.
... Temos que passar através do caos antes de atingir o centro verdadeiro. E se você for ousado, o período será curto. Se você for medroso e novamente cair no ego, e novamente começar a ajeitá-lo, então, o período pode ser muito, muito longo; muitas vidas podem ser desperdiçadas...
... Mas se você for corajoso e não voltar para trás, se você não voltar a cair no ego, mas for sempre em frente, existe um centro oculto dentro de você, um centro que você tem carregado por muitas vidas. Esse centro é a sua alma, o eu.
... O ego é o inferno. Sempre que você estiver sofrendo, tente simplesmente observar e analisar, e você descobrirá que, em algum lugar, o ego é a causa do sofrimento.
... E assim as pessoas se tornam dependentes, umas das outras. É uma profunda escravidão. O ego tem que ser um escravo. Ele depende dos outros. E somente uma pessoa que não tenha ego é, pela primeira vez, um mestre; ele deixa de ser um escravo.
Tente entender isso. E comece a procurar o ego - não nos outros, isso não é da sua conta, mas em você. Toda vez que se sentir infeliz, imediatamente feche os olhos e tente descobrir de onde a infelicidade está vindo, e você sempre descobrirá que o falso centro entrou em choque com alguém.
Você esperava algo e isso não aconteceu. Você espera algo e justamente o contrário aconteceu - seu ego fica estremecido, você fica infeliz. Simplesmente olhe, sempre que estiver infeliz, tente descobrir a razão.
As causas não estão fora de você.
A causa básica está dentro de você - mas você sempre olha para fora, você sempre pergunta: 'Quem está me tornando infeliz’? 'Quem está causando a minha raiva’? 'Quem está causando a minha angústia’?
Se você olhar para fora, você não perceberá. Simplesmente feche os olhos e sempre olhe para dentro. A origem de toda a infelicidade, da raiva e da angústia, está oculta dentro de você, é o seu ego.
... Todo o caminho em direção ao divino, ao supremo, tem que passar através desse território do ego. O falso tem que ser entendido como falso. A origem da miséria tem que ser entendida como a origem da miséria - então ela simplesmente desaparece.
... É difícil ver o próprio ego. É muito fácil ver o ego nos outros. Mas esse não é o ponto, você não os pode ajudar.
Tente ver o seu próprio ego. Simplesmente o observe.
Não tenha pressa em abandoná-lo, simplesmente o observe. Quanto mais você observa, mais capaz você se torna. De repente, um dia, você simplesmente percebe que ele desapareceu. E quando ele desaparece por si mesmo, somente então ele realmente desaparece. Porque não existe outra maneira. Você não pode abandoná-lo antes do tempo. Ele cai exatamente como uma folha seca.
Quando você tiver amadurecido através da compreensão, da consciência, e tiver sentido com totalidade que o ego é a causa de toda a sua infelicidade, um dia você simplesmente vê a folha seca caindo... e então o verdadeiro centro surge.
E esse centro verdadeiro é a alma, o eu, o deus, a verdade, ou como quiser chamá-lo”...
OSHO, Além das Fronteiras da Mente.



Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa