Menu

Meditação do Coração - uma técnica de norteamento

Publicado por Conceição Trucom em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Dentre as inúmeras classificações de seres humanos, uma é a que diz que há dois tipos de pessoas:
• As que querem atingir o bem-estar crescente e se mobilizam para atingi-lo.
• As que querem atingir o bem-estar crescente e não se mobilizam para atingi-lo. Nisardan

A Meditação do Coração, de origem Sufi, tem como foco principal o resgate e consciência de onde captamos e irradiamos a nossa luz: nossa essência, nosso centro, nosso eixo interior.
Lá neste centro está a nossa natureza, nossa significância, que nos foi doada por Deus. Aliás, essa essência, segundo o Sufismo, é parte de Deus.

A personalidade é a circunferência, aquilo que é cultivado pela sociedade, que não é dada por Deus. É herdada da educação social, não da natureza. Estar na periferia deste centro, deste eixo, não nos dá condições de atuar na direção do movimento. Qual é o seu norte? Como alcançá-lo?
Encontrar o centro significa empoderar-se com consciência deste eixo, é a possibilidade verdadeira de dar direção, norte-além da serenidade e paz que lá se encontram- à existência. E, neste espaço, o relaxamento e a lucidez acontecem de forma natural. Surge, então, um caminhar com foco, um futuro consciente, uma possibilidade de chegada vitoriosa e a superação da ilusão e ansiedade geradas pela distância do centro, da nossa essência.

Na Meditação do Coração, através de exercícios ativos de consciência corporal, flexibilidade, respiração, reorganização celular e alinhamento dos chacras, a conquista é chegar ao centro, à força do coração e amor incondicional, com dinâmicas de localização existencial e norteamento.
Realizada com estímulos sonoros cuja musicalidade tem uma sintonia absoluta com os ritmos de um coração puro (desintoxicado pela técnica respiratória) e oxigenado com plenitude, alegria, leveza e NORTE (via todas as técnicas de consciência corporal), a Meditação do Coração é indicada para todos que querem atingir o bem-estar crescente e se mobilizam para atingi-lo.

E é, especificamente, indicada para todas aquelas pessoas que se sentem sem direção. Bons exemplos são:
- Basta, não quero mais este filme ou vida; mas não sei como fazer!
- Perda de um ente querido;
- Chegada de um ente querido;
- Fim de uma relação importante;
- Início de uma relação importante;
- Perda de emprego ou aposentadoria;
- Mudanças traumáticas de vida;
- Labirintinte e doenças nos membros como pés, pernas, braços e mãos.

O interessante da Meditação do Coração é que os estímulos desta técnica, pelo menos nos primeiros 4 dos 6 estágios, é que não deixam tempo ou espaço para os pensamentos:
- Involuntários Prejudiciais, os grandes vilões da vida humana.
- Voluntários Prejudiciais, que “puxamos” ou provocamos voluntariamente, embora sejam em maior ou menor grau destrutivos.

Entretanto, pela respiração e dinâmicas de consciência corporal com foco no norteamento, ficam em evidência, ou seja, sublimam, os pensamentos:
- Voluntários Necessários, que “puxamos” ou provocamos voluntariamente, importantes em nossa vida para efeito de alguma tomada de decisão, organização ou planejamento: norteamento.
- Involuntários Inspiradores, com soluções, boas orientações e lembranças importantes que surgem em nossa mente.

Ao chegar nos estágios 5 e 6 da Meditação do Coração, o Estar Presente acontece. O coração está oxigenado, a mente encontra-se em estado alterado (alfa), portanto com maior clareza e consciência. Ou seja, o estado meditativo - percepção do Aqui e Agora - está muito próximo de ser tocado, alcançado.

A boa notícia é que existe uma relação inversa entre Percepção do aqui-e-agora e a ocorrência dos pensamentos prejudiciais (voluntários e involuntários).

A Percepção do aqui-e-agora é como um interruptor que controla a intensidade da luz emitida pela lâmpada: ao aumentarmos a intensidade da “luz” de nossa Percepção, diminuímos proporcionalmente nossos pensamentos prejudiciais (da ilusão) e, portanto, diminuímos também a “escuridão” provocada por eles, não importa quais “filmes” estejamos acostumados a “repetir”.

As prevenções dos infortúnios da vida, as melhores respostas aos desafios da vida e a sensação de paz (deixar fluir) diante dos acontecimentos da vida ocorrem a partir de um estado de Presença, portanto:
Quanto mais Presença tivermos, mais claro o NORTE, melhor será nosso futuro como um todo,
pois caminharemos para ele com decisão e assertividade.

Com sensação de superação, evolução e paz!

Saiba sobre os encontros de Meditação do Coração e Campos de Meditação aqui.
Manter a segunda sentença: Para quem reside fora de São Paulo ou não pode freqüentar as turmas acima, os CDs e demais informações podem ser obtidas aqui.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

Leia Também

Meditação do Coração



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


Sobre o autor
trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa