Menu

Por que nos apaixonamos?

Por que nos apaixonamos?
Publicado dia 4/8/2020 11:35:11 AM em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Sempre que nos apaixonamos, a sensação é de como se tivéssemos feito um mergulho de cabeça no caldeirão de alguma bruxa, no momento máximo da ebulição. Sentimos algo como se fosse um rebuliço prazeroso, ao mesmo tempo que explosivo e que vem com tanta força dentro de nós mesmos, que o mundo lá fora fica parecendo lento e distante... E isso acontece dentro de nós e simultaneamente dentro da pessoa da nossa relação!
Outro fator interessante a saber, é que a energia que rola no apaixonamento, via de regra, sempre ocorre na reciprocidade e nunca de modo unilateral.

Quando nos sentimos apaixonados, somos acometidos pela forte sensação de que nossas necessidades mais profundas, nossas fantasias e os nossos desejos secretos, finalmente terão espaço para acontecer. Essas possibilidades são tão fortemente ativadas, que tudo à nossa volta fica parecendo como se fosse um flash de uma foto tirada num precioso e mágico momento de êxtase. É promessa de materialização de toda a nossa plenitude existencial.

Por conta da magnitude desse tipo de experiência, nossa percepção para tudo que está além do apaixonamento, fica alterada. Por algum tempo costumamos perder o apetite e todo o resto da humanidade, mas as coisas em geral, incluindo o planeta, parecem rodar em câmera lenta... Sensações e sentimentos inexplicáveis que apenas quem já passou por essa maravilhosa experiência entende como que é.

Destrinchando e indo um pouco mais a fundo, nos subterrâneos deste cenário, portanto, podemos observar que na situação de apaixonados, invariavelmente projetamos todas as nossas necessidades na pessoa da nossa escolha, assim como a recíproca do outro vem exatamente na mesma ordem de funcionamento.

Como decorrência deste fenômeno, é fato que em algum momento iremos despertar e quando acordarmos certamente perceberemos que o outro é um ser independente de nós mesmos e por vezes, em muitos aspectos, bastante diferente daquilo que a princípio imaginamos ou idealizamos ser. Se conseguirmos sustentar as diferenças e mesmo assim continuarmos a admirar os nossos parceiros, o amor em sua expressão maior terá espaço para o seu verdadeiro florescimento. Mas, se ao invés disso, ficarmos negativamente impactados ao vermos a realidade dos nossos investimentos afetivos bem diferente daquilo que concebemos no período do apaixonamento, fatalmente, ocorrerão as dores dos desencontros, as famosas as rupturas, e por fim, as desilusões. É quando a união de dois que se imaginava um, novamente se torna dois. Um aprendizado da experiência humana como se fosse a repetição da saída da barriga da mãe, ou seja, o nascimento. A repetição do ciclo (trauma?) de quando temos o suprimento de tudo que necessitamos para a nossa sobrevivência e abruptamente sofremos uma ruptura onde somos "obrigados" ou nos sentimos jogados no mundo de modo único e independente, sem a simbiose e tendo que lidar sozinhos com o tudo o que vem pela frente. Muitas pessoas lidam bastante mal com esse ciclo e como se estivessem revivendo uma situação traumática, acabam doentiamente se repetindo de modo indefinido nesse tipo de situação. Nesses casos, é fundamental o auxilio terapêutico para que possam seguir com as suas vidas sem o vicio do apaixonamento, sem as dificuldades depressivas e sem a sensação de vazio e de solidão de quando estão sem ninguém, à mercê de si mesmas.

Por toda vida, de algum modo estaremos sempre repetindo este padrão inicial de vida, onde ora estaremos juntos, ora não. Isso ocorre no apaixonamento pelo outros, na união sexual e em muitas outras situações onde por alguns momentos ficamos com um com o outro e depois voltamos ao um. Outros exemplos em que essa vivência costuma ocorrer, é na experiência criativa, onde a princípio existe uma união com o que se cria e na sequência passa a se observar a criação fora de si mesmo.

Infindáveis vezes ocupamos a mesma cama de algum projeto que estamos vivendo e ficamos nessa situação até o momento da separação, faz parte da experiência humana. O grande aprendizado é aprender a lidar com os momentos de união e de ruptura.

A fim de termos a reflexão sobre o aprendizado da experiência pela qual estamos passando, funcionamos como um ímã que atrai e repele. Agiremos desta forma até aprendermos a lidar com o outro, que pode ser uma pessoa ou qualquer outra coisa que seja, sem sermos simbióticos e, o principal, sem perdermos as nossas identidades.

Apaixonar-se é saudável, mas apenas até certo ponto. Por ser extremamente prazerosa esta sensação, até podemos perder a identidade por alguns momentos, devemos, porém, sempre ficar atentos para jamais ultrapassarmos a tênue linha do risco de nos esvairmos completamente de nós mesmos. Atenção redobrada para não chegar ao ponto de esquecer de se alimentar e de se engajar em outras atividades. Uma versão adoecida disso é o que hoje em dia costumamos chamar de stress. Por isso, a importância de poder e de saber se cuidar na medida certa, sempre atentos aos nossos limites pessoais.
"Simbiose além da medida não é existir, é esquecimento de si mesmo".


por Silvia Malamud

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 36


Sobre o autor
silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa