Menu

Matrix Capítulo 5: A morte e o despertar

Matrix Capítulo 5: A morte e o despertar
Publicado dia 9/12/2001 4:15:09 PM em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Após o surpreendente resgate de Morpheus, Neo é o ultimo a tentar retornar à base mas é impedido pelo agente Smith que destrói o aparelho. Sempre aconselhado a fugir desses Agentes, finalmente Neo resolve enfrenta-lo e após uma luta dificílima, ele corre para outro telefone sendo perseguido ferozmente pelos agentes da Matriz.
Neo consegue chegar ao prédio onde está o outro telefone, mas ao entrar na sala, se depara novamente com o agente Smith, que dispara imediatamente sua arma contra o herói, uma, duas, três vezes até Neo, atingido no peito, cair no chão e morrer... é isso ai, ele morre!!

Enquanto isso, a nave onde estão Morpheus e Trinity esperando por Neo é atacada por sentinelas. Morpheus olha na tela e não pode acreditar que Neo está morto!
Mas de repente, mesmo no ambiente de total desespero, Trinity percebe como as revelações do oráculo fazem sentido, e ela diz, segurando o corpo físico de Neo já sem vida:
- “Neo, V. não pode morrer, pois o oráculo disse que eu me apaixonaria pelo predestinado e ele é V.”
Então ela beija Neo... e como num passe de mágica, repentinamente ele desperta. Desperta no mundo real e também na Matriz, onde os Agentes estupefatos olham para ele e recomeçam a atirar.
Mas Neo diz NÃO e com gesto tranqüilo, levanta um dos braços e para as balas... pega uma delas, a olha... olha para as outras e as deixa caírem no chão, para enfim olhar para as paredes e para os agentes vendo somente códigos de computador... ele interpreta o código da Matriz e vê o verdadeiro mundo da Maquina!
O agente Smith corre para lutar com ele, mas Neo antecipa com extrema facilidade seus golpes e o elimina; os outros agentes apavorados fogem feito loucos. Com as sentinelas prestes a destruir a nave, Trinity grita desesperadamente e Neo corre para o telefone retornando a tempo de Morpheus ativar a arma contra os invasores que já tinham penetrado na nave.

No final vemos Neo novamente na Matriz, agora com total domínio da situação, como que consciente finalmente de toda sua força e poder. Fala com a Maquina por telefone e explica que ele vai despertar as pessoas presas nela, que não vai admitir mais o controle dela sobre os seres humanos e, como numa cena de super-homem, Neo sai voando pela cidade. FIM

Conclusão e comentários:

Neo sabe que todos que enfrentaram as sentinelas da máquina morreram, todos. Mas como disse o oráculo: Saber que V. é o escolhido é como estar apaixonado, ninguém pode dizer se V. está, V. "simplesmente sabe", e isso sem dúvida alguma. Neo se sente mais confiante e acredita na profecia do oráculo, e então ele enfrenta o agente e o vence com sua vontade e força interior.
Mas na verdade Neo vence apenas parte da batalha, agora ele tem de voltar rápido para a nave onde Morpheus e Trinity o esperam. Isso é muito difícil pois ele tem de chegar até um outro telefone.

Os agentes perseguem Neo até o prédio onde o filme começa, mas o agente Smith antecipa o próximo passo de Neo e o surpreende antes que ele chegue ao telefone matando-o!!

A morte dentro da Matriz significa a morte na vida real também, mas Neo é o Predestinado e Trinity é sua protetora e amada, e revela o que o oráculo disse: Que ela se apaixonaria pelo Predestinado e que Ele é Neo... ela o beija e dá novamente vida ao guerreiro que imediatamente desperta na Matriz, surpreendendo os agentes. Essa cena simboliza o renascimento profetizado pelo oráculo, Neo morre fechando o ciclo de descrenças e medos, renascendo para uma nova vida (vidanova).
O herói está totalmente desperto agora e pronto para ver o mundo de uma maneira diferente. Os métodos de ataque que a maquina usava em sua vida anterior, não mais atingem seu corpo e mente, Neo agora tem a maravilhosa e indestrutível “certeza interior”.

Desesperados, os agentes começam a atirar contra Neo, mas Ele vê agora a real forma da Matriz e antecipa todos os movimentos do Agente Smith com muita facilidade e o destrói. Por fim Neo volta a tempo de Morpheus salvar todos os tripulantes das sentinelas que já haviam invadido a nave.

O filme então termina com Neo falando ao telefone com a máquina sobre o seu despertar, Ele não tem mais medo... e vai mostrar às pessoas o que é a Matriz e como todos podem viver sem ela, iniciando assim um movimento para a libertação de todos os seres humanos.

A Matriz são vários vírus espalhados pelo nosso inconsciente coletivo, que nos influenciam de forma sutil mas total; na pratica aqui e agora, nós já vivemos a sonolenta realidade da Matriz!
Nós criamos essa “realidade” e alimentamos diariamente sua desgraça com muita competição, inveja e ódio, sem ao menos saber de quem. Provavelmente de nós mesmos?!

Existem algumas pessoas que podem ver essa desgraça, estes seres são os Despertos. Os Despertos tentam lutar contra essa “massificação da desgraça” mas por enquanto ainda são poucos e seu exemplo não vingou. Tornar-se desperto é basicamente questionar sempre seus conceitos e evoluir a cada segundo em busca da Verdade e da Integridade! V. se considera integro?

Se V. ainda não sabe o que está fazendo aqui na Terra, para seu próprio bem, é ótimo começar a descobrir já! Quer 3 boas dicas? então tente tornar-se:

Humilde,
mas competente;

Simples,
mas forte;

Compassivo,
como se todos fossem seus filhos ou irmãos.

FIM

por Rodolfo Fonseca

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Leia Também

Matrix Capítulo 1

Matrix Capítulo 2: A verdade sobre a Matrix

Matrix Capítulo 3: A visita ao Oráculo e o traidor

Matrix Capítulo 4: O resgate de Morpheus

Matrix Capítulo 5: A morte e o despertar

Tradução Mística do filme Matrix

O Segundo Renascer - Partes 1 e 2

Matrix Reloaded



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


Sobre o autor
ro
Rodolfo Fonseca é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa