Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
::. Projeto Limão é Saúde - uma responsabilidade de cidadania .::

Limão é Saúde é o "slogan" deste projeto que está voltado para levar a toda população brasileira a consciência sobre as propriedades saudáveis e terapêuticas desta fruta fantástica que é o limão.

O Projeto Limão é Saúde nasceu com um compromisso sócio-cultural, e seu primeiro impulso aconteceu a partir de uma pesquisa do IBGE, apresentada no final de 2004, informando que o povo brasileiro consome em média somente 1 limão por mês, ou seja, 0,6 kg/habitante/ano.

Esta média de consumo é muito baixa, principalmente se comparada ao consumo médio de limão em países mais desenvolvidos, como os europeus, onde este valor varia de 7 a 14 kilos/habitante/ano.

E mais, na época da super safra - novembro a maio - quando há um aumento da oferta e cai o valor/kilo desta fruta, não há registro de aumento significativo do seu consumo.



E, é fácil perceber o quanto este índice de 0,6 kg "per capita" é baixo pois se 1 pessoa consumir diariamente 1 limão médio (50 gramas), ao final de 1 ano esta pessoa terá consumido 18 kilos de limão, ou seja, 30 vezes mais que a média nacional que é de 1 limão/mês.

Assim, quando sabemos que o limão brasileiro é um alimento de baixo custo, disponível ao longo de todo o ano e em todas as regiões do Brasil, o Projeto Limão é Saúde surge a partir da certeza de que o baixo consumo de limão pelo povo brasileiro não é uma questão econômica, mas absolutamente cultural.

Portanto, o Projeto Limão é Saúde tem como propósito básico inicial trazer ao povo brasileiro mais informação e consciência sobre o elevado poder terapêutico que esta fruta contém, provocando então um imediato aumento fiel - porque consciente - de seu consumo.



O segundo propósito do Projeto Limão é Saúde é de cunho ecológico e sócio-econômico. A cultura do limão é basicamente familiar, portanto aumentar o consumo do limão pelo povo brasileiro é o mesmo que aumentar a renda e qualidade de vida das famílias de agricultores.

Com a baixa renda do agricultor do limão, provocada principalmente pelo baixo consumo e valorização desta fruta; suas terras estão sendo arrendadas para culturas extensivas e destrutivas. Tais culturas, super mecanizadas, desertificam (ar, flora e fauna) as mega-regiões deste plantio, empobrecem o solo e poluem todo o eco-sistema, como é o caso da cultura da cana-de-açúcar que está avassalando todo o interior de São Paulo, região de tradicional plantio de cítricos.

Assim, cabe a todos nós, fortalecermos este agricultor e sua qualidade de vida, para impedirmos o avanço destrutivo destas culturas antiecológicas. Ou seja, é responsabilidade de todos cuidarmos da nossa saúde, como também da saúde do planeta.

Enfim, de várias formas, todos saem ganhando ao praticarem e fizerem parte deste Projeto.

Portanto, todos estão convidados a participar do Projeto Limão é Saúde através das seguintes frentes de expansão:

• Conhecer e divulgar a importância que o limão tem na saúde através da leitura dos livros "O poder de cura do Limão" - Ed. Alaúde e "Limão é Saúde" - Ed. ABPEL/APEX, ambos de autoria de Conceição Trucom.

• Incentivar a promoção do livro "O poder de cura do Limão", através de parcerias como AVON no seu caderno Bem Natural (campanhas 8 e 12/2006).

• Provocar a realização das OFICINAS DO LIMÃO para consumidores de São Paulo e para os produtores de limão do interior de São Paulo, e assim divulgar o preparo de remédios naturais a partir do limão.

• Divulgar a importância que o limão tem na saúde através destas ações já em andamento:

1. Distribuição de folhetos em feiras temáticas, feiras livres, super mercados, lojas e restaurantes,

2. Divulgação do site www.docelimao.com.br,

3. Alimentar a imprensa com matérias para jornais e revistas,

4. Disseminar o CD áudio-palestra e o DVD vídeo-palestra Limão é Saúde para apresentação nos mais diversos segmentos da sociedade,

5. Promover palestras em todos os setores da sociedade como escolas, universidades, creches, clubes, associações, entidades filantrópicas, etc.

6. Buscar patrocínios para realização de programas “Momento Saúde” com alcance da grande São Paulo, como de outras cidades e estados.

7. Interagir com os grandes centros de pesquisas científicas (nacionais e internacionais), não só captando e divulgando todos os trabalhos já realizados, como catalizando novas pesquisas de interesse.


Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora.

Recomenda-se a leitura na íntegra do livro O poder de cura do Limão - editora Alaúde - que fornece indicações de uso e receitas. O fato de o limão ser um alimento natural não elimina a necessidade de seu consumo com responsabilidade.
Visitas: 7680
Valor: Consulte
Contato: Conceição Trucom


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa