Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Home > Astrologia
Previsões para o Brasil em 2009

Previsões para o Brasil em 2009

por Graziella Marraccini


Desde o ano 2000, quando abrimos nosso primeiro site na internet e também quando nos unimos em seguida ao STUM, costumamos publicar nossas previsões anuais para o Brasil. Esse estudo visa orientar os leitores no sentido de aproveitar as influências astrais favoráveis e evitar, na medida do possível, aquilo que as influências desfavoráveis podem provocar no ano vindouro. Desta forma, pretendo também ajudar nossa comunidade unida no STUM para que consigamos nos integrar ao carma coletivo de maneira consciente, atuando com nosso livre arbítrio para fazer melhores escolhas pessoais.

O Mapa do Brasil Independência, ou seja, no momento em que o Brasil passou a existir como nação independente de Portugal, em 7 de Setembro de 1822, às 16:30h. (o horário é contestado por alguns astrólogos, mas é considerado oficial pela maioria), em São Paulo.
Ao preparar as Previsões Astrológicas anuais - não somente de países, mas também de indivíduos - os astrólogos usam vários métodos, todos ensinados pela Astrologia desde seus primórdios e consagradas e comprovadas pelas estatísticas: direções primárias, secundárias, trânsitos planetários e lunações são as principais.

Para facilitar a compreensão de nossos leitores, faremos uma síntese para não nos delongar no 'astrologês' que resulta muitas vezes obscuro para muitos.

Nas Direções Primárias e Secundárias, o estudo é baseado no movimento imaginário do Sol, do ASC, do MC e da Lua, enquanto que nos trânsitos planetários, o estudo é realizado sobre os movimentos reais dos planetas no céu, durante o ano em questão e sua relação com o Mapa do Brasil que nos serve de base. As lunações (ou seja, as Luas Novas e as Luas Cheias), os eclipses lunares e solares marcam momentos importantes do ano salientando assuntos estudados anteriormente.

O Brasil, como nação independente, nasceu com o Sol em Virgem, na cúspide da Casa VIII, a Lua em conjunção com Júpiter em Gêmeos, na Casa IV, o Ascendente a 22º de Aquário e o MC a 20º51 de Escorpião, portanto, inicia 2009 com 186 anos e quatro meses de vida como nação. Algumas previsões já foram publicadas no artigo "A Revolução Solar do Brasil, em 7 de setembro de 2008" e essas previsões não diferem daquelas que foram feitas no momento do aniversário de nosso país.

O Ano de 2009 iniciará com o foco em duas áreas principais, oferecido pelo trânsito da Lua Progredida e Pré-natal:

- Casa II, ou seja, os assuntos financeiros, o comércio, trocas, estoques, renda do país, orçamento nacional, fundos de investimento, custo da mão de obra, dívida interna e externa, custos do governo, impostos e inflação, além do custo da alimentação. O Ministério da Fazenda também é focalizado nesta casa astrológica.
- e Casa VI focaliza os trabalhadores, os sindicatos, os soldados policiais e pilotos, o maquinário e os navios, a limpeza, saúde publica, higiene, saneamento, as forças armadas e frotas de guerra, os serviços e servidores publico, a fauna nacional, assim como as campanhas públicas.

Infelizmente, os primeiros seis meses - até julho/agosto - se apresentarão tensos mesmo se não desesperadores.

Os planetas em tensão com a Lua são principalmente:

- Quadratura Urano e quadratura Netuno: o país tem Urano e Netuno em conjunção, portanto, esses dois aspectos atuam praticamente juntos. Urano é o planeta dos imprevistos e provoca as mudanças radicais, as greves, as desestruturações, criando um clima de tensão e enchendo nosso dia a dia de surpresas, nem sempre agradáveis. Ele rege o progresso, as invenções, a ciência, a tecnologia e a eletricidade, assim como a aviação, os aeroportos, os planetários e observatórios astronômicos. Netuno, por sua vez, é causador de inúmeros males, especialmente no que diz respeito à poluição das águas - rios e mar - e dos mananciais, aos assuntos ligados ao álcool e ao gás, e causando o envenenamento de alimentos, aumentando o potencial das chuvas e neblinas, as enchentes, e salientando os assuntos ligados aos índios e outras minorias de excluídos, aos hospitais, à indústria farmacêutica, e também ao sistema penitenciário, ao submundo das drogas e do crime organizado, aumentando o risco de seqüestros etc. etc. Aumenta também o risco de epidemias e contágio, pois esse aspecto espalha inúmeros vírus pelo ar. Como o aspecto é de quadratura, medianamente tenso, a união dessas duas forças planetárias estimulados pela Lua poderá provocar muita irritação e tensão no Congresso Nacional (Casa onde esses planetas estão situados no Mapa Natal do Brasil). Os debates e as medidas que precisarão ser tomadas poderão causar atos de rebeldia nos sindicatos, aumentando o perigo de greves e manifestações. É possível que se fale novamente em reformas já que não devemos esquecer que Plutão em trânsito está bem em cima desses dois planetas. (falaremos dos trânsitos mais adiante).

- Quadratura Saturno: esse pode até ser um aspecto positivo pois servirá para que diminuam os gastos do governo que precisará 'apertar o cinto' de verdade se quiser superar essa crise mundial que irá afetar o Brasil, mesmo que estejamos em situação melhor do que os EUA e a Europa. Saturno, no mapa natal do Brasil se encontra em Touro que é o signo astrológico naturalmente ligado aos assuntos financeiros e na Casa III do Mapa. Portanto, não há como nos desconectar desses assuntos que estarão na mídia todos os dias. Saturno inspira prudência, cuidado, pés no chão! Saturno cobra responsabilidade e costuma indicar períodos de carências, de apertar os cintos!

E quando melhora esse quadro? No segundo semestre! Sem dúvida poderemos sentir um alivio maior já a partir de junho com alguns aspectos favoráveis:

- Sextil Lua e sextil Júpiter: Como a Lua representa o povo em astrologia mundial, um bom aspecto Lua/Lua pode indicar que o povo começará a se sentir mais aliviado e esperançoso a partir deste período. E, como a Lua do mapa Natal está em conjunção com Júpiter, este planeta também estará sendo ativado, indicando um período de maior expansão e otimismo. Júpiter rege o mercado de risco e financeiro, os empréstimos bancários, as importações e exportações, as universidades e seus docentes, e o judiciário. Um bom aspecto como esse provoca promessas e causa euforias e excessos de todo tipo, mas promove também ações demagógicas (já em função das eleições de 2010?).


TRÂNSITOS PLANETÁRIOS
Os trânsitos planetários foram analisados no momento da Revolução Solar do Brasil em setembro de 2008.

Plutão estará diretamente conectado com os planetas Netuno e Urano que se encontram na cúspide da Casa XI do mapa do Brasil e é isso que pode estar influenciando principalmente as mudanças partidárias, provocando reviravoltas no ambiente político do país. A Casa XI, tradicionalmente ligada ao signo de Aquário, representa também os membros do congresso, os sindicatos e partidos políticos de esquerda, o legislativo e o parlamento. Esse signo tem analogia também com a ciência e a tecnologia, as descobertas científicas, os projetos de longo prazo e esse aspecto poderá nos presentear com belíssimas descobertas, especialmente na área da genética, transplantes e pesquisa científica. O aspecto de Plutão com Urano e Netuno do mapa natal se intensifica e se manterá ainda por longos anos (pelo menos 5) indicando que ainda veremos muitas transformações e remanejamentos acontecendo nestas áreas do país. O planeta retrograda entre abril e junho, provocando uma acentuação dos problemas e salientando a necessidade das reformas! E como Plutão rege também o petróleo e os produtos do nosso sub-solo (assim como o metrô) esses assuntos estarão na ordem do dia!

Capricórnio é um signo relacionado astrologicamente com a Casa X do zodíaco que representa os governantes e as classes dirigentes, a administração pública e privada das grandes empresas, os chefes de maneira geral e as personalidades de destaque do país. Esse signo é o signo ligado ao governo, ao sistema capitalista que rege o mundo ocidental, indica o status social, o ambiente profissional e rege os chefes, o Executivo, os primeiros ministros, reis, e governantes em geral. O Brasil tem parte deste signo ainda na Casa XI cujo significado foi descrito anteriormente.

Netuno transita no signo de Aquário já no Ascendente do país que está influenciando desde 2006. Netuno transita durante 12 anos num signo e ingressou em Aquário em novembro de 1998. O Brasil tem a Casa II (Casa do dinheiro) no signo de Peixes, de quem Netuno é regente, e tem tradicionalmente analogia com o Carma coletivo, focalizando então os assuntos ligados às prisões, hospitais, e lugares de confinamento, salientando a condição dos oprimidos e excluídos da sociedade, pobres, desvalidos e minorias raciais, como os índios, por exemplo. Os pescadores e os assuntos do mar também são ligados a essa Casa, e também o são os assuntos ligados ao contrabando, tráfico de drogas e máfias de todo tipo. Por essa razão esses assuntos ainda estarão fazendo parte de nossa responsabilidade cármica coletiva e não serão facilmente resolvidos, a não ser através de uma mobilização da sociedade como um todo. Aliás, os movimentos sociais irão se intensificar seja em beneficio do planeta e da coletividade, seja em beneficio dos animais, flora e fauna terrestre. ONGs e outros movimentos sociais terão um papel importante neste momento de expiação coletiva. Nosso povo precisará se mobilizar ainda mais de forma coletiva, demonstrando seu espírito de responsabilidade social, especialmente em relação ao solo e preservação ambiental. Netuno é o planeta do onírico, do sonho, da fé, da inspiração e da criatividade no seu lado positivo, mas o lado negativo deste planeta pode ser dos piores: ele evidencia todos os vícios da humanidade, os problemas sociais, o mundo do crime, das drogas, dos seqüestros, da violência, da pirataria, das transgressões e das máfias. Não há meio termo com esse planeta: no sentido inferior ele estimula os vícios, no sentido material, ele estimula a criatividade. Netuno aumenta o risco de epidemias e envenenamentos, contaminação das águas, contaminação dos mananciais, falta ou excesso de água, perigo de afogamentos e naufrágios. O país tem grande parte do signo de Peixes na Casa I e possui, portanto, um misto de Aquário e de Peixes em sua personalidade. Peixes é o signo do misticismo, da fé, de religiosidade, da generosidade e da hospitalidade, mas também das ilusões, da dissimulação e da criminalidade.

Netuno ainda está em oposição com Vênus, já em diminuição de intensidade, nos três primeiros meses do ano e em retrogradação muito fraca de agosto a dezembro. Vênus está relacionado com os produtos femininos, com a moda e os cosméticos, com o mundo artístico, museus, cinema e teatro, festas e motivações sociais. O aspecto favorece as desilusões e desapontamento neste campo, mesmo vendendo bem nossos produtos femininos lá fora, ainda temos problemas com outra relação de Vênus que é ligada à prostituição e ao sexo fácil, com os quais somos identificados pelos turistas que visitam principalmente algumas cidades do nordeste. O trânsito de Netuno em oposição a Vênus favorece também os suicídios, as fugas das prisões, as mortes por contaminação e epidemias, e também salienta ainda mais os grandes problemas sociais, especialmente, aqueles ligados à saúde, à alimentação e a moradia, ganhando destaque as ações sociais (tipo Bolsa Família) que serão marcos importantes da política do governo.

Outros assuntos ainda em destaque, além de nossas reservas hídricas (onde certamente estarão em pauta os investimentos em usinas hidroelétricas, o desvio do rio São Francisco, os mananciais, etc.) ainda focalizaremos o gás e outros recursos provenientes da cana de açúcar como o álcool. Netuno rege também os produtos tóxicos e o fumo, e por essa razão, aumentarão os perigos de contaminação, poluição e contágios e aumentarão os preços destes produtos que serão também destaque na mídia. O fumo também continuará sendo alvo de campanhas e será objeto de medidas de restrição, como o foi o álcool em 2008. Também poderemos ter um aumento da dengue e outras doenças que se propagam por vírus através do ar.

Urano em trânsito está no signo de Peixes e já influencia a Casa II, casa dos bens e do dinheiro. A oposição de Urano com Mercúrio que já havia começado mais fraca em 2008 irá se intensificando. Mercúrio rege os centros culturais, bibliotecas, escolas, os correios e telecomunicações, a propaganda e marketing, os transportes, o comércio varejista e o trânsito. Com essa oposição teremos muita perturbação nessas áreas de nossa vida! Urano irá provocar todo tipo de reação desde greve, invasões, perturbações, imprevistos que serão constantemente focalizados pela mídia. Alguns assuntos relativos à infância e juventude poderão ser manchetes. O aspecto causa muita instabilidade. A partir de março, a conjunção de Urano com o Plutão natal do mapa pode indicar o início de reformas na área financeira: Urano poderá mostrar coisas escondidas por debaixo do pano! Esperem por alguma sujeira vindo à superfície (e não será somente petróleo)!

Saturno transita em Virgem e está em conjunção com o Sol do mapa (influenciou a Revolução Solar do Brasil) e também formará uma conjunção com Mercúrio. Essa passagem do Sol em Virgem pode indicar um período de restrições e preocupações para o país. O Governo poderá sofrer derrotas e irá abaixar o tom, o que não será de todo ruim, não é mesmo? Apertar o cinto, diminuir as despesas com a máquina pública também é um dever do governo e não somente do cidadão. O Sol é sinônimo do governante e quando o Sol é afetado por um trânsito difícil é o governante que sofre, pois será muito cobrado e poderá perder sua popularidade ou pelo menos terá que enfrentar um período de cobranças por parte da opinião pública. Em astrologia mundial, Saturno é considerado o Pai Cobrador Cósmico, portanto, como já havia afirmado nas Previsões de 2008, serão pedras no caminho de Lula! Creio que ele chegará no final do seu mandato não somente com dores nos ombros (lembram?), mas também nos joelhos, nas articulações e bem mais envelhecido! Vocês repararam como aumentaram os cabelos brancos de nosso presidente? Ele precisará de toda a força interior de um escorpiniano para superar esse momento difícil. A conjunção com Mercúrio vai até setembro, quando então Saturno, já adentrando o signo de Libra, começará uma oposição com Plutão: grandes transformações nos esperam e não somente na área econômica, mas até mesmo no sistema político do país. Poderá haver queda de braço entre o governo e o judiciário que tomará medidas duras para conter as despesas publicas. Também os generais (os militares em geral) poderão se opor ao governo ou, pelo menos pedir reformas amplas. Outubro de 2009 irá marcar o início de um período de transformações: será que Lula iniciará manobras para conseguir um terceiro mandato? Essa oposição entre Saturno e Plutão na Casa II e também a quadratura entre Saturno e Urano/Netuno na Casa XI pode indicar grandes transformações que afetarão não somente o sistema financeiro, mas também o próprio congresso nacional.

O signo de Virgem, que é regido por Mercúrio, tem analogia com o funcionalismo público, com a organização e aprimoramento dos serviços públicos, com os meios de produção, a agricultura (especialmente os pequenos agricultores, mas em geral também à fauna e flora), com a ciência e tecnologia, com as ações destinadas à preservação da natureza, com os assuntos ligados à previdência e à classe trabalhadora em geral, e, especialmente com o ensino publico básico; todas essas áreas acabarão sendo destaque na mídia e poderão ser alvo de críticas e ações moralizadoras pela ação do Pai Cósmico Saturno. Um pouquinho de ordem será ótimo para nosso país, tão carente nesses campos. Mas para que isto aconteça, será necessária uma tomada de responsabilidades e de ações práticas por parte do governo mas também a ação de cobrança da opinião publica.

E Júpiter, chamado de grande benéfico, o que fará em sua passagem por Aquário?
A partir de Março, Júpiter forma uma conjunção com o Ascendente do mapa e uma oposição com Vênus. Janeiro e fevereiro serão de uma certa maneira mais favoráveis: afinal, são meses de férias!
Como Júpiter é o planeta da expansão e da prosperidade, o país poderá sentir essa euforia que, no entanto, deverá ser contida pela oposição do planeta com Vênus. Júpiter rege mundialmente o mercado de capitais, a economia de mercado, os investimentos e o sistema financeiro, portanto, a oposição com Vênus (especialmente fevereiro, março, abril e, novamente, entre julho e dezembro) indica que deveremos ter restrições financeiras, já que Vênus é naturalmente regente de Touro que rege os bancos as posses e o dinheiro. Os produtos femininos, a moda, as exposições, museus, teatros e cinemas, sofrerão certamente com as restrições nos investimentos e teremos que fazer mais esforços para poder exportar e vender nossos produtos e a imagem do Brasil lá fora. Os lugares turísticos terão menos receitas e visitação. Diminuiremos os investimentos nestas áreas, apesar do país continuar a vender lá fora a imagem de um país em expansão, não será fácil manter o otimismo em alta. Poderemos ter discussões por causa de acordos desrespeitados que serão levados a julgamento em tribunais internacionais.


ECLIPSES DE 2009

Dois eclipses Lunares e dois Solares acontecem a cada ano. No entanto, alguns eclipses lunares menores (parciais e penumbrais) podem ocorrer ao longo do ano, como acontecerá em 2009. Um eclipse do Sol é um fenômeno de rara beleza, privilégio dos seres que habitam o Planeta Terra. Trata-se do resultado de uma interessante coincidência entre as dimensões do nosso satélite natural, a Lua, e a distância à nossa estrela, o Sol. A Lua tem um diâmetro de aproximadamente 3.476 km e encontra-se a uma distância média de 384.400 km da Terra. O Sol, que tem um diâmetro de 1.392.000 km (cerca de 400 vezes maior do que a Lua), fica a uma distância de 150 milhões de km, ou seja, aproximadamente 400 vezes mais distante do que a Lua. Como conseqüência, os diâmetros aparentes do Sol e da Lua, vistos a partir da Terra são muito próximos. Um eclipse ocorre sempre que a Terra, a Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados. Os eclipses solares podem ser totais, parciais ou anulares.

Os eclipses lunares sempre foram considerados maléficos, pois estimulam ao máximo o lado psíquico da mente humana. A Lua sempre foi relacionada com as cerimônias de magia especialmente em épocas antigas quando os homens viviam mais em comunhão com nosso planeta e buscavam despertar com as cerimônias lunares a fertilidade da terra que cultivavam e que lhes dava alimento. Para que o eclipse lunar ocorra, é necessário que a Terra projete sua sombra sobre a Lua que vai perdendo seu brilho aos poucos. Para que isso ocorra é necessário que o alinhamento entre a Terra, a Lua e o Sol sejam exatos. Torna-se igualmente necessário para este efeito que tanto a Terra como a Lua estejam posicionadas na linha dos nodos. Se assim acontecer, temos reunidas as condições necessárias para a ocorrência de um eclipse. Se todo este alinhamento especial acontecer quando a Terra está entre o Sol e a Lua, observando-se a fase lunar de Lua cheia, acontece um eclipse lunar total que pode ser acompanhado por todos os observadores posicionados num mesmo hemisfério da Terra em que seja noite.

Se o posicionamento da Lua ou da Terra não estiver exatamente na linha dos nodos, desde que não haja um desvio muito significativo, deixaremos de ter a possibilidade de observar um eclipse lunar total, podendo observar um eclipse parcial ou penumbral. Temos então três tipos possíveis de eclipses lunares: totais, parciais e penumbrais.

Eclipse Solar Anular: 26 de janeiro de 2009
Esse primeiro eclipse solar de 2009 ocorre no nodo ascendente da Lua em Capricórnio. O eclipse anular será visível numa área que atravessa o Oceano Indico e a Indonésia oriental. Em outras partes do mundo o eclipse será observado parcialmente: África, Madagascar, Austrália exceto Tasmânia, Sudeste da Índia e sudeste da Ásia e Indonésia. Não será visível no Brasil e, apesar dele ocorrer em Aquário (signo do Ascendente do Brasil) não irá afetar nosso país. No entanto, reparamos que Urano e Vênus estarão em conjunção e estes dois em oposição com Saturno o que pode indicar um período em que serão tomadas medidas restritivas destinadas, principalmente, a projetos e modificações no campo financeiro.

Eclipse Lunar Penumbral em 09 de fevereiro de 2009
O primeiro eclipse lunar de 2009 é um dos quatro outros deste ano. Os primeiros três eclipses serão penumbrais enquanto o último - 31 de dezembro - será parcial. Este será visível a olho nu em partes do Canadá e estados Unidos, partes da Europa, Ásia, Austrália e Pacífico. Não será visível no Brasil. Este eclipse tampouco afetará nosso país diretamente. A Lua estará em Leão em oposição ao Sol em Aquário, portanto, estará sobre nossa Vênus natal em oposição ao Ascendente.

Eclipse Penumbral Lunar em 07 de julho
Visível na costa leste do Canadá e dos Estados Unidos costa leste da América do Sul,
terá um interesse menor devido à sua magnitude reduzida, e será completamente invisível a olho nu. Sol em Câncer e Lua em Capricórnio. Lua em conjunção com Plutão.

Eclipse Solar Total em 22 de julho de 2009
Para compensar o eclipse anêmico deste mês, acontece um grande eclipse solar! O passo da sombra da Lua irá se estender através da Índia, China, várias ilhas do Japão e do Sul do Oceano Pacífico. Parte do Eclipse será visto também na Ásia, Indonésia e Oceano Pacifico. O caminho central inicia no Golfo de Khambhat na Índia e será bastante amplo, varrendo várias cidades da Índia, do Nepal, Bangladesh, Burma antes de alcançar a China. A totalidade da duração irá ultrapassar os 5 min. Em Sichuan província onde aconteceu o terremoto o ano passado o que não é uma boa notícia! Uma ampla parte do eclipse alcançará o Sul do Oceano Pacífico e o eixo da Lua estará passando bem perto do centro da Terra.
O Sol e a Lua se encontram em Leão, em conjunção com Mercúrio.

Eclipse Penumbral Lunar de 06 de agosto de 2009
15 dias somente após o eclipse solar total acontece esse eclipse penumbral da Lua, alcançando parte das Américas, Europa, Ásia e África. Não será visível a olho nu, apesar de poder ser vista no Brasil, África e Europa. Sol em Leão, Lua em Aquário.

Eclipse Lunar Parcial de 31 de dezembro
Ultimo eclipse de 2009, acontece no Ano Novo. Esse eclipse pequeno e parcial acontece com a Lua ainda nos últimos graus do signo de Gêmeos e já adentrando o signo de Câncer. O Sol estará em Capricórnio, em conjunção com Mercúrio, Vênus e Plutão. Esse eclipse será visível, principalmente, na Europa, África, Ásia e Japão, mas não será visível a olho nu.

Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Previsões para o Brasil em 2009
Avaliação: 5 | Votos: 1


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. faça seu mapa astral Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal.
Email: contato@astrosirius.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 02/02/2009 20:37:10

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quinta-feira, 16 de agosto de 2018


energia
I-Ching: 58 – TUI – ALEGRIA
É tempo de muita harmonia. O segredo do sucesso é ser alegre e sereno.


energia
Runas: Urus
Creia! As transformações trazem amadurecimento.


16
Numerologia: Interiorização
O dia pede calma e serenidade, leia um livro, ouça uma musica relaxante. Detenha-se nos planos pessoais e no caráter não-material de suas expectativas de vida. Siga o fluxo e faça uma profunda introspecção para descobrir aspectos do seu verdadeiro EU.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você está preparado para as notícias ruins?
2. A violência online, a violência cibernética
3. Rompendo padrões
4. Viver vale a pena
5. Insatisfação é uma bênção
6. Você é uma mulher única?
7. No escuro de si mesma
8. O que eu posso aprender com esse desafio?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade