Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Linhaça - receitas da cosmética natural  
Home > Corpo e Mente

Linhaça - receitas da cosmética natural

por Conceição Trucom

Compartilhe
   

Óleo de linhaça caseiro
Este óleo pode ser ingerido puro, com o objetivo de tratamento terapêutico (ver dosagem diária máxima na Tabela abaixo), no preparo de alimentos (temperar legumes e saladas, preparar maioneses, etc.), e também para o preparo de receitas cosméticas e terapêuticas, como óleos de massagem, cremes, pomadas etc.



Ingredientes: 500 ml de óleo (*) de girassol ou óleo de coco (babaçu) ou azeite de oliva extravirgem (principalmente de for usado para consumo alimentar), 100 gramas de semente de linhaça frescas e selecionadas, ou seja, as sementes não podem estar quebradas ou com aspecto duvidoso (ver também a validade e data em que foi embalada), 1 colher (sopa) de alecrim seco, 1 colher (sopa) de orégano seco.
(*) os óleos precisam ser prensados a frio, pois quando se trata de função nutricional e terapêutica não cabe o uso de óleos refinados. Opcional: pode-se misturar 250 ml de óleo de girassol + 250 de azeite de oliva. Ou misturar 250 ml de óleo de coco + 250 ml de azeite de oliva. Enfim, faça a sua experiência e observe a resposta da sua pele e paladar.
Preparo: triture levemente as sementes no liquidificador. Em um frasco de vidro escuro (ou coberto com papel pardo), coloque as sementes levemente trituradas, o óleo vegetal (puro ou mistura) e as ervas secas. Tampe com uma rolha limpa (ideal nova) de cortiça. Coloque o frasco em local fresco e sombreado (tipo dentro de um armário ou enterrado na terra) e deixe em repouso por 30 dias. Após 30 dias, coe com um pano de algodão limpo e seco. Embale em frasco escuro e com tampa. Validade: 6 meses.
Função: esta sinergia tem ação emoliente, antiinflamatória e antioxidante. Fator natural de proteção solar (FPS) igual a 8.

Máscaras de leite de linhaça
Este leite tem propriedades terapêuticas e sua ação é rápida. Embora existam receitas de leites de linhaça para beber, a receita a seguir está adequada para uso tópico ou cosmético.
MÁSCARA FACIAL
Ingredientes hidratação: 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça + 12 colheres (sopa) de água filtrada.
Ingredientes do chá: 2 xícaras (chá) água + 1 colher (sopa) de flores secas de camomila.
Preparo do chá: coloque a água para aquecer. Antes que comece a ferver desligue o fogo e acrescente as flores de camomila. Abafe com um pires e aguarde 10 minutos em infusão. Deixe que esfrie e coloque na geladeira. Coe e separe em 1 xícaras.
Preparo da máscara: deixe a semente de molho na água por toda a noite. Pela manhã bata no liquidificador com 1 xícara do chá de camomila. Coe em um coador feito com tecido de voil (corte um quadrado de 40 x 40 cm e passe com uma agulha de tapeceiro um elástico roliço de 50 cm em toda a volta). Opcional: acrescentar 1-2 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture bem.
Aplicação: Cubra os olhos com 2 chumaços de algodão umedecidos no chá gelado de camomila. Aplique a máscara de leite de linhaça em todo o rosto, colo e pescoço previamente limpos com um bom sabonete de argila ou produto de sua confiança. Mantenha-se deitada e relaxada, deixando a máscara agir por cerca de 30 minutos. Retire com água corrente e natural. Passe um hidratante ou o óleo de linhaça preparado acima ao final do tratamento. Esta aplicação pode ser feita ao final da tarde ou à noite.
Função: tratar peles cansadas, subnutridas e desidratadas.

MÁSCARA CAPILAR
Ingredientes hidratação: 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça + 12 colheres (sopa) de água filtrada. Ingredientes do chá: 1 xícara (chá) água + 1 colher (sopa) de alecrim seco ou 2 colheres (sopa) de alecrim fresco.
Preparo do chá: coloque a água para aquecer. Antes que comece a ferver desligue o fogo e acrescente o alecrim. Abafe com um pires e aguarde 10 minutos em infusão. Coe e deixe que esfrie.
Preparo da máscara: deixe a semente de molho na água por toda a noite. Pela manhã bata no liquidificador com 1 xícara do chá de alecrim. Coe em um coador feito com tecido de voil (corte um quadrado de 40 x 40 cm e passe, com uma agulha de tapeceiro, um elástico roliço de 50 cm em toda a volta). Opcional: acrescentar 2 gotas de óleo essencial de cedro. Misture bem.
Aplicação: Lave a cabeça com o xampu de sua preferência. Enxugue os cabelos e aplique a máscara de leite de linhaça em todo o couro cabeludo (movimentos circulares) e depois nos cabelos (tipo penteando as mechas com as mãos). Envolva com uma toalha úmida e deixe a máscara agir por cerca de 30 minutos. Retire com água corrente e fria. Passe o seu condicionar e enxágüe. Esta aplicação pode ser feita 1 vez/semana pela manhã ou à tarde para dar tempo de secar bem o couro cabeludo. Jamais deite com os cabelos úmidos.
Função: trata cabelos secos, desvitalizados ou com muita química. Trata o couro cabeludo quanto a doenças de pele, capilar. Dá tonicidade e volume aos pêlos.
Aviso Importante: devido à presença do alecrim, esta máscara não pode ser usada por gestantes, hipertensos e pessoas com histórico de epilepsia.

Viseira para relaxar os olhos
Ingredientes: 1 copo de semente de linhaça; ½ copo de flores de secas de camomila.
Preparo: misture bem os ingredientes e reserve. Costure em um tecido macio de algodão uma viseira dupla, de tal forma que ela cubra toda a região dos olhos. Preencha com a mistura de sementes de linhaça e camomila, deixando espaços para a máscara ficar adaptável aos olhos - ou seja, não encha demais. Costure e coloque um elástico nas bordas da viseira para que possa ser presa à cabeça.
Uso e função: esta viseira poderá ser usada na temperatura ambiente ou, caso desejar, levemente pré-aquecida. Como? Envolva a viseira em papel alumínio. Coloque-a sobre um pirex e dentro do forno mínimo. Deixe que aqueça até uma temperatura confortável às costas das mãos. Deite ou sente numa espreguiçadeira e coloque a viseira. Mantenha-se relaxada pelo tempo que desejar. Sua função é relaxar os olhos e minimizar olheiras. Pode ser usada também por toda a noite.

Almofadas térmicas de semente de linhaça
Ingredientes: 1 quilo de semente de linhaça; 1 a 2 xícaras de chá de flores secas de camomila.
Preparo: misture bem os ingredientes e reserve. Costure em um tecido macio de algodão sacos e saquinhos nos formatos e tamanhos que desejar, pois estas almofadas serão usadas para aquecer pernas, joelhos, costas, ombros, pescoço, barriga etc. Preencha com a mistura de sementes de linhaça e camomila, mas deixe espaço para que as almofadas se adaptem ao corpo na hora de usar. Costure fechando a borda por onde foi feito o preenchimento. Antes de usar, aqueça conforme procedimento acima, entretanto, poderá atingir uma temperatura maior (tipo 70 graus), ideal para tratar dores e luxações em pernas, braços e costas. Caso a temperatura fique acima do suportável, é só usar uma toalha como proteção entre a almofada e o local do corpo onde está sendo feito o tratamento térmico.
Uso e função: esta almofada térmica poderá ser usada em qualquer parte do corpo onde estejam ocorrendo dores, inflamações ou tensões. Tem a função de relaxar, amenizar dores, ajudar a desinflamar e ativar a circulação periférica. Após seu uso, evite correntes de ar ou sair imediatamente do local onde recebeu o tratamento.

As receitas podem ser ouvidas aqui:
link
Obrigado por votar

Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Linhaça - receitas da cosmética natural
Avaliação: 5 | Votos: 1

Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email:
Visite o Site do Autor
Publicado em: 22/03/2018 10:11:57

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
domingo, 22 de julho de 2018


energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Se você não se posiciona, não adianta reclamar da inconveniência do outro!
2. Enfrente seus medos
3. Como é um relacionamento ideal para você?
4. Quem são os abusadores emocionais perversos e como agem?
5. Aceite seus sentimentos
6. Falando de chacras e iniciações espirituais
7. Por que Você é assim?
8. Por que há espíritos negativos?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade