Home > Psicologia

Autodescoberta pela Grafologia - Parte 2

por Ana Cecília Amado Sette

Autodescoberta pela Grafologia - Parte 2

Descubra a ordem e os espaços na sua grafia e conheça-se mais um pouco!

Ordem e distribuição do espaço gráfico
Neste tópico vamos estudar a maneira como você organiza sua escrita na página. Um manuscrito bem apresentado tem a ver com a clareza na organização da página, dos parágrafos, da pontuação, na presença ou não de manchas de tinta e, ainda, com a disposição do texto na folha, o espaçamento entre linhas, entre palavras e entre letras, com as margens direita, esquerda, superior e inferior.

De um modo geral, a ordem e a distribuição do espaço gráfico de um texto fornecem informações sobre a organização e a nitidez do pensamento do autor, sobre o seu sentido de ordem interna, a capacidade de organização e de planejamento e do seu relacionamento com os outros

Os subgêneros da ordem, assim como os demais subgêneros, devem ser sempre interpretados dentro de um determinado contexto: positivo ou negativo e nunca isoladamente.
. Espaços: entre linhas, palavras e letras.
. Disposição: clara, confusa, concentrada, espaçada, ilegível, invasiva.
. Margens.

Espaços entre linhas, palavras e letras
Os espaços em branco deixados entre as linhas, palavras e letras estão relacionados com a maneira como o autor se comporta em relação aos outros e aos objetos reais: se permanece constantemente próximo ou se sua atitude é a de se manter distante.
O espaço normal entre linhas é equivalente a três vezes a altura do "m" da grafia em questão. As laçadas das letras nunca devem se cruzar ou entrelaçar com as hastes.
O espaço normal de uma letra à outra é equivalente à largura média das ovais das letras "a", "o", "d", "g" e "q".
O espaço normal que deve separar uma palavra de outra é igual à largura de um "m" do tipo da escrita da pessoa que está sendo analisada.

Espaços entre linhas
Espaço normal: quem deixa espaços normais entre as linhas, ou seja, equivalente a altura de três "m" revela ser uma pessoa moderada, objetiva, eficiente, pragmático e normalmente com bom senso. Geralmente elabora bons julgamentos para suas decisões. Tem facilidade para planejar a curto, médio e longo prazo; apresenta ordem nas idéias e tarefas. Na esfera social tem facilidade para selecionar seus amigos, pares profissionais, companheiros em geral e sabe trabalhar em equipe.
Até três "m" entre uma linha e outra = espaço normal

Quem deixa grande espaço entre as linhas, ou seja, maior do que a altura de três "m" é uma pessoa que sabe administrar bem o tempo e seu raciocínio é predominantemente abstrato - plano das idéias - e espacial. Possui boa capacidade de planejar, inclusive de forma estratégica. É bastante crítica. Tem necessidade de se isolar para refletir e pensar em suas decisões. Isto a leva a ser seletiva e trabalhar de forma independente, sem demasiada interferência dos demais. Geralmente adota uma atitude formal nos relacionamentos interpessoais. Pode sentir-se aborrecida no meio de multidão.

Grande espaço entre as linhas
Até três "m" entre uma linha e outra = espaço normal

Quem deixa pouco espaço entre as linhas, ou seja, menor do que a altura de três "m", é uma pessoa que tende a tomar decisões apressadas, gosta de realizar várias tarefas ao mesmo tempo; e tem dificuldade para planejar a longo prazo. Gosta de participar de atividades coletivas e prefere trabalhos em grupo. Pode reagir de forma impulsiva aos estímulos. Como tem pouca capacidade de avaliação e discernimento pode culpar os outros pelos seus insucessos. Procura reconhecimento, elogios e aprovação. Pode apresentar dificuldades para funções que exijam contatos com o público. Necessita do apoio do grupo para realizar suas tarefas, inclusive pode sentir-se "abatida" com a solidão.


Quem deixa espaços irregulares entre as linhas apresenta insegurança e hesitação em tomar decisões, pois tem medo de se arrepender. Tem dificuldade para falar na hora certa, não sabe discutir com serenidade, podendo causar divergências em seus contatos sociais e profissionais. Não sabe administrar de forma eficaz o seu tempo e suas tarefas. Falta-lhe uma eficiente orientação espacial, assim como uma rotina constante e metódica para se organizar. Pode apresentar variações de humor.



Espaço entre palavras

Quem deixa espaço normal entre as palavras (equivalente a um "m" - no sentido horizontal - do autor) é uma pessoa espontânea, sente-se bem tanto quando está em grupo ou sozinha, pois predomina o equilíbrio nas relações com os demais. Aceita as regras e as normas do convívio social, e isto a ajuda a enfrentar bem os conflitos que surgem. Suas idéias e seus trabalhos são organizados, feitos com discernimento, não se perdendo em minúcias. Tem visão de conjunto e boa disposição para o trabalho. Tem diplomacia ao expor seus pontos de vista. Está aberta às novidades sem, no entanto, arriscar-se muito. Não é muita adepta aos contatos por telefone, preferindo o calor humano do contato.


Quem deixa espaço grande, ou seja, mais de um "m" entre as palavras, é uma pessoa seletiva em seus contatos interpessoais. Escolhe rigidamente seus contatos pessoais e profissionais. Analisa bastante antes de tomar as suas decisões, porém, quando as toma, é de forma segura, eficiente e com suas implicações bem estudadas. Na área profissional e pessoal é prática, lógica e objetiva, com boa capacidade de percepção, enxerga longe e tem uma visão mais estratégica do que tática. Tem diplomacia ao expor seus pontos de vista, tem ciência das suas obrigações. É uma pessoa demasiadamente crítica. Não gosta de expor sua privacidade.


Quem deixa espaço pequeno entre as palavras, menos de um "m", necessita com intensidade envolver-se com as pessoas. Denota ser insegura e com medo de julgamentos e rejeições, sendo assim força o contato com os outros sendo pouco seletiva. Consome seu tempo em relacionamentos infrutíferos, perdendo energia e diminuindo a produtividade. O importante para ela é ter sempre alguém, não importa quem, ao seu lado. Pode até mudar de opinião só para agradar e fazer parte da equipe. Tem dificuldade para planejar a longo prazo, perde-se em detalhes e, muitas vezes, escolhe a primeira opção sem visualizar outras, sendo pouco crítico em suas análises.


Quem deixa espaço irregular entre as palavras é uma pessoa com muita susceptibilidade, insegurança e sensibilidade. Pode mudar de conduta sem motivos. Pode ter (junto com outros sinais) falta de tato e educação.


Espaço entre letras de uma mesma palavra (Aqui observaremos as letras que estão no meio da palavra)

Espaço muito grande entre as letras, cabe mais de uma oval, do autor, entre uma letra e outra.

Quem deixa espaço muito grande entre as letras de uma palavra demonstra uma personalidade expansiva; atua com generosidade e franqueza; sua espontaneidade pode levá-lo ao altruísmo, cedendo demasiado espaço aos demais, permitindo que invadam seu íntimo.


Quem deixa espaço insuficiente, apertado entre as letras, é reservado e não gosta de interferências em sua intimidade. É difícil de aceitar idéias ou métodos novos. Perante os problemas e os obstáculos fica ansioso e amedrontado. Tem dificuldade para decidir ou julgar a intensidade dos obstáculos, transformando os pequenos problemas em grandes dificuldades. Pela sua insegurança e sensibilidade normalmente não reage bem às críticas.


Anomalias de espaços:
São variações bizarras que ocorrem dentro do texto ou nas margens.

Chaminés - o autor deixa, inconscientemente, espaços em branco no sentido vertical, deve ocorrer em mais de três linhas, caso ocorra em todo a página temos a "margem fantasma". Indica ansiedade, angústia, indecisão ou medo.

Ilhas do ego - determinada letra ou palavra fica "solta" no meio do texto, rodeada por um grande espaço branco. Revela ansiedade, parada brusca para analisar fatos ou acontecimentos desnecessários, dúvidas.

Buracos brancos - trata-se de um espaço em branco, como se o escritor deixasse de escrever uma palavra ou letra ali. É sinal de dúvidas, esquecimento, pensamento lento, divagações, facilidade em perder-se nas conjecturas, necessidade analisar o óbvio. Ansiedade.

Pense, analise e interprete os espaços entre as linhas, palavras e letras de sua grafia e leia as descrições de sua personalidade.
A GRAFOLOGIA SÓ SE APRENDE TREINANDO.


Leia Também:

Autodescoberta pela Grafologia

Autodescoberta pela Grafologia - Parte 3

Autodescoberta pela Grafologia - Parte 4



Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Ana Cecília Amado Sette é especialista em Grafologia, com mais de trinta anos de experiência em aplicação da Análise Grafológica, com ênfase em Seleção de Pessoal.
Atende pessoas e empresas em São Paulo.
Conheça os auto-testes de Grafologia
Email: anacecilia@amadosette.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 10/04/2018 10:22:49

Veja também
Você acredita no amor ideal?
Terra à vista
Assuma seus erros, seja o protagonista
Por que os cães vivem pouco tempo aqui na Terra?
Qual é a verdadeira causa da depressão?
Os Analfabetos das Leis de Deus


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quarta-feira, 26 de junho de 2019

energia
I-Ching: 57 – SUN – A SUAVIDADE
Quando o julgamento é lúcido, as dúvidas desaparecem. O sucesso está no esforço constante numa única direção.


energia
Runas: Othala
Abandonar situações de passado e partir para o novo.


26
Numerologia: Justiça
O dia pede bom julgamento e honestidade. Dê o máximo de si em qualquer situação, tome a direção dos negócios e proceda de maneira segura e eficiente. Seja digno e no seu caminho para o alto não se esqueça dos que estão à sua volta.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





Siga-nos:   Facebook   Twitter   Instagram   Youtube
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - Mapa do Site | Política de Privacidade
Site Parceiro do UOL Universa