Menu

Você é feliz?

Você é feliz?
Facebook   E-mail   Whatsapp

A pergunta não é tola. Tampouco é impertinente. Ao contrário, é uma pergunta muito pertinente.

A vida, sem felicidade, é destituída de significado. Vitória nenhuma é verdadeiramente vitória se não trouxer consigo a felicidade. Fragmento nenhum da nossa vida diária tem algum valor se não for acompanhado de felicidade.

O filósofo grego Epitético, que durante sua longa vida, há muitos séculos, chegou a muitas verdades, disse com grande clareza:
"Deus criou a todos os homens para gozarem da felicidade e da constância do bem".

Você goza de felicidade? Não felicidade momentânea, temporária mas plena, completa felicidade, sempre? Se você se inclina a dizer que tal coisa é impossível, isso não passa de tentativa de racionalização.

A felicidade é possível e deveria estar sempre com você. Charles Darwin, o naturalista, era também notável filósofo. Escreveu muito sobre a luta pela existência, chegando a mesma conclusão de Epitético:
"Todos os seres conscientes foram criados para gozar de felicidade", Disse ele, acrescentando: "a felicidade impera, indubitavelmente".

Você tem o direito de ser feliz, mas eu repito a pergunta: Você é feliz?

Da experiência tida com milhares de pessoas, em meu contato com elas, bem como em relações passageiras, deduzi que pouquíssimas entre elas são felizes. A maioria, até não sabe o que é felicidade, pois nunca a experimentou!

De quem é a culpa se alguns jamais provaram a felicidade, perguntei a mim mesmo. Eu já li filósofos, sábios, religiosos - todos concordam em que o ser humano é responsável pela sua própria felicidade.
Abrahan Lincoln foi talvez que melhor definiu a questão, quando disse que as pessoas são tão felizes quanto resolvem ser: Todavia, basta você olhar em
torno para ver como quase todos procuram ocultar seus sentimentos a fim de não deixar transparecer a infelicidade.

As pessoas estão quase sempre tristes, deprimidas, preocupadas. E não deveria ser assim. Onde, então, está o erro? Epitético vem de novo em nosso auxílio lembre-se o infeliz de que é infeliz por sua própria culpa".

E essa verdade nos leva a outra - muitíssimo mais importante. Se o homem cria sua própria infelicidade - então cria também sua própria felicidade.

Para criar sua própria felicidade, você precisa aprender uma grande lição e usá-lo com freqüência. Isto é, precisa adquirir o hábito da felicidade.

Isso significa simplesmente que você precisa dizer a si mesmo com freqüência:
"Eu faço da felicidade um hábito".
Essa simples afirmação contém uma grande verdade. Diz o Livro dos Provérbios, XV:15 que o "homem de coração alegre tem um banquete contínuo".

Cultivando o hábito da felicidade, sua vida pode ser mais deleitável e proveitosa.

Os hábitos são fáceis de cultivar. Normalmente, cultivamos hábitos negativos. Mas a felicidade é um hábito positivo. É um hábito que tornará sua vida feliz.

https://www.sabedoriamistica.com.br/materias/terapias_holisticas/concentracao/concentracao01.htm

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa