ENEAGRAMA - As nove faces da alma

Autor Vera Bassoi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Atualmente, o mundo ocidental descobriu uma técnica milenar e que tem sido considerada a mais eficaz ferramenta para se chegar ao autoconhecimento: O ENEAGRAMA.

O eneagrama é uma estrela de nove pontas. As origens do próprio diagrama são um tanto envoltas em mistério. Alguns atribuem seu início a uma seita de místicos islâmicos medievais que existem ainda hoje e são conhecidos como “sufis”. Outros fazem suas origens remontar aos trabalhos de antigos filósofos gregos ou a um passado ainda mais remoto: a uma escola de sabedoria da Mesopotâmia do final do terceiro milênio antes de Cristo, chamada Fraternidade Sarmoun.

Acredita-se que George I. Gurdjieff (1877-1949), filósofo nascido na Armênia, foi quem introduziu o eneagrama no Ocidente. A sua busca por um significado espiritual levou-o por todo o Oriente Médio até a Índia.

A partir dos anos 70, o mundo começou a despertar para este extraordinário sistema que permite mapear, com segurança, os tipos psicológicos básicos do ser humano. A eficácia do eneagrama e seu valor prático na psicoterapia, na psicologia e na psicanálise transpessoal já foram devidamente comprovados. Nos dias atuais, as grandes empresas estão contratando especialistas em eneagrama para atuar junto aos responsáveis pelo setor de RH e, muitas vezes, usando-o como reforço de outros testes psicológicos internacionalmente conhecidos como o MBTI, o IMPI e a Escala de Auto-avaliação de Milton-Illinois.

Quem faz o curso percebe a complexidade e a dificuldade que existe para que a pessoa se auto-avalie adequadamente, levando-se em conta que não existe pessoa alguma cuja personalidade se enquadre, cem por cento, em um único tipo. É preciso ter a orientação de um profissional que o ajude a abrir o leque dos subtipos de comportamento e a descobrir o ponto de estresse e o ponto de segurança, bem como ajudá-lo a entrar em contato com o princípio fundamental que se perdeu de vista ao criar as máscaras sociais.

Em outras palavras, a pessoa perceberá quais os processos de defesa por ela utilizados, inconscientemente, que propiciaram a mudança da consciência superior para a inferior, o distanciamento do reino da essência para o da personalidade.

Com apenas 16 horas, divididas em 2 módulos de 8, em dois sábados consecutivos, este curso permitirá o autoconhecimento de uma forma rápida e incrivelmente certeira. A partir de um teste, que será aplicado logo no início do curso, será possível definir, a priori, o tipo predominante e os dois subtipos principais que atuam na personalidade como um todo. Aos poucos, com as sucessivas apresentações de características dos 9 tipos do eneagrama, inclusive com dramatização dos traços de personalidade relevantes em todos eles, a identificação com o verdadeiro tipo vai se consolidando.

A partir daí, para aquele que realmente procura o caminho da autotransformação, abre-se, de forma deslumbrante, a porta secreta das respostas que tanto procuramos: “Quais as lições que eu trouxe para aprender?”, “Quais os desafios que estão presentes na minha vida?”, “Quais as armadilhas colocadas no meu caminho?”, “Qual a verdadeira missão da minha alma?”

E então, para alcançar o objetivo último do progresso pessoal (que só depende do próprio indivíduo), o eneagrama aponta para as qualidades, para os pontos fortes de cada tipo de personalidade, traz à consciência os dons do espírito, a fim de que a pessoa descubra o que ela mesma pode fazer para incentivar o seu progresso e, assim, atender ao chamado da sua alma. Este é o caminho da conversão do vício para a virtude: o caminho da redenção.

É oportuno lembrar a advertência dos sábios: o eneagrama não pode ser aprendido apenas intelectualmente. É necessária uma vivência real de cada um dos seus aspectos. Apesar disso, a maioria das pessoas parece contentar-se em aprendê-lo somente através dos textos, o que poderá, facilmente, levá-las a mais uma proteção do ego, pois, não é nada fácil se reconhecer nos aspectos sombrios. É preciso deixar claro que não existe um tipo melhor nem pior que outro, que não existe um tipo mais certo ou mais errado. Todos os tipos, sem exceção, têm o seu lado sombrio, mas também têm o seu lado luminoso.
Ao se trabalhar com o eneagrama, sem orientação, a pessoa incorre num grande erro: ela pensa que, para evoluir, é preciso deixar de ser daquele tipo para passar a ser de outro. Com a devida orientação profissional a pessoa se descobre e se aperfeiçoa, sem deixar de ser o que é. E isso é a grande maravilha ou o “milagre” que se opera no interior de cada um.


Escrito por Vera Bassoi
Psicoterapeuta, Psicanalista Transpessoal e Pós-Graduada em Psicossomática.
Especialista em "Constelações Sistêmicas" também conhecida como "Constelações Familiares", e especialista , também, em "Eneagrama". Se quiserem informações sobre essas duas especialidades, basta visitar o site do autor e lá encontrarão as informações nos artigos que possuem a mesma denominação.
Em 1996 criou o curso-terapêutico "As Chaves para o Autoconhecimento".
Em 2005 criou a "OFICINA PARA A PAZ INTERIOR". É uma proposta que visa formar multiplicadores. Aqueles que estiverem interessados em levar essa oficina para a sua comunidade, é só entrar em contato através do e-mail [email protected]

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 59



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Bassoi   
Formada em Sociologia, Ciências Naturais, Psicologia Transpessoal, Psicanálise e especialista em Psicossomática. Desde 1971 é professora universitária e de pós-graduação. Fez Mestrado em Comunicação e Cultura e sua tese foi sobre Constelações Familiares. Em 2020, tem seu próprio curso "Pós-Graduação em Constelação Familiar" cujas aulas são online
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.