Vítimas da Fé

Vítimas da Fé
Autor Karen Thiemi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


 

   Ouvimos falar de muitos casos de pessoas que tomam medidas desnecessárias em nome do que chamam de ‘fé.

   Casos de pessoas que dão todo o seu dinheiro em uma entidade religiosa ; pessoas que cometem homicídios em nome da fé ; pessoas que se recusam a ajudar alguém que não seja de sua religião ; pessoas que excluem os outros que não sigam sua crença religiosa, muitas vezes dentro do próprio lar.

   Não podemos negar que esse é um tema delicado, visto que o aspecto cultural de cada indivíduo não deve ser contestado, principalmente quando se trata de um assunto polêmico como religião.

   Porém, o que segue aqui considerado como ‘contestação, seria o tradicional ‘bom senso dentro da religiosidade de cada um. Conforme o significado dessa expressão na Enciclopédia Wikipédia, que seria ‘define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes à determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas, podemos questionar: onde está o bom senso quando se dá todo o valor de seu salário mensal a uma instituição religiosa, sendo que sua família passa por necessidades materiais?  Onde está o bom senso, quando se mata alguém em nome de sua religião, sendo que sua mãe, seu pai ou seus irmãos podem ser mortos também por uma questão religiosa contrária a sua? Onde está o bom senso quando você está entre a vida e a morte, aguardando por uma doação de sangue ou órgão compatível, e a pessoa que poderia fazê-lo não o faz por questões religiosas? Onde está o bom senso, quando você é excluído de seu trabalho, sua escola, ou mesmo sua família, por seguir outra religião?

   Nós devemos repensar nossas atitudes, ter mais coerência em nossos pensamentos, não porque a sociedade o diz que é melhor, mas sim, porque se não contribuirmos uns com os outros, acabaremos sozinhos e amargurados. Sozinhos, porque somente conquistaremos as pessoas que seguem a mesma filosofia religiosa, e o mundo tem uma vastidão de pessoas com boas intenções que querem nosso amor e amizade. Amargurados, porque se não ajudarmos o próximo por preconceito, com certeza seremos vítimas de um preconceito diversas vezes, por vários motivos.

   E também é importante comentar, o quanto o bom senso não é tão especial e necessário somente nas entrelinhas religiosas... Nos nossos relacionamentos pessoais, no nosso ambiente de trabalho, no nosso dia a dia em questões de cidadania, sempre vemos algum ser humano agindo com falta de bom senso. Pessoas ouvindo música alto dentro das conduções públicas, desrespeitando os outros companheiros de viagem que não gostam de ouvir aquele estilo musical ; pessoas furando fila ; pessoas que falam da vida alheia sem pudores ou respeito ; pessoas que se esquecem das palavras básicas de respeito: obrigada, desculpe-me, com licença, por favor.

   Esse dicernimento cientificamente é o que nos denomina seres humanos, mais evoluídos que os animais, que as bactérias, que os seres vivos. Mas, será que estamos sabendo usar toda nossa capacidade mental e emocional? É perceptível que não. Portanto, é importante relembrarmos que somos muito mais do que aparentamos, e podemos nos melhorar muito. Mas, agindo de forma tão banal, nos afastamos de nossa origem divina, de nossa função como filhos e filhas de uma força superior que nunca desiste de nos mudar... Para melhor.

 



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Karen Thiemi    
Atua como Terapeuta Holística em SP realizando Quick Massage, Reiki - Método Tradicional USUI, Radiestesia e Radiônica, Tarot Cigano e Hindu.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.