Desvendando nossa Sombra Interior

Desvendando nossa Sombra Interior
Autor Karen Thiemi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Recentemente, reencontrei um amigo de longa data, ao qual conversou comigo a respeito de um tema muito interessante: Sombra Interior. Para quem desconhece o termo, Sombra Interior é uma definição de *arquétipo dada pelo Psicanalista Carl Jung, que representa nosso ego mais sombrio, ou seja, atitudes violentas ou imorais que guardamos dentro de nós e que não costumamos reconhecer ou aceitar.

Esse tema é fundamental pois vivemos num mundo de certa forma hipócrita, onde procuramos sempre o caminho mais fácil para tudo. E o caminho mais fácil é sempre apontar o dedo ao outro, do que enxergarmos nossos próprios defeitos.

Antigamente, quando lia em entrevistas, com psicólogos famosos, a informação de que as características que mais detestamos no outro podem ser nossas também, ficava irritada. Pensava comigo: ‘Eu não faço isso, é ridículo. Porém, atualmente, com estudos, amadurecimento, e numa profunda reflexão a respeito de nós próprios, de nossa natureza humana primitiva, vamos aos poucos entendendo o que essa informação quer nos mostrar.

O fato de você não gostar de um defeito no outro não significa ao pé da letra que você o tenha. Porém, se você investigar a fundo, descobrirá que seu incômodo provém de um defeito seu. Pode não ser igual ao do outro, mas pode ser similar ou ter ocorrido em algum momento de seu passado e você possa ter se arrependido. Enfim, são várias possibilidades existentes dentro desse incômodo com o outro.

Dividindo uma experiência pessoal com vocês, certa vez questionei a um psicólogo - quando fiz terapia - o porquê de algumas amizades minhas não terem permanecido. Disse ao mesmo que as minhas amigas sempre me decepcionavam, sempre me afastavam delas, tomavam decisões contra meus valores pessoais, etc. Daí, o psicólogo me respondeu: ‘Só que o que existe em comum nessas histórias é você mesma, concorda? Nesse momento, entendi que meu ponto de vista estava errado, eu estava sempre culpando essas pessoas por problemas que nem sempre eram delas e, sim, meus.

Claro que, em toda regra existe sua exceção. Óbvio que existem pessoas que nos magoam, pessoas que fazem mal umas as outras. Mas o que a questão da Sombra Interior quer nos mostrar é que, independente do que aconteceu, temos que saber enxergar nossa contribuição nos acontecimentos, sejam elas boas ou ruins. E nem sempre, estamos dispostos a isso, pois dá trabalho, muito trabalho olhar para nossa própria vida, para nossos defeitos.

Vamos, então, mudar nossa postura a partir de hoje?

Não deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje.

Reserve meia hora de seu dia, para fazer o seguinte exercício:

Liste 5 Qualidades Suas, e Liste 5 Defeitos Seus. Só que, em cada um deles, cite um exemplo de seu dia a dia que justifique aquilo que você está escrevendo. Exemplos:

1) Qualidade:  Bom Humor - Sempre conto uma piada para as pessoas no meu trabalho rirem;

2) Defeito: Impaciente - Não gosto de esperar pessoas que se atrasam para me encontrar pessoalmente. Geralmente olho feio, ou então reclamo.

Se for possível, peça a uma pessoa íntima sua responder essas perguntas a você também. (Pode ser irmão, irmã, pai, mãe, tios, primos(as), colegas de trabalho,marido, esposa, etc)

Você se surpreenderá com o ponto de vista alheio, além de se conhecer melhor. E sabe quem ganha com tudo isso? VOCÊ MESMO. Afinal, saberá como reagir melhor a uma série de problemas que surgirem diariamente!

"Não nos tornamos iluminados por imaginarmos figuras de luz, mas por nos tornarmos conscientes da escuridão. O segundo procedimento, no entanto, é desagradável e, portanto, impopular". Carl Jung

*Definição do site Wikipédia - A Enciclopédia Livre
Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Karen Thiemi    
Atua como Terapeuta Holística em SP realizando Quick Massage, Reiki - Método Tradicional USUI, Radiestesia e Radiônica, Tarot Cigano e Hindu.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.