O EGO E SUAS INTERPRETAÇÕES

O EGO E SUAS INTERPRETAÇÕES
Autor Karen Thiemi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


 

Popularmente ouvimos a interpretação de que o ego é o que causa a maioria dos nossos problemas. Ele é definido como ‘orgulho, ‘ambição, e tem similaridade com ‘egocentrismo.

Primeiramente, vamos entender sua estrutura. A palavra ‘Ego vem do Latim, e significa ‘Eu. Na Psicologia,dentro da Teoria Psicanalítica explorada por Freud, a palavra Ego representa uma das estruturas de nossa personalidade, que são divididas em três: Id, Ego, e Superego.

Id representa nossos desejos primitivos, intensos, sem influência de moral ou valor ; Ego representa o equilíbrio entre o consciente e o inconsciente, de forma que consiga trazer de forma adequada a realidade, a satisfação dos nossos desejos ; e o Superego, representa os valores da sociedade, aquilo que somos ‘obrigados a fazer e ser, visando aceitação externa.

Ou seja, se levarmos em consideração o significado da palavra ‘Ego pela Teoria Psicanalítica, entendemos que na realidade, a palavra correta para descrever sinônimos como ‘ambição, ‘orgulho, etc, seria ‘Superego, e não Ego.

Afinal, o Ego luta para adquirir o que deveríamos ter: um perfeito equilíbrio entre instinto e razão. O que ocorre na atualidade, é que tendemos a sufocar nossos instintos, e quando fazemos isso, simplesmente ele se torna uma ‘arma contra nós mesmos, nos fazendo ter comportamentos exagerados, ferir outras pessoas, e sabota nossos objetivos.

Se refletirmos sobre a questão espiritualista, o Eu é divino. Os problemas que ocorrem em nossas vidas, resulta apenas na ausência de conexão com nosso Deus interior, ou seja, aquela sabedoria inata que existe dentro de nós, mas que, evitamos olhar ou procurar. Dessa forma, ficamos acomodados com um Ego frágil e/ou fraco - que se guia pelas impulsões do Id, nem sempre racionais, e que nos faz cometer atos pelos quais nos arrependemos mais tarde, ou então um Ego rígido, ao qual nos remete ao Superego, e ao orgulho em demasia, ambição, etc.

Mas, e a interpretação popular de ‘Ego ?

No caso da interpretação popular, o que posso afirmar, é que vejo muita gente falando sobre essa tal vaidade e orgulho representada pela palavra ‘Ego, de forma totalmente equivocada.  Geralmente, as pessoas dizem: ‘Você tem que esquecer-se de si mesmo, só pensar no outro; ‘Quem quer ganhar muito dinheiro é materialista e vaidoso, isso é errado; ‘Eu sofro muito, ninguém sente tanta dor como eu ; ‘Eu perdôo todo mundo ; ‘Eu não tenho Ego...

A respeito da frase chavão de esquecer-se de si e pensar no outro: Primeiro, que Deus nos ama, e quer nos ver feliz. Portanto, claro que você deve ser feliz e ter momentos somente seus, momento em que deve priorizar suas conquistas e sonhos. Afinal, que sentido teria você ter nascido, se não for para ser feliz e conquistar algo?! Não faz sentido algum. E tudo é muito simples: Você sendo feliz, fará naturalmente outros felizes. Eu NUNCA vi ninguém amargurado que fez alguém feliz ! É tanta negatividade, tanta tristeza, que simplesmente os outros acabam sentindo tudo isso...E se afastando.

Frase de que quem quer ganhar muito dinheiro é vaidoso: Nós somos seres espirituais sim... Mas VIVEMOS NA MATÉRIA. E se vivemos na matéria, automaticamente queremos usufruir do prazer que a matéria nos proporciona, como alimentação, sexo, E DINHEIRO.  Ignorar isso é hipocrisia, afinal, todos lutam por um melhor patamar financeiro. E todos ficam felizes em conquistar o dinheiro. Porém, sem esquecer, de que TUDO EM EXCESSO NÃO É SAUDÁVEL. Ou seja, se só pensarmos em adquirir dinheiro, e esquecermos de rir com amigos(as), amar o outro, fazer caridade, etc, naturalmente não ficaremos bem,e teremos problemas de saúde, e/ou uma personalidade áspera e difícil, de forma que seremos infelizes. Ação e reação pura: Você fica excessivamente pensando em uma coisa, e sua mente definha, assim como seu espírito, que foi feito para alcançar muitas outras coisas!

Frase do vítima do mundo:  Pensar que só você sofre, é o primeiro passo para a depressão e para algo muito ruim, que é a estagnação. Eu ouvi uma frase uma vez de uma pessoa de idade que batalhou muito em sua vida para sobreviver, e eu achei lindo. Ela me disse: ‘Filha, depressão é doença de quem não tem o que fazer. Eu não tinha tempo de ter depressão - tinha que trabalhar para comer algo no fim da noite. Tinha que trabalhar para dar de comer ao meu filho. Não existe maior dor para uma mãe ver um filho sofrer uma necessidade.  Ou seja, de fato, essa senhora foi muito sábia em seu comentário. A depressão, que é um sentimento de que nada dará certo, faz com que você tenha a visão errônea de que só você sofre. E daí, você entra em desespero, pois pensa que sua vida está comprometida e que não tem forças para agüentar. Porém, quando você olha para a dor do outro - como por exemplo, dessa senhora, que lutou tanto para sobreviver - você estimula o sentimento de gratidão a Deus por tudo o que tem, além de sentir-se mais forte para combater a depressão. Afinal, se existem pessoas passando por algo pior que você, por que VOCÊ NÃO AGUENTARIA? Todos nós temos em nossa essência divina, a força da sobrevivência, da resistência as dificuldades. Basta acioná-la, ela está dentro de você!

Frase do falso perdão: Nós somos dotados de memória. Uma pessoa nos fere, nós sofremos. Óbvio que não conseguiremos perdoar imediatamente. Levamos um tempo para assimilar a dor causada. Mas, após o tempo inicial de assimilação da dor, vem a consciência - o que você fez, que levou a pessoa a dizer/fazer aquilo? Sim, eu sei que você pode dizer que não fez nada a ninguém para obter ofensa em retorno. Mas, somos pessoas totalmente diferentes umas das outras - O que é certo a mim, não é certo a você. O que para mim é coerente, para você não é. Portanto, na concepção daquela pessoa, o que ela fez não foi nada tão grave. E você NÃO PODE MUDAR O PENSAMENTO ALHEIO. O que você pode fazer a si mesmo, é tentar entender que a pessoa fez aquilo por fazer - às vezes ela não teve a intenção de lhe ferir; às vezes, ela quis te ferir e se arrependeu ; às vezes, ela nem soube que te feriu. Ou seja, da mesma forma que você diz/faz coisas que não considera erradas, e considera nobres, para a outra pessoa não é. Primeiro, não diga que perdoou sendo que não perdoou - aceite sua dor inicial, viva sua dor. Ela irá passar. Segundo, busque pela consciência, e não pela auto-piedade.

Frase de que você não tem Ego: Se pararmos para refletir sobre a versão popular do Ego, que seria ambição, egoísmo, etc, sinto lhe dizer que TODOS NÓS TEMOS EGO. Afinal, todos nós temos o consciente e inconsciente - e agimos às vezes por um lado, e às vezes por outro. Cada um de nós é um mundo enorme, dotado de qualidades e também de sombras interiores, que representam aquilo que não gostamos em nós mesmos, e que são projetados no outro.

Portanto, vamos lutar para equilibrar o nosso EGO sempre: Nem muito Id, nem muito Superego. Nem só emoção, nem só razão.Vamos lutar para estruturar nossa personalidade de forma saudável, cultivando bons sentimentos, e tendo consciência de nossos erros e acertos, de forma que alcancemos nossos sonhos e desejos, e sejamos MUITO, MAS MUITO FELIZES !



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 17



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Karen Thiemi    
Atua como Terapeuta Holística em SP realizando Quick Massage, Reiki - Método Tradicional USUI, Radiestesia e Radiônica, Tarot Cigano e Hindu.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.