Cheirinho de Limão é tudo de BOM para...

Autor Conceição Trucom - mctrucom@gmail.com

A maioria dos óleos essenciais (OEs) são, de alguma forma, purificadores, desintoxicantes e modificadores da estrutura interna: física e metafísica... Da casca do limão se extrai um poderoso óleo essencial (OE), classificado como um dos grandes agentes depurativos e purificadores do sangue, sendo considerado um verdadeiro modificador das funções excretoras. Assim, sua primeira indicação é como um excelente fitoterápico para limpeza, desintoxicação e manutenção do bom funcionamento dos corpos: físico, emocional, mental e espiritual. 

O uso correto do OE de limão estimula os tecidos do organismo a passar por um processo de limpeza e desintoxicação potencializando sua habilidade funcional nos principais caminhos de eliminação do corpo humano que são os 5 sistemas excretores: hepático, renal, respiratório, pele e intestinos. 

O OE de limão além de atuar como purificador hepático, linfático e dos sistemas excretores, também age como estimulante do sistema imunológico, via fagocitose, que é a habilidade das células brancas do sangue para devorar, triturar, engolir e limpar o organismo dos germes, toxinas e detritos do metabolismo. 

No plano físico, pioneiros aromaterapeutas franceses como Gattefossé e Valnet, valorizavam muito a utilização do OE de limão para tratar tuberculose e outras doenças infecciosas. De acordo com Jean Valnet, vaporizar o OE de limão no ambiente pode eliminar a bactéria deMeningococcus em 15 minutos, bacilo do tifo em uma hora,  Staphylococcus aureus em duas horas e a bactéria do Pneumococcus em três horas. 

Propriedades do limão via suco, casca e OE:

No meu livro O poder de cura do Limão explico, detalhadamente, como acontecem as diversas funções terapêuticas desta fruta solar como agente: antiviral, bactericida, antiséptico, imunoestimulante (eleva a produção de leucócitos), hemostático (anti-hemorrágico), purificador do sangue e linfas, antiesclerose (previne o endurecimento dos tecidos devido à inflamação crônica), sudorífero (promove sudorese, estimula a circulação periférica), febrífugo (reduz a febre), poderoso hipotensivo (redutor de pressão sanguínea), carminativo (promove alívio à flatulência), adstringente (inibe o acúmulo de fluidos e promove a dissolução de acúmulos de células adiposas), diurético, desintoxicante, antiácido (mineralizante), estimulante do pâncreas e sistema hepático, estimulante sanguíneo venal. 

E muito se deve ao fato do limão ser o mais potente agente alcalinizante da natureza.

Um organismo ácido perde sua reserva de alcalinidade e fica suscetível ao ataque de vírus, bactérias e fungos. Portanto, propenso a desencadear doenças degenerativas como diabetes, câncer, AIDS, arterioscleroses, artrites, osteoporose e fadiga crônica. Saiba mais aqui

Harmonizador do Emocional

Mas, o simples ato de cheirar 1 limão desencadeia outras curas como, as de fundo emocional, pois o OE de limão é um harmonizador do emocional, quando estabiliza e equilibra reações extremadas (polarizadas), causadas pela falta de controle emocional. Sua ação estabilizadora ocorre pelo fato de que tem profunda ação desintoxicante e refrescante no fígado, órgão armazenador da corrosiva emoção primal da raiva. 
Seres que vivem em harmonia interna, lidam melhor com as adversidades da vida, superam melhor e mais rapidamente os acontecimentos, que podem causar distúrbios e tirar a paz interior. 
O OE de limão é conhecido por sua  extrema eficiência  para acalmar mentes "atoladas" por compromissos, encargos, prazos, responsabilidades, tomada de decisões e obstáculos a serem vencidos.
Seu aroma acalma, refresca e dispersa confusão e dúvidas. Libera a mente da pré-ocupação conferindo novos insights e promovendo visão mais clara para a busca de soluções construtivas para a conquista da paz interior. 

Ação do limão na psicoaromaterapia, segundo Jennifer Jefferies:

O OE de limão alivia surtos de emoções irracionais. Quando nos sentirmos fora do caminho, com sensações de irracionalidade, este OE limpa e clareia a funcionalidade mental, proporcionando habilidade na concentração e foco nas atividades a serem conduzidas.  

Promove o resgate do poder da mente e a liberta das dúvidas - é apropriado evitarmos situações de enredamento nos afazeres da vida - o ambiente interior precisa estar funcionalmente sereno, de forma a poder responder aos chamados da vida de maneira racional, para alcançarmos resultados mais positivos e inteligentes na vida.

O OE de limão atua como organizador dos hemisférios esquerdo e direito (despolarizador), conferindo equilíbrio, foco, assertividade e criatividade para  atividades do dia a dia. Aplicado para cuidar do sistema linfático - o oceano da vida - promove limpeza e proteção. Quando este oceano não funciona adequadamente, ocorre a congestão ou estagnação linfática.  

O limão é um grande aliado nos cuidados do fígado, órgão responsável pelo processo de desintoxicação, neutralização e eliminação de uma grande quantidade de toxinas do organismo. Quando fígado e sistema linfático não funcionam de acordo, e perdem sua capacidade de lidar com o excesso de toxinas, o fígado, então, trabalha para promover o desvio destas toxinas e redirecioná-las para outros pontos de eliminação do organismo. 

Elas podem ser direcionadas para as membranas mucosas ou para outras saídas de emergência. Este processo, segundo Salvatore Battaglia é denominado como verter em outra direção, mais conhecido como o processo das inflamações ou ites.




Confira AGORA uma super DICA da aromaterapia para uso pessoal, uma Sinergia para tratar Ansiedade e Insônia que contém OEs de limão, laranja e lavanda, mas que trata também, todos os aspectos mencionados neste artigo, como ambientes doentes, mentes polarizadas, espíritos sem fé, esperança ou paz...

Não deixe de participar de uma das nossas Oficinas do Limão ou Linhaça. Confira na AGENDA.

Texto extraído e adaptado do blog da aromaterapeuta Vera ONeill. De sua Apostila do Curso Básico de Aromaterapia. 
Referências da autora: Spiritual Bioenergetics of Homeopathic Materia Medica Volume II by Dr. Yubraj Sharma e net.
The Complete Guide to Aromatherapy. Salvatore Battaglia.
Aromatherapy Insight Cards - Jennifer Jefferies.
Texto revisado


Obrigado por votar

Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 292

Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor: Conceição Trucom   
Conceição Trucom - química, cientista, escritora e palestrante sobre Alimentação Natural, QV e bem-estar.
Reprodução autorizada desde que na íntegra, citadas autoria e fonte.
Site: www.docelimao.com.br
Facebook: Conceição Trucom

E-mail: mctrucom@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Atualizado em 28/06/2012



© Copyright 2000-2019 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.