continuação do texto O Andarilho que há em todos nós

Autor Vera Bassoi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Quanto ao quarto passo, desta vez não ordenarás que o palácio seja devolvido ao seu lugar de origem. Ao contrário, dirás ao gênio que traga para cá todos os outros palácios que estejam desocupados, ou apenas usados como museus, e coloque, para habitá-los, todos os desabrigados do planeta Terra.
- Mas, mestre, são pessoas de raças diferentes, linguas diferentes, costumes diferentes, índoles diferentes, etc... Como poderão conviver num mesmo local?! Sem dúvida, uns matarão aos outros!
- Calma, meu querido pupilo. Esta será a tarefa mais demorada de todas. Por muito e muito tempo o Gênio estará se ocupando, pois não me deixaste terminar a quarta ordem que deverás atribuir a ele. A tua impaciência não te deixa ouvir a tua própria consciência.
A quarta tarefa consiste em instalar os desabrigados, ensinar-lhes uma linguagem única, diferente de todas as que existem, convencê-los, a todos, que nacionalidade só existe na cabeça e no coração de cada um, pois as fronteiras foram fixadas pelos seus governantes, detentores do poder, que se sucederam pela História; deverás convencê-los que, malgrado as diferenças na aparência do corpo físico, todos são constituídos da mesma matéria, todos os órgãos são iguais e funcionam da mesma maneira. O sangue faz o mesmo percurso e o coração sente as mesmas emoções. Etc., etc., etc. Enfim, todos pertencem a uma mesma família cósmica - são gotas de água de um mesmo oceano. Meu querido ouvinte, o Gênio não poderá sair desse trabalho enquanto houver um único indivíduo que não haja se integrado naquela verdadeira fraternidade.
Olhando para o rapaz, o sábio viu o êxtase na sua face.
Após alguns segundos disse:
- Então estarei para sempre livre do Gênio? Poderei deitar-me à sombra das árvores e ali permanecer tranqüilo, já que estarei só novamente?
- O que é isso, garoto? Esqueceste que fizeste cinco pedidos e terias que renunciar a todos? Deverás atribuir ao Gênio a quinta tarefa. Ordenarás a ele que te dê um corpo comum, nem feio, nem bonito, igual a qualquer outro.
- Mas então não serei atraente!
- Perceberás que a atração não está no corpo.
- Está onde?
- Ah, jovem apressado! Encontrarás a resposta dentro de ti. Mais uma vez cortaste a instrução. Voltando ao quinto passo: terás um corpo comum, uma vestimenta simples, porém, de boa aparência e constantemente limpa.
- E o perfume?
- Por onde andares, serás impregnado pelo perfume das árvores, das flores, por todo o aroma agradável que há na Mãe Natureza, pois você é parte dela e ela está em você.
- Tu disseste “por onde andares”, então queres dizer que voltarei a ser andarilho?
- Sim. Não foi isso que combinamos ao renunciares a tudo o que o Gênio havia te dado? Voltarias a ser o que era antes. Só que, de agora em diante, nunca mais estarás só, porque o Gênio estará contigo para sempre.
- E enquanto ele estiver realizando as tarefas?
- Tu irás junto com ele para observar e aprender. E quando tiveres aprendido, será a ocasião em que não resistirás à vontade de colaborar com o Gênio ajudando-o na tarefa de construir a fratenidade entre aqueles homens. Assumirás, então, a tarefa conjunta de ampliar aquela fraternidade para uma fraternidade universal, batendo de porta em porta, falando no coração de cada ser... mesmo que essa tarefa dure uma eternidade.
Então, em comunhão com a Verdade, tu, o Gênio e eu seremos Um só.

Escrito por Vera Bassoi
Psicoterapeuta, Psicanalista Transpessoal e Pós-Graduada em Psicossomática.
Especialista em "Constelações Sistêmicas" também conhecida como "Constelações Familiares", e especialista , também, em "Eneagrama". Se quiserem informações sobre essas duas especialidades, basta visitar o site do autor e lá encontrarão as informações nos artigos que possuem a mesma denominação.
Em 1996 criou o curso-terapêutico "As Chaves para o Autoconhecimento".
Em 2005 criou a "OFICINA PARA A PAZ INTERIOR". É uma proposta que visa formar multiplicadores. Aqueles que estiverem interessados em levar essa oficina para a sua comunidade, é só entrar em contato através do e-mail [email protected]

Texto revisado porCris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Bassoi   
Formada em Sociologia, Ciências Naturais, Psicologia Transpessoal, Psicanálise e especialista em Psicossomática. Desde 1971 é professora universitária e de pós-graduação. Fez Mestrado em Comunicação e Cultura e sua tese foi sobre Constelações Familiares. Em 2020, tem seu próprio curso "Pós-Graduação em Constelação Familiar" cujas aulas são online
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.