Vivendo Plenamente

Vivendo Plenamente
Autor Héllen A. Carvalho - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp




                                                                                                                “Ser ou não ser, eis a questão” – Shakespeare.

O que você se encontra fazendo neste exato momento? Não posso saber qual será sua resposta, somente tenho a intenção que você comece a refletir por ter lido esta pergunta. As respostas podem ser as mais variadas, se você não estiver concentrado no que estiver fazendo. “Lendo este artigo”, é a resposta mais esperada, mas vai depender de como você vive o seu momento.

Este é um exemplo de uma situação, que nos pegamos realizando o tempo todo. Fazemos coisas, pensando em outras. Ninguém está totalmente presente no que está fazendo, ou seja, não ficamos situados no tempo real, quando nossa mente vagueia sobre o passado ou o futuro, perdemos o que temos de mais precioso, o nosso “Agora”. É raro procurarmos entrar em contato com a vida e observar atentamente o que está acontecendo. Na maioria das vezes estamos recordando o nosso passado ou pensando no futuro. E o presente, o que estamos fazendo com ele?

Quando estamos em contato com nós mesmos, encontramos a vida no momento presente. Se soubermos usar nossa energia criativa, quantas coisas poderemos realizar? Tudo que plantamos, um dia colhemos.”Você é aquilo que pensa, tendo se tornado naquilo que pensava.” E se pararmos um pouco para analisar nossos pensamentos, talvez estamos contaminando nossa mente, com pensamentos negativos e acreditando que o que pensamos é somente a verdade, ele o é, por isso devemos estar atentos sobre o que estamos plantando mentalmente para a nossa realidade. E se acreditando em nossos pensamentos, eles se tornam verdade, olha a força que temos em nossa mente! Então, como seria simples mudar nossa vida apenas mudando nossos pensamentos! Se você pensa: “Estou cansado”, “Eu sou pobre”, então você cada vez que afirma isso, você está se tornando essas coisas.

E quando pensamos no que já aconteceu ou no que está para acontecer, estamos perdendo tempo, com algo que não está mais em nossas mãos. Acumulamos ansiedades, preocupações desnecessárias, pois numa fração de segundo, num piscar de olhos o tempo presente já se foi, tornou-se nosso passado. E o futuro é a conseqüência do que estamos vivendo no “Agora”. O pensamento é o que impulsiona a ação e a ação provoca a reação. Para conseguirmos ter certeza do nosso futuro, é só prestarmos atenção no que estamos realizando no nosso momento presente.

Segundo as leis matemáticas de Isaac Newton: “Para toda ação (em sua vida) existirá (uma época em que experimentará) uma reação igual e oposta. É muito mais fácil colocarmos a culpa na vida ou nas pessoas, quando nossas realizações são frustradas, do que realmente ter a responsabilidade de nos tornarmos tudo o que poderíamos ser. Ao invejarmos a conquista profissional ou pessoal de alguém, estamos esquecendo de olharmos para nós mesmos, e estamos vivendo fora de nosso “eu”, por razões, efeitos e causas e ocasionando o que Shakespeare teria chamado de um estado de “não ser”. Mas, no momento que nos decidimos em “ser”, estamos começando verdadeiramente nos encontrar e assumir nossas limitações e nossas possibilidades. Se você quer ajuda, dê ajuda a alguém, se você quer que as pessoas se aproximem de você, dê o primeiro passo. Aprenda a alterar com toda a força de vontade, as coisas que pensa que deveria ser a atitude dos outros, a sua mudança interna refletirá na situação externa. Se todos fizessem da sua parte, ninguém poderia ter do que reclamar. Aprenda a estar bem consigo mesmo, para poder querer qualidade nos relacionamentos. Não espere ficar doente, para poder se cuidar. Se começarmos a nos cuidar, não teremos tempo nem para adoecer! Já observaram que quanto mais a gente se movimenta, mais aparecem coisas para se fazer? E aqueles que dizem não terem nada para fazer é quem tem todo o tempo do mundo?

Se passarmos a ter consciência de nosso poder de ação que vem de nosso próprio pensamento, é hora de arregaçarmos as mangas e irmos à luta.

Essa luta pode ser o começo de aprender a acordar mais cedo, procurar um emprego, visitar um parente, voltar aos estudos… Ou seja, o que não podemos é ficar parados esperando até que volte a próxima maré. Senão, podemos estar perdendo as nossas mais preciosas oportunidades, que é extrair do “Agora” toda a força que se encontra disponível em nossas mãos.

Não adianta, sair correndo para resolver tudo o que você sempre deixou para amanhã, pois neste momento estará perdendo a simples atitude de viver o seu “Agora”. Faça o que estiver em suas condições neste momento, gradativamente, mesmo que o possível seja somente terminar de ler este artigo e logo depois, quem sabe, ligar para alguém, que já há muito tempo está adiando. O que não podemos é deixar de viver, aproveitar o nosso precioso momento, que com certeza não volta nunca mais.Tomando sempre cuidado com nossas pensamentos e ações, pois é através deles que estamos escrevendo e registrando tudo o que queremos para a nossa vida e para o nosso tão sonhado futuro.

A partir daí, poderemos começar a viver plenamente, como se este momento fosse o mais importante de nossa vida, pois é só dele que temos certeza. Qualquer resultado, positivo ou negativo está em nossas mãos, nas atitudes do agora. Podemos ser felizes, se quisermos a felicidade, ao aproveitarmos o maior e melhor presente que ganhamos a todo momento: o nosso tempo presente! O que você está esperando?


Acesse nosso site: www.floraisdasgerais.com

Héllen A. Carvalho –  Psicopedagoa e Terapeuta Floral


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Héllen A. Carvalho   
Visão Ser referência na divulgação, comercialização e popularização da Terapia Floral e no atendimento qualificado de forma natural e sustentável. Valores · Organização · Simplicidade · Transparência · Funcionalidade · Criatividade · Inovação · Qualidade ·
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.