A dualidade da mente

A dualidade da mente
Autor Ana Carolina Reis - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


A mente existe em um plano dual, como dizia a poesia de Cecília Meirelles: “Ou isto ou aquilo”. Ou gosto ou desgosto, ou tenho prazer ou aversão. Ou é feio ou bonito. Nunca existe o meio termo: é muito ou pouco e assim surgem os desequilíbrios (na vida, nos pensamentos, nos chakras...). Será que não existe um ponto de equilíbrio? – ou é a mente que me diz isso?

O que a mente diz é verdade ou ela mente? (Há, essa é velha!) ...

É preciso ouvir um nível acima da mente, o nível da alma, o Eu Superior (que na linguagem popular se diz: ouvir o coração, a sabedoria da voz interior).

A mente, ela quer te pôr ora em cima, ora embaixo, ora para frente, ora para trás. Ora bolas, você não é só a mente!

Ela é só uma parte do seu ser que está muito além do nível do pensar...

O pensamento é limitado por si só. Começa no instinto, vai para a sensação, aí a emoção, o sentimento e, então, o pensamento (lógico, linear, em seguida o abstrato e depois aquele fiozinho que apenas sabe – a intuição). Há ainda, mais além, só o saber, a consciência ilimitada e sem forma.

É nesse nível que reside a paz; é neste “andar” que todos querem chegar. Mas, ao invés de pegarem o “elevador para cima” (a consciência) pegam “para fora” (o mundo exterior, dos sentidos).

O que você procura lá fora? O que lhe falta aqui dentro? Não percebe que são mundos incompatíveis? O alimento do corpo não é o mesmo alimento da alma – nada há de errado em cuidar do corpo e da vida exterior, vulgo “mundano”. Aliás, precisamos cuidar bem dele, pois é o nosso templo sagrado.

Vivemos no mundo, precisamos de um mínimo de conforto e dignidade para viver – nosso sustento. Mas só isto, é viver como um animal e o ser humano não se chama animal humano, exatamente por isso porque é um “ser” que possui consciência de si próprio, com capacidade de escolha, livre-arbítrio e discernimento (diferente dos animais).

Não vamos entrar no mérito de que atualmente há animais mais evoluídos que alguns seres humanos. Ok, posso até concordar. Mas na escala evolutiva, eles ainda estão em um nível inferior ao nosso, ou seja, o ser humano mais degradante ainda está em vantagem ao animal porque pode despertar dessa vida infeliz em que se meteu e mudar o rumo de sua história (e há diversas histórias verídicas assim para se conhecer, muito belas, por sinal!). Enquanto isso, o animal vai continuar vivendo o mundinho dele dos instintos de sobrevivência: de comer, dormir e se reproduzir.

Realizar apenas essas atividades não tem sentido na vida de um ser humano. É por isso que muitas pessoas sofrem de vazio existencial, hoje em dia, além de carência, insegurança, depressão, ansiedade... Sintomas de um mesmo mal: desconexão com a fonte de paz e amor que há em seu interior.

É como uma pessoa sedenta que procura desesperadamente por água enquanto há dentro dela uma fonte ilimitada de água límpida, pura e cristalina. Cabe a cada um buscar essa fonte e se conhecer, se esforçar para cavar seu “poço interior”, por meio de práticas espirituais, sejam elas quais forem (independente do caminho espiritual que se trilha): oração, cânticos devocionais, meditação, serviço voluntário...

Enfim, o que importa realmente é você estar fazendo a parte que lhe cabe neste grande quebra-cabeça cósmico do qual você é apenas uma diminuta peça, porém única e especial.

Encontre, por isso, o seu equilíbrio na mente e descanse na paz do espírito no seu interior. Encontre a “saída de emergência” e gire a chave para o lado certo: o da liberdade da escravidão aos sentidos que lhe fazem chafurdar no atoleiro da vida medíocre e enfadonha.

Lembre-se: você vale muito mais que isso.

Faça valer a pena!

Om Sai Ram!

MahaShivaratri, 13/02/18.

Aurora Reis

www.espacopachamama.com



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ana Carolina Reis    
Responsável pelo Espaço Aurora Pachamama. Terapeuta Integrativa (CRTH-BR 6400 ABRATH), com formação em Reiki e Seichim (diversos sistemas), Apometria, Cristaloterapia, Terapia Floral, Constelação Familiar, Magnified Healing® e Light Healing®. Formada em Psicologia, pela UFCSPA. Autora dos livros: "Xô, depressão!" e "A Sabedoria dos Cristais
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.