É possível ao Líder desenvolver colaboradores espiritualistas?

É possível ao Líder desenvolver colaboradores espiritualistas?
Autor Marcia Dario - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Ao se falar em Liderança e Espiritualidade, recordo-me do primeiro impacto que tive ao ler Marketing 3.0, de um dos maiores autores sobre o assunto : Philip Kotler, ao compartilhar a ideia de que essa era do Marketing é sobre Valores, junto aos clientes, parceiros e principalmente colaboradores.
 
Vivemos tempos em que passou a ser responsabilidade das organizações e seus líderes, levar a sério seus valores autênticos. Os colaboradores são os primeiros a sentir valores e a prática coerente deles no cotidiano empresarial. Com os clientes, pode-se até criar contextos mais complexos, contando histórias que podem impactar o mercado e de certa forma, angariar uma maior porção desse mesmo mercado. Com os colaboradores, além dessa coerência entre produto ou serviço e o que está sendo veiculado, existe ainda a necessidade de se encenar experiências de trabalho mais autênticas e coerentes ainda, ou seja, as atitudes precisam estar alinhadas com os valores da empresa e também dos próprios liderados.
 
Hoje, a acessibilidade a todo tipo de informação faz com que o consumidor detecte facilmente quando uma missão de marca não é autênticas. Os colaboradores então vivem essa realidade no dia-a-dia. Podemos dizer que os colaboradores passam a ser Embaixadores dos Valores para transmitir a missão e valores da Organização aos consumidores.
 
Falar sobre todo esse contexto nos leva ao tema, que é uma das experiências mais significativas em um local de trabalho: Propósito e como ele engaja as pessoas à História da Organização e o aumento da sua credibilidade e permanência no mercado.
 
O "vestir a camisa", tornou-se "entregar-se de coração"!  Os valores compartilhados reduzem as diferenças, integram a diversidade e transformam a cultura corporativa. Significa também que pessoas motivadas e transformadas, transformam os outros, meio-ambiente  e promovem prosperidade e uma qualidade de vida maior.
 
Existe algo mais Espiritual? Precisamos apelar para o "espírito humano", Divino, presente em todos nós, para que alcancemos nosso Propósito Individual, Planetário e Organizacional.
Passamos pela Revolução Industrial, pela Era da Qualidade e a nossa é a Era da Informação, ingressando na quarta Era: da criatividade, cultura, tradição, meio-ambiente. Tudo isso para realizar o humano, com valores sólidos e fraternos. Reduzir a pobreza, colaborar voluntariamente para o bem-estar alheio, meditar, buscar a Deus como primeira necessidade, passou a fazer parte, como nunca antes da nossa vida terrestre. Não mais como uma crença, que evoluiu dos tempos primitivos, mas como um anseio que não pode mais ser ignorado porque "Somos Todos Um" !
 
Dessa reflexão foi surgindo em mim um desejo de falar e escrever sobre o tema... Liderança e Espiritualidade. Nesse tema, incluo os 9 Poderes do Líder Espiritual, no livro de minha co-autoria. São eles: 
 
- Clareza de Propósito
- Gentileza
-  Intenção
-  Atitude
- Agregar
- Visão Coletiva ou Cosmovisão
- Espiritualidade
- Carisma
- Ética
 
A Liderança que engaja colaboradores sabe que todos desejam ser felizes e vencer!  Mas, uma Visão, um Propósito não podem ser comprados, apenas vividos.
 
O Líder Espiritual é uma bússola, não um caminho repleto de regras rígidas e pré-definições. Os valores estão sempre em primeiro lugar, com paixão pela vida, acreditando que o trabalho é uma possibilidade infinita de realização , se for acompanhada pela Bem-aventurança, que alimenta e nutre o Bem Coletivo. Líderes Espirituais inspiram seus colaboradores a buscarem o seu Propósito e constantemente os estimulam a acreditar em seus sonhos , todos os dias!
 
As vocações de seus colaboradores estão ali mesmo dentro de cada um, esperando por uma palavra, um estímulo, um exemplo ou uma oportunidade. À espera que você os cative, porque você aposta em seu Propósito. Acredite: o significado em ação, funciona!
 
O tema é avassalador, não é mesmo? 
 
Quer saber mais? Poderá encontrar no livro: "Liderança e Espiritualidade", da Editora Leader, ou fale comigo. Será um grande prazer falarmos sobre TUDO isso!
 
O QUE A CINESIOLOGIA PODE FAZER POR VOCÊ!
A Cinesiologia aplicada poderá desativar o padrão emocional que o mantém em uma atitude de negação em relação ao seu Poder de Liderança e Desenvolvimento de Equipes. Mostrará em que idade criou esse padrão e o ajudará a criar novas escolhas que te mostrará como fazer novas e assertivas escolhas sobre o assunto!
 
Gratidão pela leitura, abraços carinhosos
 
Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 84



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcia Dario   
Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.