Como não ser vítima de golpes em sites de namoro

Como não ser vítima de golpes em sites de namoro
Autor Paula Machado - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Encontrar um amor na internet pode ser muito prático e conveniente. Mas, se você não tiver cautela, pode ser uma daquelas decisões que arruínam a vida – deixando-a sem dinheiro e com o coração partido.

Dicas para escrever perfis perfeitos em sites de relacionamento

Mesmo sendo pouco comuns, a melhor maneira de evitar golpes é saber como ocorrem e identificá-los.

Existem três motivos mais comuns para perfis falsos em sites de relacionamento e mídias sociais – usuários estratégicos, investigadores e golpistas.

Seu perfil não está atraindo a atenção das pessoas certas?

Os usuários estratégicos são mais observados em pequenos sites de namoro que estão começando. Os proprietários destes sites costumam encarregar funcionários de criar vários perfis falsos, para que promover a interação com membros inscritos.

Os usuários investigadores são geralmente homens que usam perfis falsos para conversar com uma mulher por quem tenham se interessado e obter as informações que deseja. Desta forma, ele conhecerá gostos, interesses, forma de conversar e de pensar dela. Depois de obter as informações que necessitam, eles abandonam os perfis falsos e reativam o perfil verdadeiro, agindo de forma que faça você pensar que encontrou o homem perfeito, pois ele vai dizer as coisas certas, por já saber como você pensa.

Namoro online: vale a pena arriscar-se?

Como Identificar Esses Perfis

O que você deve saber para se dar bem nos sites de namoro

Alguns indícios para desconfiança são:

O amor nos sites de relacionamento para mulheres maduras

Os usuários golpistas utilizam da ingenuidade, boa fé ou fragilidade de suas vítimas para obter vantagens financeiras.

 

Para evitar golpes

 

  1. Perceba o que está errado
 

Preste atenção especial às mensagens que ele envia. Elas respondem às perguntas que você fez ou são mensagens genéricas que poderiam ser enviadas a qualquer outra pessoa apenas com a alteração do nome? Golpistas profissionais usam as mesmas mensagens para todas as mulheres que tentam atrair como vítimas.

As mensagens/e-mails são realmente endereçadas a você?

Se o golpe é genérico, até mesmo o seu nome pode ser trocado no processo geral da enganação. Procure por alguma ocasião em que seu nome foi escrito errado, onde houve erros de digitação do seu nome ou outros detalhes pessoais que uma pessoa apaixonada deveria acertar, além de coisas que parecem repetidas ou vagas.

Veja a foto que a pessoa usa em seu perfil. Essa pessoa parece bonita demais para ser verdade? A maneira mais fácil de atrair vítimas é se mostrar o mais atraente possível.

A pessoa te enviou outra foto ou somente a que está no perfil? Os golpistas geralmente pegam fotos de pessoas para criar uma "persona" (uma segunda identidade), e uma pequena busca na internet pode revelar isso rapidamente. Fotos de modelos, soldados e políticos são muito utilizadas, assim como fotos roubadas de pessoas comuns??.

Uma busca por imagem no Google é extremamente eficaz para identificar fotos usadas por golpistas, especialmente quando se utiliza o navegador Chrome, já que você pode simplesmente clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecionar 'Buscar no Google por esta imagem'.

Pesquise no Google. O que você encontrou corresponde ao que ele disse? A conta do Facebook, Twitter, LinkedIn, etc. dele é o que você esperava?

Eles está onde disse estar? Rastreie o endereço IP da mensagem. Por exemplo, endereços de IP que começam com "41" estão localizados na África Ocidental, um antro de fraudes.

Pesquise e veja se as informações correspondem com o que ele diz. Não há nenhuma guerra civil no Zimbábue. Também não existem filhos de políticos falecidos que deixaram heranças de milhões de dólares em contas bancárias na Europa. São golpes muito comuns.

O homem na foto não te conhece, muito menos te ama o suficiente para te oferecer uma parte de uma herança em troca de você pagar taxas bancárias e de imigração.

Fuja da relação se o homem te pedir dinheiro, por mais justas que pareçam as razões dele. O motivo básico pelo qual alguém pede dinheiro online para outra pessoa que ela não conhece é a tentativa de dar um golpe – simples assim.

Afaste-se se houver suspeita. Corte a comunicação, bloqueie seus e-mails e não atenda suas ligações, da mesma forma que você faria com um ex-namorado ameaçador ou abusivo.

Fotos usadas por golpistas ( blog de denúncia)

Segredos dos sites de relacionamento  (e-book gratuito)

  1. Envolva-se na conversa
 

Se a conversa começar a se direcionar para o lado financeiro, afaste-se.

Considere a velocidade com que a outra pessoa declara que ama/quer/necessita/deseja você. Os golpistas geralmente tentam mudar o relacionamento para algo mais íntimo muito rapidamente, já que precisam fazer as coisas acontecerem (ou seja, querem seu dinheiro e bens).

Guarde dados pessoais para si mesma. Não há necessidade de repassar detalhes íntimos sobre a sua vida, e não há absolutamente nenhuma razão para essa pessoa que você ainda nem conheceu precisar do número do seu CPF ou conta bancária.

Além disso, quanto mais você revelar sobre si mesma, mais poder dá a um golpista de encontrar um ponto fraco seu, que ele pode usar para manipulá-lo.

Saiba que alguns golpistas usam as informações íntimas para se vingar de você. Eles persuadem, elogiam e afagam seu ego para obter informações, e depois ameaçam revelar seus segredos pessoais, em clara chantagem.

Os melhores sites de relacionamento para mulheres maduras

  1. Conheça-o pessoalmente
 

É muito mais fácil sofrer um golpe quando a pessoa vive a milhares de quilômetros de você. Golpistas gostam de se esconder por trás da distância.

Planeje um encontro informal durante o dia em um lugar público. Se você está conversando com alguém de outro país e essa pessoa te pedir para pagar a passagem aérea ou o visto dela, fuja, é golpe.

Se a pessoa parece muito entusiasmada em te conhecer, mas sempre volta atrás quando você sugere que isso vai acontecer, coloque um fim no relacionamento.

Se você acabou de conhecer alguém e ele se abriu, contando algo sobre uma perda recente, afaste-se imediatamente. Você sente pena, e esta não é uma forma legal de começar um relacionamento. É provável que ele conte uma história triste para derrubar seu lado defensivo e te enganar. Ainda que não seja o caso, uma pessoa tão triste assim precisa de ajuda especializada, e não de se apaixonar.

Use um site de namoro conceituado. Se você pagar por bons serviços, é menos provável encontrar pessoas que estejam tentando te enganar.

Nunca concorde em transferir dinheiro para outra pessoa. Isso pode acabar se transformando em lavagem de dinheiro, o que é ilegal.

Veja também

Folha de São Paulo - Mulheres mais velhas caem em golpes. Veja como evitar

Golpes mais comuns na internet

Curiosidades sobre o Par Perfeito (site de relacionamento)

4 minicursos gratuitos sobre o amor depois dos 45 anos. Escolha o seu.



E você? Já teve a infeliz oportunidade de encontrar um golpista em redes sociais ou sites de relacionamento? O que aconteceu?



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
Conteúdo desenvolvido por: Paula Machado   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.