O novo profissional

O novo profissional
Autor Bernardino Nilton Nascimento - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


A velocidade que mundo está mudando e a evolução do ser humano chegam a ser assustadoras. Temos que ter constantemente uma mente inovadora, atualizada e criativa. Esses elementos são fundamentais para a sobrevivência nos tempos atuais, principalmente, na vida profissional.

O que se vê são muitos profissionais com medo de mudar. Muitas vezes, ignora-se o projeto e a criatividade para copiar o que já foi realizado anos atrás. O que deu certo no passado não garante mais o sucesso no presente e no futuro bem próximo vira ultrapassado. O importante é ficarmos atentos e termos a percepção de que a toda hora surgem novas ideias às quais não damos o devido valor.

A nossa vida muda a cada instante, o mundo muda em segundos. As dificuldades aparecem a toda hora, e com elas vêm as ideias, dezenas delas, às quais não damos a mínima atenção por conta da acomodação do que já foi criado. Quem vem realizando sempre as mesmas coisas está ficando para trás, tão rápido quanto as mudanças do mundo. Mudar a visão para o novo, para o presente e visualizar o amanhã passa a ser o ponto mais importante de um bom profissional.

Não haverá mais campo para os que perdem tempo com reuniões e palavras que não viram ideias, soluções e atitudes para facilitar a produtividade. Não haverá mais campo para  superiores que aceitam bate-papos com a finalidade de trazer para o seu lado os fofoqueiros, com o intuito de arrancar deles verdades que são mentiras e mentiras que enganam as verdades. Total perda de tempo em suas mentes pouco criativas. Esses superiores deveriam estimular a criatividade para mexer com as mentes dos subordinados a criar alternativas para a produtividade, qualidade, segurança e meio ambiente. Esses são pontos importantes para a sustentabilidade da empresa e durabilidade do emprego. Só os criativos vão ter essa segurança.
Fazer um bom ambiente de trabalho e buscar a produtividade são pontos que motivam os bons profissionais. Procurar descobrir mais rapidamente possível seu dom e praticá-los com paixão faz toda a diferença em nossas vidas. Nenhuma profissão vai bem, se não for através do dom. Se você está fora dele vai descobrir mais cedo ou mais tarde, vai se sentir bem com ele, mesmo ganhando menos financeiramente.

Desenvolver a capacidade de aprender para aprender mais. Este é o novo perfil do profissional. Esse novo perfil é flexível, ou seja, se torna a cada dia mais mutável e mais disciplinado, sem perder sua personalidade, adquirindo seu estilo próprio, mas aberto às ideias. 

Nesta nova visão, os cuidados com a saúde, com a vida, com a fé, com os relacionamentos pessoais e profissionais, deverão estar em total equilíbrio. O trabalho é o melhor lugar para crescermos como seres humanos. Pessoas diferentes, ideias diferentes, vidas diferentes, alegrias e tristezas, estresses, pressão, tudo para nos ensinar a conviver com as diferenças. O bom profissional é flexível e trabalha para construir um lugar de aprendizado. No trabalho, encontramos os fanáticos, os traidores, os bons amigos, os que nos apoiam, os que nos odeiam, crenças diferentes, culturas diferentes, classes diferentes, enfim, todos os ingredientes para aprimorarmos nosso espírito. A flexibilidade no trabalho é a melhor arma para o aprendizado, pois levamos para casa uma lição de vida todos os dias. A única e verdadeira religião criada por Deus para o nossa evolução como ser humano foi o trabalho.

Faz-se necessário trabalharmos com paixão pelo que nos propomos a fazer, a realizar. Dessa paixão, irá surgir às ideias, os atalhos e o conhecimento na busca da produtividade. Buscar facilitar o executor a trabalhar com menos esforços, mais segurança, qualidade e ser mais produtivo é o grande desafio dos criadores de processos e projetos. Fazer do ambiente de trabalho um ambiente de respeito, aprendizado e colocar a disposição do próximo todo nosso conhecimento profissional, vai trazer para empresa um ambiente sustentável.

Por mais difícil ou sem saída que possa parecer uma determinada situação, nada é para sempre ou insuportável. A vida esta além da dor material e do desespero. Está na paz do espírito, está na consciência livre dos medos e o coração livre para ceder, para doar-se a ensinar o que já aprendeu e aprender coisas novas com os companheiros. Ninguém vai aparecer em nossa vida se não for para nos aprimorar, e todos nós vamos conhecer pessoas que também vão precisar dos nossos conhecimentos e da nossa educação. Sejamos o espelho da boa convivência, da alegria, da produtividade, da qualidade de fazer o melhor com segurança.

Deus nos deu um dia após o outro como uma grande oportunidade para recomeçarmos, para recarregarmos nossas energias. Ele nos mostra que é possível mudar o que aparentemente era imutável. O ser humano que esconde o feito dos outros, trazendo para si as ideias alheias é tão ladrão quanto qualquer outro ou pior, pois esconde a sua incapacidade de criar.

Prosperidade e sucesso é o equilíbrio da vida pessoal e profissional, e o nosso desafio é mostrar que somos uma só pessoa em todos os lugares e situações, só vamos conseguir vencer com constante equilíbrio e força de vontade, precisamos aprender a ensinar e aprender a aprender.

Profissões vão ser extintas e outras vão surgir, sempre para facilitar a vida do ser humano e a evolução do mundo. Sabemos que não somos perfeitos, como também sabemos que a perfeição não está à nossa vista. Todos nós estamos apenas buscando o tesouro do bom viver, uma vida digna, alegre e próspera, sempre com a intensão de ver o nosso próximo feliz.

BNN

Texto Revisado



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.