O segredo é não fazer nada

Autor Paulo Tavarez - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Agir ou não agir? Fazer ou não fazer? 

Particularmente, acredito que nenhuma das duas opções. Penso que o correto é agir pelo não agir e fazer pelo não fazer. Complicou? Então, vamos descomplicar.

Observe uma flor, ela consegue perfumar todo o ambiente com a sua presença, mas, o que ela, de fato, está fazendo? Rigorosamente nada. Ela está simplesmente sendo aquilo que nasceu para ser. Da mesma forma, uma vela, ela consegue iluminar todo o ambiente sendo apenas uma vela.

Em nenhum dos casos, existe a preocupação em ser bom para ajudar alguém, nem ansioso por ser útil ou para se fazer importante, nada disso. Elas estão sendo apenas elas mesmas, tanto a vela quanto a flor; o dharma da flor é perfumar e o da vela é iluminar. Qual seria o nosso? 

Quantos não passam a vida inteira em busca da tal realização sem ao menos saber o que estão procurando? Realizar-se é, como a palavra mesmo já explica, tornar-se real, só isso. Aqueles que buscam a realização querem, na verdade, sair do mundo de ilusões em que mergulharam e conhecer a realidade. 

O homem realizado é uma usina de luz, uma fonte de cura e um bálsamo para todos os que cruzarem o seu caminho. Veja o exemplo da mulher que curou-se de uma antiga enfermidade apenas tocando as vestes de Jesus. O que Jesus precisou fazer? Nada. 

Para falarmos da paz temos que estar em paz e ter a paz dentro da gente, apenas assim poderemos transmiti-la; do contrário, estaremos sendo hipócritas.

É preciso estar consciente do essencial: tudo começa, acontece e termina dentro da gente, tudo se resolve, todos os problemas encontram solução e tudo equaliza-se em nosso interior. Viver olhando para fora, tentando corrigir as pessoas, impor nossas crenças e tentar ajustar o mundo para que ele esteja em sintonia com os nossos parâmetros internos; infelizmente, é um sintoma de insanidade.

Pare de querer cuidar dos outros, você não consegue nem cuidar de si mesmo. Por acaso, você acredita que aqueles que sofrem estão no desamparo? Você acredita que não exista nenhuma força no Universo interessada em ajudá-los além de você? Será que você tem noção do tamanho dessa presunção?

Não, meu amigo, quando você veste a indumentária franciscana, quase sempre, está apenas tentando resolver-se. No fundo, você quer ajustar-se com a própria consciência, mas sei que é difícil compreender isso, pois a grande maioria não sabe que o único problema que temos que enfrentar na existência somos nós mesmos. 


Você quer ajudar? Esteja bem. Quando estamos bem, as boas ações surgem de forma natural e todos se beneficiam disso. Quem gosta de estar em companhia de uma pessoa triste e depressiva que só sabe reclamar e vitimizar-se? Com certeza, ninguém. As pessoas querem estar ao lado de quem está bem, preferem a companhia de almas alegres e simpáticas que irradiam energia positiva.

Não estamos aqui para fazer nada, estamos aqui para desfazer e essa ficha ainda não caiu para a grande maioria. O verdadeiro objetivo que nos traz aqui é a desconstrução ampla e irrestrita de todos os conteúdos que pesam em nossa sombra, ou seja, estamos aqui, não para salvar a própria vida, mas para perdê-la, como explica o próprio Jesus:

"Porquanto, quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, encontrará a verdadeira vida".

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 77



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.