O arcano do Eremita e o processo de isolamento.

O arcano do Eremita e o processo de isolamento.
Autor Rosana Ferraz Chaves - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


2020, ano do Sol, da alegria, da felicidade, da luz e do afloramento das nossas sombras, como eu já dizia em outro artigo.

O ano em que a maioria acreditou que seria um dos melhores anos de suas vidas, resolveu mostrar seu lado sombra primeiro.

Só não existe sombra ao meio dia, portanto estamos no começo e o nosso sol ainda não nasceu.

Assim como na vida, diferentes arcanos do tarot assumem os momentos que estamos vivendo, indiferente de quem vai reger o ano ou de quem nos rege, segundo o dia do nosso nascimento.

Nesse momento, quem reina absoluto, é o Eremita, então podemos aproveitar ao máximo os ensinamentos que ele nos proporciona.

Mas o que significa a palavra eremita, segundo os dicionários?

O que é Eremita:

“Eremita ou ermitão é um indivíduo que vive em lugar deserto, isolado, geralmente por motivo de penitência, religiosidade, ou simples amor à natureza.”

É o arcano ligado a Santo Antão, o Abade. Santo Antão É o fundador das igrejas dos padres do deserto, da Igreja Católica ortodoxa, que tem santos diferentes da Igreja Católica Romana.

O Eremita não pode ser confundido com um druida, que era um sacerdote celta, porque ele não apresenta nenhum simbolismo pagão.

Os eremitas eram geralmente homens (não se tem conhecimento de eremitas mulheres, muito embora possam ter existido), que ensinavam o Evangelho em lugares remotos, como desertos e cidades isoladas. Eram castos, jejuavam muito e como não possuíam bem algum, suas vestes eram esfarrapadas, porque cultivavam a pobreza.

Meditavam e rezavam orações curtas, como se fossem mantras e dessa forma conseguiam a iluminação. Até hoje existem as comunidades coptas no Egito, onde os poucos cristãos que existem, são vítimas de perseguições religiosas, mas os padres do deserto continuam firmes, com eles.

E o que isso tem a ver com o Eremita do Tarot? Praticamente nada.

Assim como o Louco que também não sofre de problemas mentais. O Louco se parece muito mais eremita, com sua roupa meio desleixada, do que o Eremita.

O Tarot tem dessas coisas, nem sempre o nome do arcano condiz com a figura, esse é um dos segredos.

Eu uso o Tarot Marselha Camoín e me baseio nele para dar explicações, que diferem um pouco de tarot para tarot.

A imagem do Eremita é uma das mais emblemáticas, num ano regido pelo Sol, principalmente porque o Eremita também carrega um pouco de luz, na sua lanterna.

Essa figura mostra um homem muito bem vestido (bem diferente do eremita raiz), que se isolou por necessidade ou vontade própria, não se trata de um indigente que se refugiou nas ruas. Também pode ser que o isolamento seja apenas mental, como uma forma de meditação. De semblante preocupado, ele olha para o passado.

Se você olhar para a figura e não olhar para o nome, jamais diria que se trata de um eremita, portanto entenda essa figura como alguém que se retirou e não um ser que vive em cavernas, mendigando ou se alimentando de raízes e que cultiva a pobreza, muito pelo contrário.

Ele porta uma lanterna, mas não existe noite lá fora e não sabemos se a lanterna está acesa.

A luz da lanterna é o Eremita. Sua sabedoria se baseia na razão e no sentimento, por isso ele é um ser de luz.

O Eremita não se move, apenas procura no passado alguma referência para o presente, que identifique o motivo pelo qual precisou ou resolveu se retirar.

Sua bengala vermelha tocando no chão amarelo, indica que apesar da aparente imobilidade, ele exerce ação, pelo mental.

Na sua roupa existe um capuz, mas o Eremita está à mostra.

Esse arcano mostra que as crises que passamos tem a causa no passado e que para enxergar a origem, precisamos parar, olhar para trás, refletir, ver sem medo e admitir que deixamos passar alguma coisa.

É o arcano que pede reflexão e calma e que ensina que nas trevas, a luz precisa nascer de nós.

No Tarot o arcano do Sol está muito longe do Eremita, indicando que existe um caminho para se chegar na luz.

O Eremita tira a sua sabedoria da experiência, da origem e do mental e podemos acionar a chave que nos liga ao lado bom do Eremita, usando esse tripé.

O lado negativo do Eremita é a excessiva preocupação com o passado, a insistência em estagnar onde está a dor e tentar de todas as formas ignorar o futuro.

Nenhum arcano é negativo. O negativo e o positivo são escolhas humanas, então você precisa decidir e lutar mentalmente para impor o lado que mais te convém.

Um dos cursos que seriam ministrados por mim esse ano, é o de Oráculoterapia. Esse curso ensina como usar o Tarot como uma forma de terapia, baseada em quatro pilares: arquétipos, amor, prosperidade e saúde.

Vamos ensinar o módulo de saúde gratuitamente, para quem estiver a fim de aprender, num grupo fechado do Facebook, enquanto durar a crise do covide 19 (detalhe: 19 é o arcano do Sol), coincidência?

O curso não é para ensinar a jogar Tarot e sim para que você que quer aprender mais sobre saúde, auto cura e programações mentais que podem acionar a saúde e a doença.

Procure o link e participem!


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rosana Ferraz Chaves   
Oraculista, sensitiva e escritora. Se dedica aos estudos de anjos, baralhos e tarots antigos, ministra cursos de oráculos, neurolinguística. Desenha mandalas e cria perfumes mágicos em seu atelier. Autora do livro Magid - O encontro com um anjo.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.