A tagarelice da mente

A tagarelice da mente
Autor Isha Judd - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Recentemente, durante um retiro no México, eu estava andando pelas ruas de paralelepípedos admirando a baía, quando um grande bando de pássaros começou a cantar nas árvores acima da minha cabeça. Fiquei surpresa ao perceber imediatamente o quanto aquele som se assemelha à tagarelice da mente. No dia seguinte, sugeri aos participantes do retiro que fizéssemos uma meditação especial: eles deveriam caminhar até aquele lugar para se sentar sob as árvores, mergulhar profundamente em suas consciências e de lá testemunhar os pensamentos e sons dos pássaros.

Ruído da mente

Você também pode fazer isso. Encontre um lugar na natureza onde seus sons – o sussurro do vento nas árvores, o murmúrio de um riacho, o chilrear dos grilos à noite ou o chilrear dos pássaros – possam servir como uma espécie de “ruído da mente”. Concentre-se sem forçar sua atenção nos sons. Quando você se pegar agarrado quase inadvertidamente a um pensamento, tente gentilmente voltar sua atenção para o som ambiente.
 

Ouvindo de um espaço interno

Por meio dessa prática, desenvolvemos a capacidade de ouvir sons externos de um espaço interno de amor-consciência e, assim, aprendemos a nos distanciar de nossos próprios pensamentos. Este exercício nos dá outra oportunidade de praticar o testemunho da mente. Se aprendemos a ver nossos pensamentos como passageiros em vez de nos permitir envolver completamente, eles começarão a perder poder sobre nós.

Isso torna mais fácil abandonar os padrões de pensamento repetitivos e autodestrutivos e parar de nos torturar com as críticas e julgamentos de nossa mente.
 

Testemunhe seus pensamentos

Depois de se familiarizar com a ideia de testemunhar seus pensamentos, você pode aplicar essa mentalidade às suas interações com outras pessoas. Por exemplo: da próxima vez que você estiver discutindo com alguém, faça uma pausa, chame sua atenção para dentro e concentre-se apenas em ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Independentemente de você concordar ou não com o ponto de vista dela, apenas ouça. Ao fazer isso, você não está necessariamente presumindo que a percepção do outro é verdadeira, mas, na verdade, está se permitindo ouvir.
 

Ouvir testemunhando suas reações

Ao ouvir, você também se permite estar atento a testemunhar a resposta emocional que a opinião do outro gera em você. Se sentir necessidade de reagir, defender seu ponto de vista, atacar ou justificar sua opinião, pode ter certeza de que as palavras da outra pessoa estão provocando uma emoção profunda em você.

Ouça e, ao mesmo tempo, ouça a si mesmo. Leve a sua atenção por todo o seu corpo e ancore-se bem no fundo, com a única intenção de estar bem presente com o que está surgindo. Você pode descobrir que o que mais resistiu de seu oponente foi o que você mais precisava ouvir. Pode até perceber que ambos estavam defendendo o mesmo ponto de vista e que, no calor do momento, nem perceberam! Ou você pode descobrir que não importa quem está certo, e que a disputa em questão nada mais é do que uma ninharia em que não vale a pena desperdiçar energia.
 

Testemunhar o momento presente

A experiência de testemunhar e estar ciente do momento presente chega a nós como uma brisa fresca em um dia quente, suave, calma e plenamente. Desapegados de pensamentos e emoções estagnados, sentimos apenas a abundância do ser e a incrível presença do amor-consciência.

                                                                              Ao desenvolver a capacidade de ser testemunhas,
                                                                                     ganhamos a clareza de visão necessária
                                                                                    para avançar em nossa jornada espiritual,
                                                                                                      como uma lanterna
                                                                                             iluminando o caminho interior.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.