Home > Autoconhecimento
As casas do caminho

As casas do caminho

por Flávio Bastos

Ultimamente, muito se tem falado sobre autoconhecimento como sendo uma forma da pessoa atingir um certo nível de consciência sobre si mesma, transcendendo a matéria e indo ao encontro do Eu verdadeiro ou da essência que habita em todos nós. No entanto, nos perguntamos: O que vem a ser este "Eu" que independe do Ego e que nos estimula a conhecê-lo em sua profundidade?

Embora seja um tema em moda neste alvorecer de terceiro milênio, o autoconhecimento como referência histórica, remonta das primeiras experiências espirituais da humanidade, quando o homem em seus cerimoniais religiosos comunicava-se com suas divindades sob o efeito de substâncias químicas retiradas da natureza e que alteravam o seu estado de consciência. Prática utilizada até hoje por tribos indígenas e por alguns segmentos religiosos ou espiritualistas espalhados, principalmente, pela América Latina.

Das tribos primitivas, o autoconhecimento evolui ao passar pelas ricas culturas egípcia e hindu, quando surge o budismo como marco histórico na busca da verdade interior pela meditação.

Com o surgimento dos primeiros pensadores gregos (os filósofos), o tema volta a ganhar força na cultura grega do século IV a.C. Sócrates, autor do famoso lema: "Conhece-te a ti mesmo", é o precursor de uma escola que marca época na cultura da humanidade e cujos conhecimentos filosóficos são utilizados até hoje por estudiosos e pesquisadores de várias áreas da ciência.

A era cristã tem como referência máxima Jesus Cristo, que pregava a necessidade de transformação interior através da prática do bem e da caridade como forma de purificação e evolução espiritual.

Com o aparecimento da psicanálise de Freud (e seus antecessores), séculos XIX e XX, o autoconhecimento dá um importante passo no sentido da metodologia criada em torno da psicanálise, que leva as pessoas a se conhecerem melhor através da elaboração de conteúdos que são resultado das interpretações realizadas pelos psicanalistas durante as sessões.

Da base deixada pela psicanálise, a psicologia e a psicoterapia evoluem através de seus seguidores chegando até nossos dias, quando surge a psicologia progressista que transcende ao tratar o homem como ser integral (corpo, mente, espírito), registrando mais um marco histórico na milenar cultura da humanidade.

Ao dar um salto de qualidade na investigação do inconsciente humano além dos limites da vida intra-uterina, a regressão a vidas passadas tem, nos últimos anos, aberto caminhos para que cada vez mais pessoas interessadas no autoconhecimento, possam acessar informações pretéritas que sirvam como conteúdo terapêutico para que, através de processo conscientizador, consigam com novas atitudes perante a vida, transformar padrões e vícios comportamentais muito antigos.

Imaginemos na tela, uma pintura a óleo: é um vilarejo antigo com casas dispostas nas margens de um caminho que segue a sua trajetória para fora deste lugar, indo ao encontro da linha do horizonte. As velhas casas da pintura representam nossos condicionamentos, nossos vícios comportamentais padronizados ao longo da nossa existência enquanto essência. O caminho, a opção que temos à medida que desejamos mudar a sintonia do que somos para o que podemos ser, ou seja, a oportunidade de sairmos das "casas" e buscarmos através do caminho do autoconhecimento a transformação interior.

A vida é como esta imagem da pintura. A escolha entre permanecer nas casas ou sair para desafiar a estrada, será sempre única e exclusivamente pessoal. E assim somos todos nós!
Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 26 Atualizado em 22/08/2006

Autor: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva, Psicoterapia Reencarnacionista, Terapia Floral, Psicoterapia Holística, Parapsicologia, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. 
E-mail: flavio01bastos@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
CRISPR: Evolução artificial
Não conheço o horário de meu nascimento...
Umbanda - A alegria dos filhos de fé
Adeus aos preconceitos!
Feliz é aquele que sabe o que quer...
Você já despertou?

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
terça-feira, 19 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 03 – CHUN – DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.


energia
Runas: Sowilo
Seja transparente. Dia excelente , força vital e sucesso.


19
Numerologia: Originalidade
Mudanças ha muito consideradas podem ser bem feitas hoje. Seja diferente e original. Este é o dia para o exercício da individualidade.
Experimente o novo e o ainda não tentado. Mantenha-se independente e decisivo e, sobretudo, tenha coragem de agir de acordo com os seus sonhos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa