10 dicas para mudar o comportamento do filho

10 dicas para mudar o comportamento do filho
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Alex Possato

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 10/19/2008 11:02:23 AM


Olá! Vamos falar um pouco de pais e filhos? É, lembra-se daquela música da Legião Urbana, onde o Renato Russo dizia: você culpa os seus pais por tudo, isso é um absurdo. São crianças como você...

Pois é, certa vez ouvi o Renato responder a uma pergunta sobre o como ele conseguia fazer letras tão elaboradas, e ele simplesmente disse: lendo muito, estudando! Bem, o Renato sabia algo sobre sistemas entre pais e filhos, mesmo que intuitivamente. Eu trabalho com a hipótese de que a intuição é a maior e melhor sabedoria que o conhecimento adquirido, mas isso é papo pra outro momento. Mas vale a lembrança da música: os pais são crianças como você.

Vou falar sobre constelação sistêmica familiar e relacionamento entre papai e filhinho. E vice-e-versa. Para facilitar, vou pedir para você pensar o seguinte: imagine que existem programas pré-determinados que atuam no comportamento emocional de todos os pais da sua família. Sim, se você é pai, imagine que está rodando um programa que influencia nas suas emoções. O que você acha de ser pai? Como você se sente em relação ao seu filho? Tem culpa ao dar bronca? Ou culpa ao ser permissivo? Sente-se como ao poder dar o conforto material que você não teve? Sente-se melhor que seu pai? O que passa na cabeça quando não consegue suprir o seu lar com aquilo que gostaria? É justo e assume o seu papel? E como você se sente em relação ao... seu pai? 

 

Bem, sistemas familiares influenciam diretamente as emoções. São as emoções, que estão arquivadas em sua mente inconsciente, que representa 95% do total do seu conteúdo mental, que ditarão seu comportamento. Como pai, e também como filho, como patrão, como marido ou esposa, e assim por diante. Absolutamente todos os problemas de relacionamento, e no caso que estou falando, entre pai e filho, são originados por questões sistêmicas e, portanto, só podem ser resolvidas sistemicamente. Um problema de atitude do filho não é resolvido somente com um problema de atitude do pai. Isso causaria confronto e é profundamente desagradável. A constelação sistêmica auxilia nas mudanças de comportamento, mas parte de outro princípio: ao trabalho sistemicamente, as emoções se equilibram. Com as emoções equilibradas, as atitudes se modificam, gradual e naturalmente. Sem a imposição. Sem as regras da Super Nany.

 

Dizer as razões do porquê um filho não respeitar o pai seria um pouco incoerência da minha parte, porque a generalização não abraça todas as respostas. Mas como tenho certeza que a intuição sempre sabe das respostas, vou lhe dar algumas dicas, em formas de perguntas de efeito terapêutico, de como resolver conflitos desse tipo:

 

1 – como o pai do filho que não o respeita vê o seu próprio pai?

2 – o pai do filho se coloca como pai, ou seja, ele se sente maior que o filho (sistemicamente, ele é sempre maior)?

3 – após a idade em que o “passarinho pode voar”, quer dizer, a adolescência, mais ou menos, o pai solta o filho e deixa ele se virar sozinho (sistemicamente, este é o melhor caminho)?

4 – o filho está sendo colocado no seu devido lugar de filho e, assim, menor que os pais?

5 – o pai assume completamente os problemas que tem relação à ele – por exemplo, brigas de casal, problemas financeiros, estresse, etc. – sem jogar o “seu pacote” para as costas dos filhos?

6 – o pai sabe mandar o filho “calar a boca” nos assuntos que não são dele?

7 – o pai assume suas atitudes sem culpa, mesmo que, mais tarde, perceba que poderiam ter sido outras?

8 – o pai entende que a maior coisa que poderia dar ao filho, sistemicamente é a vida, e todo o resto é um “bônus” que pode ser maior ou menor, conforme a sua própria capacidade como pai?

9 – ao olhar o próprio pai, o pai sabe não pegar as responsabilidades que não é dele, e devolver ao “velho”, sem deixar que problemas do outro interfiram na própria vida?

10 – mesmo deixando os problemas ao “velho”, o pai sabe reverenciar o próprio pai, sabendo que a vida que recebeu dele é a coisa mais importante da sua existência, e sem ela, nada mais seria possível?

 

 

Alex Posssato

Full Life Coach

www.nokomando.com.br


Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online
foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


Deixe seus comentários:

Veja também


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Cadastre-se grátis para receber toda semana nosso boletim de Autoconhecimento.

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home