Menu

5 dicas poderosas para combater a fome emocional

Atualizado dia 10/6/2014 3:32:49 PM em Corpo e Mente
por Paula Machado


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sabia que a perda de peso permanente depende da sua saúde espiritual, mental, emocional, além, é claro, da saúde física? A maneira como lidamos com a comida é a mesma com que lidamos com a vida.
Vão aí 5 dicas que, usadas com constância e persistência, o ajudarão a libertar-se da fome emocional.

Dica 1 – Conheça seus Gatilhos
A fome emocional é o principal motivo para as dietas falharem. Dietas não modificam as emoções. Pessoas recorrem à comida nos momentos de tédio ou vazio interior, tristeza, ansiedade, cansaço, solidão e até mesmo alegria.
Para devolver a comida ao lugar certo na sua vida, é preciso compreender quais sentimentos, pensamentos e situações são gatilhos, isto é, o levam a comer sem fome.
Faça uma espécie de diário, anotando cada vez que você exagera na alimentação, quais são seus sentimentos naquele momento e nos instantes precedentes.
A cada vez que abrir a geladeira ou a porta da despensa, pergunte a si mesmo: “ Estou com fome de comida ou é de algo mais?” “O que estou sentindo ou necessitando neste momento? Que mais posso fazer para suprir esta necessidade ou sentimento?”.
Preste atenção nas horas e situações em que você come além do necessário. É quando seu chefe lhe dá mais trabalho e você não consegue dizer não? É quando você está entediada em frente à TV? É quando você chega em casa no fim do dia, exausto? Ou é nos fins de semana quando você se sente solitário ou tem uma vida social muito ativa?
Ao tomar consciência dos seus gatilhos, bole uma estratégia antecipada do que fazer. Por exemplo, para substituir a alimentação por tédio, você pode se propor fazer algo que o ocupe quando o sentimento bater (falar com alguém ao telefone, arrumar um arquivo ou um armário etc). Se você estiver se sentindo ansioso por causa do excesso de trabalho, que tal dar uma volta quando a vontade de comer chegar? Use sua imaginação, para cada um e cada situação funciona uma estratégia diferente.

Dica 2 – Expanda as atividades que lhe dão prazer
Para muitos, a comida é a principal fonte de conforto. E funciona: é rápido e fácil. Infelizmente o custo é alto: quilos a mais, culpa, diminuição da autoestima, além dos inúmeros problemas de saúde, claro. Para devolver à comida a função de nutrição e combustível, é preciso encontrar outras atividades que te deem prazer.
Faça uma lista de 10 coisas que você pode fazer no lugar de comer. Deixe essa lista à vista, para que você possa alcançá-la rapidamente quando o desejo bater. A cada vez que você conseguir debelar a compulsão, mais ela perderá sua força.
Nós condicionamos o cérebro por repetição, então, repita o novo comportamento até que ele se torne um novo hábito. O autoconhecimento e autoconsciência são apenas os primeiros passos para a mudança. Se você quer resultados diferentes do que está tendo hoje, é preciso que você faça coisas diferentes.

Dica 3 - Aprenda a dar um tempo antes de ceder aos impulsos, sentimentos e compulsões.
A pausa lhe dá chance de refletir sobre como se sente e se comer realmente vai satisfazer sua necessidade naquele momento. Impulsos e compulsões são temporários: se você se distrair com alguma outra coisa, eles costumam passar em 10 a 20 minutos.
A pergunta crucial a se fazer é: “A comida vai resolver este problema ou sentimento?”. Ou “Como eu me sentirei depois que tiver comido isto?”
A comida pode trazer um prazer temporário, mas, ao final, o problema inicial continuará existindo e você terá criado outros: quilos a mais, vergonha e culpa por ter perdido o controle.

Dica 4 – Aprenda a viver focado no presente
A maior parte das pessoas vive no tempo do “um dia”: “um dia eu farei isso”. A vida do “algum dia” é uma vida imaginária. Só existe o agora.
Os que exageram na alimentação tendem a acreditar que suas vidas serão muito diferentes quando eles perderem peso. Acreditam que finalmente serão felizes e muitos dos problemas das suas vidas estarão resolvidos. Não é verdade. Ao perder peso, você se sentirá melhor consigo mesmo e com seu corpo, mas seus problemas não vão desaparecer por mágica.
É como comprar um carro novo: você fica feliz por uns dias, mas depois o gosto da novidade desaparece. O novo VOCÊ será você mesmo, apenas numa versão menor. As inseguranças, medos, autolimites estarão firmes lá. Felicidade é escolha e você pode escolher ser feliz agora, enquanto enfrenta o processo de perder peso. Essa atitude faz com que a perda de peso se torne muito mais fácil.

Dica 5 – Transforme-se na sua prioridade
A alimentação emocional permanecerá na sua vida até que você cuide de si mesmo antes de qualquer outra coisa. Não é egoísmo, é uma maneira de trazer paz e equilíbrio para sua vida.
É muito difícil cuidar dos outros e ser bem-sucedido no trabalho quando nos sentimos vazios por dentro. Não se sinta culpado por cuidar de si mesmo. Você é muito importante, sim: você é tudo que você tem e outras pessoas dependem de você.
Reveja os fatores de estresse na sua vida e veja o que pode ser eliminado ou delegado. Obrigue-se a dormir 8 horas por noite: a falta de sono libera cortisol que faz armazenar mais gordura e reduzir o metabolismo, e afeta o humor, fazendo com que os impulsos alimentares aumentem.
Muitas vezes, quando as pessoas se acostumaram a comer demais por muito tempo, outras áreas de suas vidas são negligenciadas. Desenvolva hobbies e interesses que o ajudem a distrair-se da vontade de comer. Estabeleça novos objetivos na vida e vá atrás deles. Frequente um curso ou volte para a escola para desenvolver seu potencial e criatividade.

Participe do desafio gratuito, online Desafio Como encontrar o amor na maturidade . Saiba mais clicando  aqui

Talvez você também queira experimentar o novo minicurso gratuito A Ciência por trás do Amor e da Atração Física, uma série de 5 e-mails com o que a ciência tem de mais atual sobre a conquista e atração.  
Para saber mais, faça o download GRATUITO dos e-books
40 dicas para encontrar o amor maduro https://www.docesamores.com/encontrar-o-amor/
Os melhores lugares para conhecer homens interessantes https://www.docesamores.com/melhores-lugares/
Para manter um amor duradouro ( artigo) https://www.docesamores.com/as-melhores-dicas-para-encontrar-o-homem-certo-e-desenvolver-um-relacionamento-duradouro-e-de-qualidade/
Fórmula do Amor - como atrair o amor que você merece https://www.aformuladoamor.com/atrair-o-amor-que-merece/




Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paula Machado   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa