Menu

A Fórmula Mágica da Gratidão

Atualizado dia 11/5/2018 9:47:52 PM em Autoconhecimento
por Fernanda Luongo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Participei recentemente de um programa de 28 dias de gratidão e pude constatar as maravilhas que essa energia aplicada objetivamente pode gerar em nossas vidas. É realmente transformador!

Três décadas atrás, Martin Seligman e seus colegas lançaram o campo da "Psicologia Positiva". Na época, essa era uma ideia revolucionária na área da psicologia, já que a maioria dos dados sobre a emoção humana já havia focado em "psicologia negativa", como doença mental, trauma, dependência e estresse.

"O que aprendemos é que cultivar emoções como gratidão, otimismo, perdão, felicidade, compaixão e altruísmo nos fortalece em tempos de adversidade e turbulência emocional e leva a uma maior felicidade e resiliência. Além disso, de todos os atributos que se podem desenvolver, a gratidão é o que está fortemente associada à saúde mental". (Dr.Randy Kamem – Psicólogo)

Por qual razão atravessamos nossos dias com lentes de contato pouco apreciativas? Será que não damos importância aos bons e sublimes momentos da vida? Gostamos de falar do que deu de errado no decorrer das circunstâncias, mas, e aquilo que deu certo? Estamos cegos para a beleza ou será que ela simplesmente fugiu de nosso cenário cotidiano?
Você pode não estar vivendo o conto de fadas que sempre sonhou: aquela mansão em Hollywood, aquele casamento perfeito, aquela conta bancária bem gorda, aquelas férias dos sonhos no Caribe, mas será que mesmo assim não tem motivos de sobra para agradecer?
Agradecer pela oportunidade de estar vivo, pelo alimento que possui em sua mesa, pela possibilidade de ter um emprego digno, pela benção de ter amigos, pelo sol que irradia todos os dias e faz com que a vida neste planeta seja possível, pelas árvores que liberam o O² que você respira, por todos os prestadores de serviço que te auxiliam, direta ou indiretamente, pela economia que você faz quando aquele alguém resolve pagar a sua conta como forma de gentileza.

O universo só nos dá de volta aquilo que emanamos e emitimos a ele. Portanto, se vibrarmos sentimentos de ingratidão, insatisfação e escassez é isso que ele nos devolverá. Do contrário, se vibrarmos gratidão ele nos agraciará com mais motivos para que sejamos gratos e devolvamos a ele essa poderosa energia, criando assim um círculo positivo e construtivo de retroalimentação generoso.
Pesquisas comprovam que demonstrar gratidão melhora o bem-estar mental, físico e social, o otimismo e felicidade; aumenta o sentimento de conexão em tempos de perda ou crises; melhora a autoestima, eleva os níveis de energia, fortalece o coração; o sistema imunológico e diminui a pressão arterial, melhora a inteligência emocional e acadêmica, diminui o estresse, ansiedade, depressão e dores de cabeça, entre outros...

Hoje, mais do que nunca, temos meios para medir estas mudanças. A Neurociência por exemplo nos revela que se meditarmos 30 minutos por dia, ao final de 15 dias, teremos já mudanças notáveis no cérebro. Nosso cérebro se reescreve! Ao contrário do que se pensava no passado, que depois de tornar-nos adultos, nosso cérebro não se modificava, os estudos recentes de hoje provam o contrário. Também conhecida como plasticidade neuronal, a neuroplasticidade refere-se à capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências.

Exercitar a gratidão é de fato moldar-se a um outro nível estrutural! Praticar algo novo, ao final de um dado período, será responsável por reescrever e conectar de novas formas nossas conexões neurais e isso, meus caros leitores, tem um impacto gigantesco em nossas vidas.
Se nossa mente cria a nossa realidade, pense nos inúmeros benefícios da gratidão.
Quanto mais percebermos uma experiência como sendo positiva, mais essa percepção se generalizará para outras partes do cérebro. Rick Hanson explica que as experiências negativas são como "velcro" e tendem a ficar em nossas mentes, enquanto as experiências positivas são como "teflon" e mais facilmente escorregam. Devemos trabalhar ativamente para integrar experiências positivas no cérebro para que os positivos "grudem" e os efeitos benéficos durem.
Como então fazer isso?
Primeiro, você precisa fazer com que a gratidão se torne um hábito.
Ao acordar pela manhã habitue-se a agradecer por sua vida e pela oportunidade de fazer e aproveitar o seu dia da melhor forma possível. Ao deitar-se faça uma retrospectiva e ressalte dois ou três momentos, eventos, imagens, sensações pelas quais se sinta realmente grato.

Você pode também criar um diário da gratidão e acrescentar elementos todos os dias a ele. Ex. Sou grata pela ajuda que recebi hoje quando derrubei meus livros; sou grata pelo telefonema que recebi informando que minha mãe saiu do coma; sou grata por ter recebido um sorriso sincero de um estranho na rua; sou grata por conseguir pagar minhas contas em dia.

Você pode pensar em pessoas que lhe ajudaram e escrever a elas uma carta de agradecimento pelo feito.
Você pode pensar “obrigada” várias vezes ao dia e se sentir abençoado por desfrutar do mistério da vida.
Você também pode separar alguns minutos para visualizar seus objetivos como se já os tivesse realizado e agradecer ao universo por tê-los concretizado.

São muitas as ferramentas e maneiras pelas quais você pode fazer da gratidão o seu programa diário até que se torne parte natural do seu cotidiano e do seu próprio ser.
A receita da fórmula mágica para a transformação da realidade é encontrar motivos para agradecer!
Pause por um momento, reflita e sinceramente responda:
- Pelo que você é grato hoje?


Texto Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fernanda Luongo   
Cantora, escritora, autora de três obras literárias já publicadas no país, terapeuta holística, registrada no Conselho Nacional de Terapia Holística CRT: 46.801 e originadora do Método Akhenaton®.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa