auravide auravide

A Paz que vem de dentro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Tenho por hábito ao acordar,  abrir aleatoriamente um livrinho de cabeceira do autor Lourival Lopes, chamado “Ânimo!” e hoje,  deparei-me com a seguinte mensagem: 
“Preserva a tua paz. É com a paz que sentimos a vida mais profundamente, compreendemos melhor as pessoas, melhor trabalhas, dormes, pensas, ages e amas.
Conserva tua paz, mesmo que te apareçam complicações, que se instalem revoltas, que percebas o fio da incompreensão, a ponta da ironia, e que recebas palavras amargas.
Na hora da contrariedade, defende tua paz, para que ela te defenda de mal maior. Lembra-te dos desastres que a irritação acarreta em ti e nos outros, ao arruinar o presente, comprometer o futuro e ceifar esperanças.

A PAZ QUE PROTEGES É AQUELA QUE TE DÁ PROTEÇÃO”.


Atualmente, diante das dificuldades que todos vivenciamos, a  paz que tanto almejamos acaba transformando-se em artigo de luxo pois, quase sempre somos confrontados e desafiados pelos entornos da convivência familiar, social e profissional.

A falta de diálogo e paciência entre as pessoas acaba gerando embates desnecessários; o orgulho e a  prepotência exacerbados diante da desenfreada busca do poder, as máscaras sociais que utilizamos para esconder nossas verdades internas; a ansiedade tão em voga no mundo moderno, associada a uma sociedade onde o “ter” virou prioridade diante de uma geração consumista, o descontrole emocional  quando nos deparamos com situações adversas; todas estas situações, levam-nos a experienciar uma sociedade hipócrita e vazia, que ainda vivencia experiências de dor e sofrimento.

Preservar nossa paz é fundamental para mantermos o equilíbrio emocional, espiritual e físico, buscando uma vida de plenitude.
Quando compreendemos sua importância, nos damos conta do quanto o impacto gerado por situações de cólera, ira, ciúmes, apegos, irritabilidades e,tantas outras situações, acabam trazendo-nos uma série de perturbações emocionais, espirituais, ou  físicas, na grande maioria através dos processos de somatização.

Segundo o livro “O Ser Consciente”, de Divaldo Franco, pelo Espírito Joana de Angelis sobre o Mecanismo de Projeção, comenta:

Há uma natural e mórbida tendência no ser humano de ignorar certas deficiências pessoais para projetá-las nos outros. Toda vez que alguém combate com exagerada veemência determinados traços de caráter de alguém, projeta-se nele, transferindo do Eu, aquilo que o Ego não deseja reconhecer como deficiente, a qualidade negativa que lhe é peculiar. Torna-se a sua vítima o espelho no qual reflete inconscientemente.

Há uma necessidade de combater nos outros o que é desagradável em si”.
Um exemplo dessa dinâmica relacionada a Projeção,  está em rotular, julgar, criticar, culpar alguma pessoa por comportamento inadequado, ou um fracasso próprio. Assim, evita-se o desconforto de admitir conscientemente a falta cometida, guardando o sentimento no inconsciente tornando-se uma vítima coitadinha do outro.
Outro exemplo que ilustra bem essa questão da projeção, poderia estar relacionado ao fato de que ao tropeçarmos na rua, a culpa é da administração pública municipal e, não da nossa desatenção.
Importante que possamos defender nossa paz daquelas pessoas especialistas em promover intrigas, maledicências, críticas e tantas outras situações que visam nos desestabilizar.

A paz no mundo começa dentro de mim quando me aceito de corpo e alma, investindo no processo de autoconhecimento, reconhecendo minhas imperfeições (defeitos) com amor e compaixão, trazendo-os para o nível da consciência.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 365


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 30 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas como Pissarro e Van Gogh. Cursos de Pintura para Pintura em Óleo ou acrílica sobre tela -iniciantes ou não. www.taniapaupitz.com.br wathsapp - 48 999723446
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa