Home > Autoconhecimento

A Psicossomática do Bom Funcionamento de nosso sistema nervoso

por Flávia Fuzeti Fagali

Quando a vida nos parece confusa é porque dentro de nós estamos com uma série de conflitos existenciais, num processo que pode nem ser consciente, mas que acaba gerando uma instabilidade emocional e causando problemas em médio prazo em nosso corpo físico.

Falando um pouco mais sobre transtorno bipolar e suas causas psicossomáticas, temos, por exemplo, a compulsão por compras, que é um dos sintomas da Bipolaridade Tipo II. Que tipo de desequilíbrio emocional pode estar pro trás desta compulsão? Em geral é a necessidade de preencher um vazio interior.

Muitos de nós, não nos damos conta da proporção de nossas necessidades interiores, pois isso exige um bom trabalho de autoconhecimento, que pode ser buscado em uma psicoterapia.

Encarar nossa sombra, o que não aceitamos em nós mesmos, olhar de frente para nossos medos, nossa vulnerabilidade exige muito esforço. Não tem como fazer uma faxina e não se sujar! Por isso costumo dizer que o trabalho em psicoterapia não é fácil, mas necessário e nos trás bons resultados. É muito comum que em nosso processo inconsciente de tentar fechar estas lacunas deixadas pela insatisfação muito busquem reconhecimento e valorização do outro, pois sentem necessidade de aprovação, e nesta direção acabam buscando fora o que deveriam buscar dentro.

Procurar sanar nossas necessidades emocionais e afetivas por meio de referências externas é o caminho menos eficiente em direção à cura de nossas dores físicas e emocionais.

Em primeiro lugar, é preciso estar bem consigo mesmo, reconhecer-se em essência e fortalecer sua autoestima, para depois lidar com os acontecimentos externos. Pois quando estamos bem com nós mesmos à relação com tudo o que é externo, emprego, dinheiro, filhos, relacionamentos... flui muito melhor. E este é o grande segredo do bom funcionamento do nosso sistema nervoso, que é a base de todas as doenças emocionais relacionadas à ansiedade, depressão e transtorno bipolar.

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 2 Atualizado em 14/04/2019

Autor: Flávia Fuzeti Fagali   
Psicologa Junguiana/ Psicossomática. Atende na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao metrô, e nas regiões da Paulista, Vila Mariana e Metrô Sumaré. Telefone para contato e WhatsApp (11) 98278 8785 
E-mail: flaviafagali@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
Mercúrio Retrógrado em Escorpião
Transtorno bipolar
Você é a própria Graça
As luzes do criador nunca se apagam...
Uma grave doença chamada simbiose
Pode Acreditar. Estou com você!

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
sexta-feira, 15 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 14 - TA YU – GRANDES POSSES
A bondade é a única arma segura e certa para conquistar. Apenas aquele que for suave e calmo alcançará o sucesso.


energia
Runas: Naudhiz
Evite tensões e seja tolerante. Pratique a paciência.


15
Numerologia: Dedicação
Aconselhe se for necessário, liquide casos pendentes e empenhe-se em ver feita a justiça, advogue causas justas. Mantenha o equilíbrio e a harmonia pois o dia é afetuoso e compensador




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa