Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento



Autoestima e Afetividade I  
Home > Autoconhecimento
Autoestima e Afetividade I

por Willes S. Geaquinto

Compartilhe
   


Este tema tem sido objeto de uma das principais palestras que tenho feito há muitos anos. Por isso, pelo grau de importância que a afetividade desempenha na vida das pessoas, resolvi, através desta série de artigos, compartilhar com vocês as reflexões e vivências a respeito do assunto.

É inegável que todo ser humano possui a necessidade de ser reconhecido, amado e aceito por outras pessoas. Pode-se, inclusive, afirmar que esse “reconhecimento” é fundamental para a sua autoestima e, consequentemente, para toda a sua existência.

Essa “fome” de estímulos afetivos é uma necessidade psicobiológica, que somente pode ser satisfeita por “gestos” que impliquem no reconhecimento positivo do outro. Lembrando que esses “gestos” tem que ser significativos, não se tratando de mera aclamação, de algo superficial ou artificial. Pois, se for assim, contribuirá muito pouco para o bem-estar do indivíduo. A maneira como essa necessidade de afeto é nutrida, influenciará a pessoa pelo resto da sua vida.
Estudos comprovam que crianças que não são alimentadas em sua carência de estímulos têm o seu crescimento prejudicado. Algumas até podem vir a sofrer de determinada degeneração física se não forem suficientemente “tocadas”.

É possível também que uma pessoa que não foi atendida em sua necessidade afeto, passe a maior parte da sua vida tentando obtê-la de várias maneiras, inclusive através de condutas negativas, às vezes classificadas como “rebeldes”. Certamente também, ela terá dificuldades em relacionar-se afetivamente com os outros.

A falta de estímulos positivos suficientes tem um efeito negativo sobre a existência das pessoas, já que estes são fundamentais para que elas se desenvolvam emocionalmente saudáveis e equilibradas.
Texto Revisado

 


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   

Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação:
Autoestima e Afetividade I
5 1


Autor: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Com método próprio trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos e fobias. Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 3212-5653 site: www.viverconsciente.com.br 
E-mail: willesterapeuta@bol.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 13/01/2018

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




Energias para Hoje
sábado, 21 de julho de 2018


energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Se você não se posiciona, não adianta reclamar da inconveniência do outro!
2. Enfrente seus medos
3. Como é um relacionamento ideal para você?
4. Quem são os abusadores emocionais perversos e como agem?
5. Aceite seus sentimentos
6. Falando de chacras e iniciações espirituais
7. Por que Você é assim?
8. Por que há espíritos negativos?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade