Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Home > Autoconhecimento
Cuidado com o mau humor! Cuidado com o mau humor!

por Paulo Salvio Antolini


O humor a qual me refiro é o que reflete o estado de espírito de uma pessoa. “Mauro está de bom humor”, significa que ele está alegre, radiante, receptivo e disponível para compartilhar de qualquer situação ou assunto, ou quase todos. Pois pode ocorrer situações assim: “Foi só eu tocar nesse assunto para ele mudar de humor”. “Ângela hoje está de péssimo humor”, querendo dizer que é melhor não se aproximar demais, principalmente com assuntos que requerem disponibilidade para serem tratados.

A importância de identificarmos como nos encontramos emocionalmente é para podermos administrar o como lidarmos com isso. Não só exercermos o autocontrole sobre nossas manifestações com pessoas ou situações que necessitamos tratar, como também buscarmos identificar o que está gerando estas emoções.

O mau humor se apresenta como uma nuvem negra ou cinzenta, dependendo da intensidade, frente aos olhos de quem assim se encontra. Até um “bom dia” dado a ela torna-se incômodo, podendo desencadear como resposta, desde um “grunhido” ininteligível até algo muito mais mal educado.

É natural que vez ou outra nos encontremos mal humorados. Porém, há uma grande parcela de pessoas que o possuem cotidianamente. O mau humor desencadeia uma onda dissonante no ambiente, envolvendo todas as pessoas que se encontram nele. Tem efeitos desastrosos, pois é contagioso, contaminando a tudo e a todos. A tudo porque qualquer assunto que estiver sendo tratado ganha um invólucro negativo, e a partir daí, sempre que for abordado trará à lembrança dos envolvidos o clima que existiu sobre ele anteriormente. A todos por que o registro mental que ficou é de tensão e até estresse.

O marido chegou irritado, mesmo sem ter causa aparente. Disse isso à sua esposa e filho: “Não sei o que está havendo comigo, mas estou com um humor do cão”. (Sabemos que “humor do cão” é usado quando não se está bem). A esposa descuidadamente faz uma colocação inadequada ao marido, o que o leva a se recolher. “Seu filho entendeu que a reação do pai era por algo com ele, o que o fez fechar a cara” quando se encontraram.
Exemplo corriqueiro no dia a dia familiar, não acham? Dois ou mais dias serão necessários para que esse estado entre eles se altere, diluindo as tensões e voltando a ser harmônico.
Se o pai se livrou do mau humor e chega trazendo um bom sorriso e comentários positivos sobre algo, o pensamento dos demais se assemelha a: “Primeiro nos agride e depois vem como se nada tivesse acontecido”.

Texto Revisado
           

Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação:
Cuidado com o mau humor!
3 259


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Publicado em 02/03/2018

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
domingo, 23 de setembro de 2018


energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Quando você age, o Universo conspira e o medo desaparece!
2. A história de Buda
3. A vida não acontece se você não acredita que merece!
4. Uma mente repleta de espaço é feliz de verdade
5. Porque estou tão irritado ultimamente? Quando isso vai passar?
6. O acaso não existe
7. O medo de errar
8. Espiritualidade, Maturidade e Emoções



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade