Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Home > Autoconhecimento
O Espiritismo e os Espíritas O Espiritismo e os Espíritas

por Luciano Américo


O que é ser espírita? O que significa isso? Há um significado especial em ser espírita?

Devemos, como sempre, precavermo-nos contra o perigo da rotulação que nos desvia do fundo verdadeiro da doutrina. O que aprendemos com e através do espiritismo? A caridade é o foco central da doutrina espírita, por ser sua condição básica a compreensão do sentimento que deve nos ligar aos demais seres humanos que é o amor incondicional, fundado na luz que invade o cosmo, provinda do ser supremo, da qual
suportamos o que nossa capacidade vibracional permite e temos necessidade de distribuí-la de todas as formas que formos capazes.

Mas, isso é "privilégio" de espíritas? Todas as doutrinas religiosas idôneas não proclamam a mesma realidade e sugerem o sentimento de união entre familiares, vizinhos, povos, nações e o mundo inteiro? O amor filial a Deus e fraterno a todos os irmãos é preceito transmitido a todos os povos por todas as ramificações religiosas.

Entendido isso, podemos melhor conceituar o que é ser espírita e o que é o espiritismo.

Espiritismo é a denominação dada por Allan Kardec ao conjunto de ensinamentos transmitidos pelos Espíritos encarregados de decerrar aos homens, sobretudo da parte da civilização conhecida como ocidental, o que ficou de algum modo obscuro nas lições deixadas por Jesus. O momento era apropriado, pois, dispúnhamos de conhecimentos que nos faltavam na época em que ele nos ensinou e eram necessários para o entendimento completo.

Entendimento completo? Temos esse entendimento hoje? Se olharmos a habitação terrestre como um todo veremos que muitos de nós permanecem tão obtusos e egoístas como naquele tempo. Mesmo reencarnando várias vezes desde então, tendo à disposição as lições da vida e do próprio cristianismo das quais se vive fugindo por renegarem nossas paixões
terrenas, das quais custamos nos desgarrar por não ter ainda olhos de ver coisas imensamente melhores do que nos apresenta a vida material com seus atrativos fúteis.

Enquanto o espiritismo veio e ficou para nos relembrar e melhor conhecer as lições do amoroso rabi, nós, os espíritas, ainda lutamos tenazmente contra nossas resistências íntimas, ainda muitos rezamos a cartilha do amor e caridade só por fora e, como os fariseus, atuamos intimamente de acordo com nossas tendências inferiores.

Sempre foi assim, em todos os tempos, sob todos os mestres, sob todas as doutrinas. Um dia, está escrito nas estrelas, pois elas nos dizem isso o tempo todo, formaremos um coro maravilhoso e uníssono sob a regência do nosso querido rabi, juntamente com todos os que foram, em todos os tempos e lugares espíritos de luz que vieram nos ensinar mais
de perto. E a paz não será mais uma promessa do porvir e sim luminescente realidade.
 

Texto revisado por: Cris

Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação:
O Espiritismo e os Espíritas
5 20


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Luciano Américo   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Publicado em 20/10/2006

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
sábado, 18 de agosto de 2018


energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você está preparado para as notícias ruins?
2. A violência online, a violência cibernética
3. Rompendo padrões
4. Viver vale a pena
5. Insatisfação é uma bênção
6. Você é uma mulher única?
7. No escuro de si mesma
8. O que eu posso aprender com esse desafio?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade