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O SISTEMA BIOCÊNTRICO UMA CONEXÃO COM A AGENDA 2030 DA ONU

Atualizado dia 4/4/2020 5:28:05 PM em Autoconhecimento
por MSousä Administração Bioquântica


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“Será necessário inaugurar uma nova civilização, criar uma estética antropológica, um sistema de ressonância com a parte iluminada de nós mesmos e de outras pessoas; uma espécie de chave mestra de nosso coração, capaz de descobrir a semente da beleza indescritível.” – Rolando Toro Araneda (1924-2010)

A Globalização surgida no período das grandes navegações é o processo de aprofundamento internacional pela integração entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural mundial, militar ou político, com evidente integração de Mercados entre os países, por intermédio dos avanços e redução dos custos provocados pelos meios de transporte e comunicação, iniciada no final do Século XX, avançando pelo Século XXI, entre as constantes flutuações de acontecimentos positivos e negativos mundiais, no Planeta Terra como um todo.

O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

De acordo com o site www.pactoglobal.org.br o Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, como segue:

“Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan (1938-2018), o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Hoje, têm mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, em 160 países. A Rede brasileira é a terceira maior do mundo, com mais de 800 integrantes, entre empresas, organizações empresariais e representantes do governo. No país são conduzidas mais de 30 iniciativas nas áreas de Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Combate à Corrupção, Comunicação e Engajamento e ODS (alinhamento das estratégias de negócios à agenda global de sustentabilidade).”

  • “O Pacto Global advoga dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações.”
Também no site https://nacoesunidas.org/ em referência a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro de 2015), os líderes de governos e de Estado de 193 países adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS foram construídos a partir dos resultados da Rio+20 e levam em conta o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), oito metas de combate à pobreza que o mundo se comprometeu em atingir até 2015. Buscando obter avanços nas metas dos ODM não alcançadas, os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos. Os ODS são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Os ODS também são universais, o que significa que se aplicam a todos os países do mundo. Governos locais e regionais desempenharam um papel importante em influenciar a definição dos ODS, advogando com sucesso, em especial, pelo ODS 11, “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. A Agenda 2030 reconhece o papel fundamental dos governos locais e regionais na promoção do desenvolvimento sustentável. A Força-Tarefa Global de governos locais e regionais foi criada em 2013 para reunir e coordenar o trabalho de defesa conjunta das principais redes internacionais de governos locais. A Força-Tarefa tem participado ativamente nos processos dos ODS e da Habitat III (Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável), e tem trazido as vozes de líderes locais para os debates internacionais sobre financiamento para o desenvolvimento, redução de riscos de desastres e mudança global do clima.

Para tanto, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), são os seguintes: 1) Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; 2) Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; 3) Assegurar uma vida saudável e promover o bem estar para todos e todas, em todas as idades; 4) Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas; 5) Alcançar à igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; 6) Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos; 7) Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos; 8) Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos e todas; 9) Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; 10) Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; 11) Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; 12) Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis; 13) Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos; 14) Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; 15) Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade; 16) Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; 17) Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Igualmente, Rolando Toro Araneda (1924-2010), legou-nos o Princípio Biocêntrico, criando a Biodanza – Sistema Rolando Toro e, posteriormente a Educação Biocêntrica, que constituem o paradigma que poderá servir de fundamento para as Ciências Humanas do futuro: Educação, Psicologia, Jurisprudência, Medicina e Psicoterapia: a) O Princípio Biocêntrico situa o respeito à Vida como centro e ponto de partida de todas as disciplinas e comportamentos humanos. Restabelece a noção de sacralidade da vida; b) O Princípio Biocêntrico se inspira na vivência de um universo organizado em função da vida; c) Tudo aquilo que existe, elementos, estrelas, plantas, animais e humanos são os componentes de um Sistema Vivo maior; d) O universo existe porque existe a vida e não o contrário. As relações de transformação matéria-energia são estados diferentes de integração de vida; f) Nossa abordagem epistemológica parte da vivência de estar vivo e da certeza que esta vivência proporciona como dado inicial; g) Segundo este princípio, o universo é um sistema vivo prodigioso. A vida não é simplesmente a consequência de processos atômicos e químicos, mas o programa implicado que guia a construção do universo; h) A evolução do universo é, na realidade, a evolução da vida; i) Neste sentido, compartilhamos a abordagem de David Bohn: sob o domínio explicado pela ciência, situa-se um domínio implicado de totalidade indivisa. “Os dados reais da ciência – afirma Bohn – só parecem fazer sentido sobre algum tipo de fundamento implicado ou unificador, ou transcendental, subjacente aos dados explícitos”; j) A partir do Princípio Biocêntrico podemos conceber o universo como um gigantesco holograma vivo; k) A experiência da unicidade mística e da Identidade Suprema é para nós perfeitamente válida; l) Podemos descobrir nesta vivência essencial as raízes de uma cultura da vida. m) A desconexão dos homens da matriz cósmica da vida gerou, ao correr da história, formas culturais destrutivas. A dissociação corpo-alma e a repressão da experiência paradisíaca conduziram à profunda crise cultural em que vivemos; n) Se tomarmos como ponto de partida as propostas intrínsecas que surgem do ato de viver e da comunhão com os seres vivos, temos que abandonar, com decisão absoluta, qualquer tipo de fundamentação culturalista baseada no dinheiro e no assassinato; o) Os interesses da vida nem sempre se conjugam com as necessidades de nossa cultura. Assim, por exemplo, todo o delírio jurídico do Oriente e do Ocidente, com seus códigos e tribunais de justiça, se baseia na propriedade privada, não na vida; p) As guerras são também a expressão dessa psicose coletiva que nega a sacralidade da vida; q) A cultura deveria estar organizada em função da vida. Nossas formas culturais são antivida; r) O Princípio Biocêntrico, portanto, surge de uma proposta anterior à cultura e se nutre dos impulsos que geram processos viventes; s) O Princípio Biocêntrico propõe a expressão de seus poderes evolutivos. Biodanza é deste ponto de vista, uma poética do vivo, baseada nas leis universais que conservam e permitem a evolução da vida. Todas as ações da Biodanza se orientam em ressonância com o fenômeno profundo e comovedor da vida. O indivíduo e sua biografia não serão, para nós, senão uma expressão triunfante ou dolorida da Vida Cósmica.

Acima de tudo precipuamente, a Educação Biocêntrica é a pedagogia do encontro, tem como objetivo proporcionar fundamentação teórica e prática, pautadas no princípio biocêntrico, que dê aos profissionais uma visão global do universo e das questões sociais dentro de um pensar científico e de ações que favoreçam um sentido evolucionário da vida.

Além disso, participamos do pensamento visionário de Albert Schweitzer (1875-1965): 1- “Meditando sobre a vida, sinto a obrigação de respeitar qualquer vontade de vida ao meu redor, por ser igual à minha. A ideia fundamental do bem é, pois, que este consiste em preservar a vida, em favorecê-la, em conduzi-la ao seu valor mais alto; e que o mal consiste em aniquilar a vida, lastimá-la, impor barreiras ao seu florescimento”. (A. Schweitzer: O problema da ética na evolução do pensamento humano); 2- O pensamento de Rolando Toro é que a vida não surgiu da matéria, mas que a matéria se organiza em relação às possíveis estruturas da vida. A causa do universo é a vida; 3- Desde milhares de anos temos vivido dentro de um contexto cultural alienante. Porém, se o universo está vivo desde o começo, a cultura do futuro será uma Cultura da Vida; 4- Os parâmetros de nosso estilo de vida são os parâmetros da vida cósmica. Em outros termos, nossos movimentos, nossas danças, se organizam como expressões de vida e não como meios de alcançar fins externos. Vivemos para criar Vivemos para criar mais vida no íntimo da vida; 5- Se as condições culturais e socioeconômicas são antivida, nós nos propomos a mudar este sistema, não com a ajuda de uma ideologia, mas restabelecendo em cada instante, em nossa vida, as condições de nutrição da vida; 6- Não é a consistência ideológica de um homem o que interessa, mas sim sua consistência afetiva, sua prática do movimento-amor; 7- O Princípio Biocêntrico põe seu interesse em um universo compreendido como um sistema vivo de grande complexidade. O reino da vida abarca todo o que existe, desde os neutrinos até os quasares, desde as pedras até os pensamentos mais sutis; 8- Toda expressão, todo movimento, toda dança, é uma linguagem viva; 9- O sentimento de amor poderia defini-lo como a experiência suprema do contato com a vida. Através da Biodanza chegamos à fonte originária dos impulsos de vida; 10- Dança, Amor e Vida são termos que aludem ao fenômeno da Unicidade Cósmica; 11- O núcleo criador da cultura do terceiro milênio está por nascer com a restituição da sacralidade da vida.

Do mesmo modo, coaduno-me com o pensamento de Rolando Toro, quando ele diz que em nosso tempo, a tarefa mais urgente da Humanidade é desenvolver o potencial afetivo tanto a nível individual como coletivo.

Não raro, e em parte, o comportamento humanitário está afetado por representações internas de caráter sombrio.

Concomitantemente, as representações internas sobre o sexo oposto, sobre o amor e sobre a própria identidade sexual não se modificam pela via da consciência.

A saber, o único instrumento de modificação de tais representações internas é a experiência vivida aqui e agora. Este é um instrumento de integração quântica - física quântica (Max Karl Ernst Ludwig Planck - 1858-1947) - de energia que produz durante a vivência de encontro. E, pelas vivências de Biodanza – Sistema Rolando Toro, que tem como conceito “um sistema de integração humana, de renovação orgânica, de reeducação afetiva e de reaprendizagem das funções originais de vida”; é um sistema que estimula o desenvolvimento humano através de vivências integrativas induzidas pela música e pela dança.  E, tendo como ponto de partida, o Princípio Biocêntrico, trabalhando no ser humano os potenciais genéticos, linhas de vivências (vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência), despertam vivências desconhecidas relacionadas com o êxtase e a felicidade.

Primordialmente, a Humanidade tem que aspirar não apenas o bem-estar, não somente a elevação da qualidade de vida, mas a felicidade.

Além disso, como criar as condições sociais e emocionais que facilitem a felicidade? Porque nossa cultura está essencialmente equivocada; seu resultado final é a solidão, a depressão e a destrutividade.

Igualmente, como mudar os valores que movem nossa sociedade sem uma transformação das pessoas? Necessitamos criar uma poética das relações humanas. Ou seja, outro modo de percepção da vida, um acesso à experiência paradisíaca.

Acrescente-se, que necessitamos mudar o conteúdo da informação.

Com efeito, a expansão da Biodanza em todo o mundo, coordenada pela International Biocentric Foundation – IBF se deve ao fato de que ela dirige seu foco para as necessidades mais profundas desta época de crise, ética e cultural.

Ademais, eis algumas aspirações humanas obtidas de uma pesquisa com 600 pessoas, promovida por Rolando Toro Araneda: a) Saúde, alimento, energia; b) Afetividade, amor, compreensão, prazer, amizade, solidariedade, ternura; c) Criatividade, trabalho, casa, livre expressão; e d) Transcendência, acesso ao êxtase, visão de totalidade, expansão de consciência.

Inclusive, se observarmos esta lista de necessidades podemos descobrir que elas correspondem às cinco Linhas de Potências ou Potenciais Genéticos (vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência), que a Biodanza – Sistema Rolando Toro se propõe a desenvolver.

Indubitavelmente, a felicidade é contagiosa. Uma pessoa feliz pode influir na felicidade de muitas outras. A felicidade é um processo de amadurecimento. Cada pessoa pode desenvolver seus potenciais de felicidade e alcançar estados cada vez mais refinados e intensos.

Inegavelmente, necessitamos da felicidade pessoal e da felicidade dos outros.

Dessa maneira, a expansão da Biodanza no mundo pode mudar o sentido sacrificial da vida em uma nova ordem estética, epifânica e amorosa.

Com efeito a tendência à felicidade e à tristeza emerge de uma disposição interna muito profunda e não depende somente das circunstâncias externas.

Isto é, ser feliz é um modo de ser.

Surpreendentemente, existem pessoas que têm tudo o que a vida pode oferecer e, no entanto, experimentam uma tristeza profunda. É como se o humor depressivo nascesse das entranhas.

A saber, a medicina grega já classificava os “humores” em quatro tipos: nervoso, sanguíneo, fleumático e bilioso. Visto que, estas designações aludiam ao predomínio de determinados sistemas orgânicos.

Consequentemente, o humor vital, no sentido de Lopez Ibor (1906-1991), teria sua origem na parte endógena. No entanto, o Inconsciente Vital é também influenciado pelas condições ecológicas externas.

De fato, a atmosfera afetiva do lar, as tensões do trabalho, a zona geográfica (fria, quente, desértica, tropical) a solidão e outros componentes da existência influem, em seus conteúdos existenciais, sobre o Inconsciente Vital.

Em vista disso, as disposições à felicidade provem do humor endógeno e do humor reativo.

Por consequência O humor endógeno é gerado pelo estado de saúde dos órgãos. O humor reativo é a resposta frente à ecologia humana.

Primordialmente, o Sistema Biocêntrico e a Biodanza – Sistema Rolando Toro em conjunto com a Educação Biocêntrica, constituem formas qualitativas de ações sobre a disposição à felicidade, entre outros diversos fatores explicitados no assunto, e com galhardia, pode contribuir no orbe terrestre com a Agenda 2030 da ONU numa produtiva conexão de sucesso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARANEDA, Rolando Toro

Curso de Formação Docente em Biodanza – Coletânea de Textos – Tomos de I a VI – Escolas de Biodanza Rolando Toro – MG; e

Biodanza, Editora Olavobrás/EPB, 2002, São Paulo – SP.

INTERNET:

www.pactoglobal.org.br

https://nacoesunidas.org/

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/gpssistema-posicionamento-global.htm

http://www.escoladebiodanza.com.br/


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