Menu

Reprograme seu cérebro: Como lidar com emoções intensas?

Atualizado dia 7/18/2019 5:15:15 PM em Autoconhecimento
por Ana Caner


Facebook   E-mail   Whatsapp

Versão em áudio: Ouça no iTunes ou Ouça no soundcloud

Você já teve aquelas situações na vida em que respondeu de modo muito pior do que poderia? Em que  ficou tão tomado pela raiva, ou pelo medo, ou pelo susto, que respondeu sem pensar?

Páre um minuto para refletir e faça esse imenso favor a si mesmo:

O que você costuma fazer quando se vê tomado pelas emoções?

Se você respondeu que nestes momentos não tem como parar para pensar, que quando a emoção te toma, todas as ações que acontecem na sequencia são fora do seu controle, então bem-vindo à especie humana.

Sim, quando somos tomados pelas emoções perdemos nossa capacidade de discernimento e assim a possibilidade de fazer pleno uso de nossas capacidades mentais.

E qual a saída?

Fugir? Ignorar o que sente? Apesar de ser a ação mais comum, esta certamente não é uma solução muito produtiva, simplesmente porque não resolve nada, e para dizer o mínimo, não fará os problemas desaparecerem.

Quando você se vê tomado pelas emoções, este é o sinal de que é o momento perfeito para escutar o que elas estão lhe dizendo. Raiva, tristeza, mágoa, ressentimento, são tantas as emoções que vemos como grandes inimigos do nosso bem-estar.

As emoções são os verdadeiros mensageiros da sua natureza humana, da sua sabedoria interna. Nem sempre entendemos sua linguagem, nem sempre nos dispomos a entender.

Geralmente tentamos nos livrar de emoções intensas, de sentimentos desagradáveis.

Porém, se escutarmos com verdadeira atenção ao que estamos sentindo, vemos que as emoções nos mostram exatamente aquilo que há que ser transformado em nossas vidas. Nestes momentos temos a oportunidade de resgatar o que nos move, de mudar a rota das nossas vidas. Como tudo na vida, mudar hábitos exige treino. Porém, é muito, muito mesmo mais simples do que você imagina.

RECEBA MUITO MAIS EM SEU EMAIL: link
Para compartilhar: 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ana Caner   
Ana Caner é psicóloga e traz seus 30 anos de experiência clínica para a direção do Inst. Fluir Evolução Humana. Como psicoterapeuta, auxilia pessoas em seus processos de transformação pessoal, manejo de stress e ansiedade por meio de mindfulness aplicada à psicoterapia e do programa MBSR - pioneiro em mindfulness para pessoas físicas e in company.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa