Home > Autoconhecimento

Vitimização!


por Paulo Salvio Antolini


Vítima: "Pessoa que morre ou passa por uma situação traumática; Pessoa que é submetida a arbitrariedades". Eis a definição dada pelo Michaelis, dicionário da língua portuguesa. Vitimizar significa transformar alguém ou a si mesmo em vítima: vitimizar-se. Eis o ponto: as pessoas estão se vitimizando e, na maior parte das vezes, sem a consciência do que estão se fazendo e as consequências que essa postura acarreta.

"Marta" encontrava-se em uma situação extremamente complicada. Atenção: complicada apenas sob a visão dela. Então, não era a situação que estava complicada, mas sim ela própria. Acompanhando-a em seu "drama", demorou para perceber que a solução estava à vista de todos e nem exigia muito. Apenas a tiraria da condição de sofredora.
Não pensem que isso é raro. É muito mais comum e frequente do que se imagina e não é condição de pessoas simples ou incultas. Esse comportamento atinge todos os níveis sócio- culturais e financeiros.
Alto executivo mantinha em sua equipe uma pessoa que criava intriga entre a equipe, gerando sérios problemas que ele tinha que administrar com os outros participantes. Demorou em ver que seu funcionário gerador de problemas não tinha nada de especial que justificasse sua permanência na empresa. Ao demiti-lo viu o clima da organização melhorar rapidamente. Algumas semanas depois me disse: "Depois que "X" saiu, parece até que eu não tenho mais o que fazer na empresa". "A função de "X" era me manter ocupado com os problemas de relacionamento que ele criava".
"Maria" se queixava de não conseguir dormir cedo. Por isso deitava por volta de uma hora da manhã e tinha que acordar às sete horas. Perguntado se já havia praticado ioga ou feito algum tipo de meditação, disse-me que não. Quando disse que iria lhe ensinar um relaxamento ela me falou que há algum tempo tentou fazer e que não conseguia chegar ao final, pois dormia antes.

Vamos pensar juntos: "Maria" se queixa que quer dormir mais cedo e não consegue. "Maria" sabe que ao fazer o relaxamento que sabe, dorme. "Maria" não faz o relaxamento porque dorme antes de terminá-lo. É preciso continuar o raciocínio?
Ao se vitimizar a pessoa inconscientemente acha que estará chamando a atenção dos que a cercam, ela própria estará se aclamando como uma lutadora, "pois olhem só como eu sofro e resisto", e assim ela se mantém aos seus próprios olhos como uma heroína de si mesma.

Vale a pena refletirmos o quanto podemos estar também fazendo isso. Caso identifiquemos, vamos modificar esse comportamento, pois há formas mais saudáveis de nos valorizarmos e reconhecermos nosso valor.
O executivo dava reconhecimento a si mesmo pelo "sofrimento" ao lidar com a equipe. Passou a se reconhecer como um ótimo líder, quando percebeu que sabia lidar com seu pessoal. Não precisava mais de "dramas". Maria descobriu que era reconhecida pelo que fazia e não pelo sofrimento que se impunha por fazê-lo cansada, após noites curtas e mal dormidas. Ambos viveram um período de estranheza, pois não estavam habituados a terem dias harmônicos e em paz.

Dois exemplos suaves, se é que podem ser chamados assim, porém, há situações muito sérias e até graves que esse tipo de comportamento acarreta. Cuidado, ter obstáculos para superar não é ser vítima. É o sinal de que se está vivo e como tal tem que agir!

Texto Revisado


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Autor: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Publicado em 10/09/2017

Veja também
A Estesia que só o Coração Compreende...
Fobia de envelhecer, de ficar doente
Prática para Encontro de Alma
Os Analfabetos das Leis de Deus
A Paraplegia não imobiliza a Alma
A universalidade da vida como programática de cura

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quarta-feira, 21 de agosto de 2019

energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa