Menu

Espiritualidade - experiência espiritual com a Inteligência Universal

Atualizado dia 8/6/2017 1:24:02 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

“A harmonia do Universo... revela uma inteligência de tal superioridade que, em comparação com ela, todo o pensamento e a atuação sistemática dos seres humanos é uma reflexão totalmente insignificante”. Albert Einstein (1879-1955) Físico alemão

A inteligência humana é uma expressão pequena, mas elegante, da inteligência maior e temos muito para aprender com ela. Na maioria das vezes, nos encontramos nesta forma de pensar, ou seja, entre aqueles que sentem algum tipo de influência da Inteligência Universal, não sendo só questão de fé cega.
Vamos, então, refletir sobre o tema?

Dentre as diferentes interpretações há os que identificam Inteligência Universal como sendo o plano do Ser Maior Criador Deus, outros como inteligência superior do caminho da natureza, outros como manifestações da consciência cósmica.
Todo o processo de evolução é claramente para nós um processo de aprendizagem, ou seja, no desenvolvimento de conhecimentos que possam funcionar melhor ou despertar novas experiências. Em todos os sentidos, trata-se da evolução da grande história do Universo, a qual celebramos e aprendemos com ela. Vivemos em um mar de informação, uma rede de interconexão, um estado dinâmico de comunhão existencial interativa e ressonante.

Existem padrões universais, poderes e sabedoria na essência do nosso ser, e a Inteligência Universal vibra com todos nossos atos e pensamentos. O que acontece em determinado lugar e tempo está ligado a tudo o mais, muito intimamente do que jamais poderíamos imaginar. Sincronismos abundam!

Certos padrões continuam surgindo: ramos em árvores, afluentes em rios, descobertas em campos de estudo, circuitos de computador, ciclos em planetas, elétrons, cadeias alimentares. Não é por acaso que usamos a palavra visão para descrever percepção, introspecção, imaginação e previsão. Padrões como esses - ramos, ciclos, visão - estão vivos com significados úteis. Na medida de nos sentirmos integrados, evoluindo, aprendendo, o Universo é rico em lições.

Inteligência Universal está em toda parte! Há informações e sabedoria contidas em tudo que podemos aproveitar. Existem fluxos, texturas, energias, resistências, assistências, as quais podemos reunir, seguindo, desenvolvendo nossa trajetória de de vida de forma consistente e sábia.

Especulando sobre sua natureza há os que perguntam sobre a Inteligência Universal operando no mundo ao nosso redor: será que a Inteligência Universal é incorporada na natureza pelo Criador Supremo e depois deixada para se revelar; ou sinal do compromisso contínuo e contemporâneo do Criador Supremo na criação? Estamos antropomorficamente projetando nossa experiência de consciência na matéria concreta do mundo, ou a nossa consciência inteligente de alguma forma é expressão da Consciência Inteligente do Ser Maior Criador Deus?

Cada um de nós entretém ao mesmo tempo inúmeras crenças aparentemente contraditórias sobre tudo isso, mantendo em equilíbrio com sustentações generosas dos nossos "talvez seja dessa forma..."

Para nossos propósitos nesta reflexão, não há que concordarmos sobre a natureza da Inteligência Universal. Apesar de todos os desentendimentos, poucos entre nós estaremos em desacordo que há em última análise algo misterioso, criativo e de difícil explicação sobre a ordem do Universo. Faz sentido?

Mesmo cientistas que não observam o espiritual no mundo ao redor, concordam com isso. No mínimo, a expressão Inteligência Universal fornece uma metáfora pertinente para descrevermos essa realidade, qual seja, respeitá-la amistosamente, cooperando e integrando-nos de forma criativa a essa inteligência infinitamente poderosa e complexa com o melhor de nossa capacidade.

Humildade é, naturalmente, excelente opção para começarmos nosso empenho de cooperação com a Inteligência Universal, significando neste caso apreciação sincera de nossas próprias limitações e o respeito verdadeiro pela sabedoria dos nossos ancestrais, partindo de sentimentos sem arrogância, e certezas flexíveis, para uma postura de respeito, curiosidade, admiração e vontade de aprender. Correto?

Desapego é outra forma de cooperarmos com a Inteligência Universal, admitindo que não temos controle. Não estar no controle não implica não termos desempenho importante. De fato, nossa influência é parte do que molda o desenrolar do que quer que aconteça a seguir. No entanto, isso é influência e não controle - às vezes mais, outras menos, e sempre participativa, não unilateral.
Na nossa experiência espiritual com a Inteligência Universal nos sentimos como canal da inteligência maior e abrangente, e de como nossa vida é parte ativa de algo pleno acontecendo. Quando estamos nesse estado elevado de consciência, há a sensação de estarmos sendo orientados, não para nos dizer o que fazer, mas sim como nos sentimos quando estamos no caminho certo ou fora dele. É a sensação de que o que estamos fazendo é certo ou não. Está claro?

Wayne Dyer (1940-2015) escritor espiritualista norte americano nos diz: “Inteligência Universal pode ser descrita como orientação Divina, intenções respondidas, e basicamente é o que nos ajuda a realizar o que pode parecer impossível à luz das limitações físicas em nosso mundo, sendo maior do que somos como seres humanos, ainda que totalmente acessível para nós”.

Poderemos realizar maravilhas, porque é disso que a experiência espiritual com a Inteligência Universal se especializa.

Voltaremos ao assunto.

Com esta edição iniciamos o décimo sétimo ano ininterrupto das reflexões quinzenais com temas de crescimento pessoal e espiritualidade. Agradeço muitíssimo seu apoio e interesse!

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa