Menu

Espiritualidade - experiência espiritual em compreender a Generosidade Divina

Atualizado dia 10/29/2017 10:39:23 AM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Generosidade tem a ver com nossa qualidade particular de doar. É a doação de nós mesmos por amor, e por uma consciência de que tudo o que temos que doar é nosso eu, de tal forma que a vida ressurja do nosso oferecimento. Mas onde isso nos leva quando começamos a refletir sobre a Generosidade Divina no contexto do que é chamado de Graça?
Vamos, então, refletir sobre o tema?
Aprendemos a doar com o Ser Maior Criador Deus. Ele é o doador de todos nossos bons dons e fonte dessa vontade. O que isso implica?

Talvez nosso entendimento esteja obscurecido por nossa imaginação do Ser Supremo como sendo o superbilionário dispensando seu tesouro. E como esse tesouro é infinito, tudo o que ele doa não diminui. Possivelmente também estejamos influenciados por essa era materialista em imaginar que o Ser Maior Criador Deus nos atende nos nossos apelos em adquirir bens pessoais e materiais.
Em caso afirmativo, a sugestão é de refletirmos sobre essas imaginações.

Para entender o que queremos dizer como Generosidade Divina, será útil relembrar que é a própria unidade do Criador do Universo que permite a incontável variedade de Sua Criação. Sob a aparente diversidade da criação, existe uma unidade.
O sopro do Ser Absoluto é o sopro da vida!

Quando a Generosidade Divina se manifesta existe liberdade da criação espontânea. Ao mesmo tempo, há amor, pois, o Ser Maior Criador Deus é Amor. Faz sentido?
Então, ao criar, o Ser Supremo derrama livremente a expressão do Amor que é Seu Ser em um sublime ato de comunicação.
Muitas vezes, nossas tentativas de comunicação criam mais distância do que a proximidade entre nós e os outros.

No entanto, a comunicação de Deus conosco é outra, não sendo nada menos do que compartilhar seu próprio modo de Ser - Espírito - em exprimir a Generosidade Divina.
Sua respiração é o sopro da vida; na intenção Divina de criar água, pedras, peixes, insetos, pássaros, animais, plantas, seres humanos. Toda essa miríade dos aspectos da criação compartilha, cada uma à sua maneira, e para os olhos que podem enxergar, são símbolos de Sua Presença, para ouvidos que podem ouvir, uma mensagem de seu Amor em toda a sua grandeza, gentileza, poder e compaixão.

Como William Blake (1757-1827) poeta inglês disse: "Caso as portas de nossas percepções fossem purificadas, veríamos tudo como é:  Infinito".

Os grandes gestos de sua Criação revelam e expressam a Onipresença da |generosidade Divina do seu Ser. Suas obras não são separadas de si mesmo; o Ser Maior Criador Deus é o poder dos oceanos, a beleza das flores, a gentileza do orvalho, a grandeza das montanhas; é cada um e todos nós seres humanos espirituais.

Sua plenitude se torna vida e habita entre nós. Correto?
E da Sua fé todos nós recebemos, Graça sobre Graça. Sabemos que nós nos gêneros masculinos e femininos, somos a imagem e semelhança do Criador, que respirou em nós seu próprio Espírito de Amor e Liberdade, fazendo de nós seres humanos espirituais, prelúdio para o hino do Universo.

A humanidade é criada sob o signo da unidade e está destinada a encontrar sua realização na unidade.
O Ser Maior Criador Deus é o verbo "doar", conjugado em todos os modos possíveis; Sua doação é de Si mesmo.

É essa participação que a terminologia clássica chama de Graça Suprema. O termo afirma que o dom do Ser Absoluto vem até nós através de tudo o que constitui vida humana e ambiente, em doação através de  seu Espírito incriado, ou seja, que existe sem ser criado e nós compartilhamos essa doação.

Ao nos criar, o Ser Supremo criou nova maneira de compartilhar suas próprias doações, que é uma e indivisível.
Nossa participação nessa dinâmica é multidimensional do nosso lado, porque nenhum de nós é Deus, embora sejamos seres Divinos.
Todo um vocabulário foi concebido para descrever essa multiplicidade de nossa partilha e, infelizmente mal interpretada como se designasse diferentes significados de Graça.

A Graça do Ser Maior Criador Deus é Uma, explicada com infinita variedade de modulação e ouvida de maneiras diferentes, podendo ser a manifestação do perdão e cura, então chamamos isso de medicinal; poderá nos impedir do mal, então, chamamos isso de preventivo; nunca estará além da nossa capacidade de ouvir e vontade de recebê-la, por isso, chamamos de suficiente, o fato é, a Generosidade Divina de Deus sempre se equilibrará com nossa capacidade de compreensão. Está claro?

Mestre Jesus nos diz: “Dai e vos será dado: uma boa medida recalcada, sacudida e transbordando, será lançada no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes, também vos medirão de volta”. João 6:38

O Ser Supremo se submete à nossa vontade nos convidando a compartilhar com sua Onipresença. Esse compartilhamento deverá tornar-se nosso modo de ser.
O modo de ser de Deus é o Espírito de Amor e Liberdade, e viver nesse Espírito como forma de vida é o que é chamado de Graça habitual: a doação Divina torna-se um modo de vida conosco, como é com o Ser Supremo. Esta é uma necessidade real para aprofundarmos em nós mesmos, elevando nosso nível de consciência.

A Generosidade Divina do Ser Maior Criador Deus é ilimitada; não no sentido de que nos doa muito em um cosmos rico e variado, mas porque é infinita e sem limites.

Termos consciência em perseverar na experiência espiritual da Generosidade Divina é compreendermos que nossa resposta não deve ser interpretada em termos de retribuir ou fazer coisas para Ele.
Ao invés disso, devemos responder, entendendo que o único presente real somos nós mesmos – gratidão!
Nesse presente, respondemos em unidade à Generosidade Divina, nos integrando nesse movimento de doação pessoal que se chama Graça.

Voltaremos ao assunto.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa