Menu

Espiritualidade - experiência espiritual em perseverar na prática

Atualizado dia 7/9/2017 12:32:00 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

A prática espiritual é algo que muitos de nós começamos, mas nem todos nós perseveramos em progredir para níveis espirituais mais elevados. Por que esse é o caso?
Vamos, então, refletir sobre o tema?
Não que haja escassez de praticantes espirituais genuínos, porque definitivamente há entre nós os que despertam para a íntima realização com o Ser Maior Criador Deus. Também não é o caso de considerarmos espiritualidade como algo no qual só poucos de nós possam progredir.

Espiritualidade é universal e muitos de nós, despertarão para a realização com o Ser Maior Criador Deus perseverando na prática. A razão a qual desistimos da espiritualidade é, na maioria dos casos, não praticarmos na constância necessária em acordo com os princípios universais.

Quando consciente ou inconscientemente negligenciamos com esses princípios, arriscamos a estagnação ou mesmo o retrocesso no crescimento espiritual. Não considerando esses princípios enquanto praticamos espiritualidade é como sermos um caminhante ignorando a lei da gravidade enquanto escalamos uma montanha. Com o tempo, podemos nos desiludir com a espiritualidade concluindo não haver validade nela. A experiência espiritual em perseverar na prática é altamente individual para cada um de nós.

Kurt Rudolph pesquisador e escritor espiritualista alemão nos diz: “Existe um apelo à perseverança. Um chamado para não esperar, mas para trabalhar deliberadamente, sabendo com confiança que a Verdade de Deus prevalece sempre”.

Ao mesmo tempo, existem alguns princípios universais de espiritualidade. Persistir em práticas espirituais, que não estiverem em conformidade com esses princípios, poderá dificultar nosso crescimento espiritual.
Como diz o velho ditado, o alimento de um é veneno para outro. É importante lembrarmos que cada um de nós é único e, portanto, o que funciona para um poderá não funcionar para outro. Assim como o atleta se dedica no esporte para se destacar nele ou o matemático se concentra em um problema até resolvê-lo, assim também em algum momento em nossa jornada espiritual, temos que concentrar nossos esforços em perseverar para níveis espirituais mais elevados. Faz sentido?

O amor interior por alguém é mais importante do que demonstrações físicas de carinho, ainda que os dois se complementem. Assim também quando profundamente amamos o Ser Maior Criador Deus de coração, nosso comportamento interior ressoa com o mesmo sentimento.

Experiências de despertar foram mal interpretadas até certo ponto por sua associação com as tradições das ciências ocultas. Relatos de experiências de despertar sugerem que inúmeras delas ocorreram fora do contexto de tradições espirituais ou religiosas. A maioria ocorreu espontaneamente. Como resultado, são chamadas de experiências de despertar espontâneas as quais no nosso trabalho tem sido identificadas na experiência espiritual da prática do silêncio criativo.

Diferentes atividades e situações podem ser vistas como tendo certo grau de potencial de despertar, capazes de nos induzir - ou ao menos possuir contexto para - experiências de despertar.
A palavra espiritual é de difícil uso com a devida precisão, porque possui significados diferentes para cada um de nós. No discurso cotidiano, quando alguém nos diz que é uma pessoa espiritual, pode ser interpretada de diferentes formas: que ela segue os ensinamentos de uma religião ou doutrina frequenta a igreja, a mesquita, o templo todas as semanas; que ela lê livros sobre canalização e anjos; que ela é calma, humilde, generosa e compassiva, ao inves de buscar status. Correto?

A verdadeira dificuldade é que quase todos concordamos com o que chamamos de espiritual, e o mesmo se aplica à expressão: experiência espiritual. Muitos de nós acreditam que se refira à experiência psíquica ou paranormal, enquanto outros preferem o significado religioso. Não questionando a validade dessas interpretações, é importante ressaltarmos o significado de conexão e unidade que envolvem.

A expressão experiência de despertar reconhece que, nesses momentos, nossa consciência e percepção se tornam mais intensas e expandidas do que o normal, havendo a sensação de superarmos nossas limitações normais - ou filtros críticos da nossa consciência racional - trazendo senso de clareza, revelação e bem-estar em que nos tornamos conscientes de um nível mais profundo e superior de realidade. Está claro?

Para os propósitos desta reflexão, podemos considerar nossa experiência de despertar como sendo aquela em que nosso estado de ser, nossa visão e relação com o mundo são transformadas, trazendo senso de clareza, revelação e bem-estar em que nos tornamos conscientes da sensação de conciliação e harmonização espiritual, transcendendo a sensação de separação do mundo.

Existem diferentes intensidades de experiências de despertar, que emergem em graus de intensidade, claro que não servindo de padrões. A experiência de despertar poderá ser a sensação de maior conscientização do que nos cerca tornando-nos mais perceptíveis; em continuidade a experiência de despertar poderá envolver o senso de que tudo está impregnado da manifestação do poder espiritual benevolente e radiante, de modo que todos sejamos essencialmente um, nos sentindo parte dessa unidade, percebendo que não somos separados e isolados.

Ainda a experiência de despertar poderá conduzir à sensação de que o mundo material poderá dissolver-se no oceano do Poder do Espírito radiante e feliz, onde nos sentimos como essência do universo e do seu próprio ser – somos Alma pertencente ao Universo - o Ser Maior Criador Deus e eu somos um.

Voltaremos ao assunto.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa