Menu

Espiritualidade - o poder da chama de nossa luz interior.

Atualizado dia 4/24/2011 1:00:10 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

O significado espiritual da chama da vela representa a fonte de nossa criação, o poder de nossa luz interior.

Fala-nos da Centelha Divina que está acima e abaixo, dentro e fora, e que nos liga a todos juntos, originários da mesma fonte de consciência do pensamento no que chamamos de unidade espiritual de consciência.

Vamos então refletir sobre o tema?

Através das velas podemos dar poder e qualidades espirituais às chamas, porque representam as energias provenientes de nossas consciências.

Os pingos de vela vistos depois da cerimônia ou da meditação terão conteúdo e forma de importante significado para nós, porque os pingos são criados a partir da magia de nossos pensamentos.

O poder da chama da vela não tem gênero, seja feminino ou masculino. Velas com suas chamas sagradas fazem parte do mistério da experiência da humanidade no plano físico, destacando sempre a lembrança de nossa conexão com a origem da Alma.

A chama da vela é um símbolo muito poderoso na consciência humana. Há algo sobre esse minúsculo ponto de luz, cintilando, existindo e resistindo ao mundo escuro e vazio, revelando a parte mais profunda da Alma humana. Esta é uma das razões que as velas têm um significado tão profundo em diferentes expressões religiosas ao redor do mundo. Faz sentido?

Embora sejam as velas utilizadas muitas vezes durante cerimônias religiosas e ritualísticas, no entanto não é por esta razão que adquirem ser propriedade desta ou daquela religião.
Mesmo porque a vela derrete até a chama se extinguir no físico, no entanto nossa Centelha de Alma é imortal, portanto transcende às expressões de religiosidade.

Como somos todos criados pela Chama da Alma, acreditamos na magia espiritual em algum nível. Como cultura de Alma existe o conhecimento de que há mais do que a realidade física. Tudo é magia!
A magia da chama da vela tem sido utilizada desde a aurora dos tempos, rastreada lá atrás desde a era paleolítica.

O Livro Essênios do Apocalipse, traduzido do aramaico pelo Dr Edmond Bordeaux Szekely (1905-1979) filósofo espiritualista húngaro, registra: “E a voz falou, e eu voltei-me para ver; A voz que falou comigo; E, tendo-me voltado, vi sete velas douradas; E no meio de sua luz fulgurante; Vi alguém como o Filho do Homem; Vestido de branco, branco como a neve; E sua voz enchia o ar com o som da água aos borbotões; E em suas mãos havia sete estrelas; Cheias da luz flamejante dos céus, de onde procediam; E quando falou, de seu rosto jorrava luz; Fulgurante e dourada, qual um milhar de sóis como mil sóis; E ele disse: "Não temais, Eu sou o primeiro e o último; Eu sou o princípio e o fim.”

As velas são formas muito poderosas da expressão do pensamento: “E, tendo-me voltado, vi sete velas douradas”, como registra a citação mencionada acima. Está claro?

Acreditando neste poder, em uma intenção ou oração individual a magia da vela se torna parte integrada do ritual, ou da meditação.

Muitas expressões ocidentais ou orientais de fé entre as principais religiões como Judaísmo, Cristianismo, Budismo, Islamismo, Hinduísmo, observam que o ritual sagrado de acender a vela tem elevado significado, simbolizando o Criador Supremo, ou a esperança da humanidade como inspiração contida no brilho de sua chama.

A chama ativa da vela com seu grande poder de irradiar luz e calor é interpretada como uma metáfora da Alma no verso bíblico: “a vela de Deus é a Alma humana. . . .” Provérbios 20:27.

A vela tem destacada importância quando se inicia o Tempo da Páscoa indo de hoje domingo de Páscoa até a Solenidade de Pentecostes (Festa do Espírito Santo).

Durante este período, o Círio Pascal aquela vela grande que é acesa durante a Vigília Pascal, no Sábado de Aleluia ficando junto ao altar e sendo aceso sempre durante as Missas e Batizados.

Nossas lembranças do tempo de criança era admirar aquela vela grande bem decorada sobre um belo e enfeitado pedestal. Com o tempo íamos percebendo que aquela vela traz uma série de sinais, números e letras. Aí nossos pais nos explicavam que a grande vela é o Círio Pascal o qual simboliza, recorda e faz a memória da pessoa e da ressurreição de Mestre Jesus – o Cristo. Os sinais – a cruz encravada, em geral de cor vermelha, lembra a Cruz de Jesus, vínculo forte na nossa memória. As duas letras colocadas ao alto e abaixo da Cruz, o Alfa e o Ômega, são a primeira e a última letra do alfabeto grego, quer dizer – Princípio e Fim, mencionados na citação do Livro Essênio do Apocalipse. O número 2011 que varia conforme o ano corrente é a afirmação que Mestre Jesus é o mesmo, ontem, hoje e sempre. As cinco bolinhas são grãos de incenso que são afixadas à Cruz ao alto, embaixo e ao lado, representando as cinco chagas de Mestre Jesus.

O Círio Pascal é preparado, abençoado, aceso e conduzido para a Igreja na noite da Santa Vigília Pascal. Apagam-se todas as luzes da Igreja, para deixar o ambiente completamente escuro e eis o significado: A Igreja toda às escuras simboliza o mundo em trevas, o mundo sem Deus, sem Mestre Jesus.

Nesta escuridão do mundo brilhou e brilha uma luz verdadeira, a luz da ressurreição de Mestre Jesus, simbolizado pela Luz do Círio Pascal.

O Círio Pascal, é então apresentado através do cantor aos fiéis reunidos na Igreja: "Eis a Luz de Cristo! A Ele o tempo e o poder pelos séculos. Amem!"

FELIZ PÁSCOA!

Voltaremos ao assunto.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 22 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 19 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa