Menu

Pensar Diferente (para sermos iguais) - Parte 1

Atualizado dia 2/25/2021 10:09:44 PM em Psicologia
por Lisandro


Facebook   E-mail   Whatsapp

- O que é preciso para mudar o mundo? - perguntou o repórter ao mestre, com uma voz carregada de sarcasmo, durante a convenção no grande auditório, onde milhares de pessoas foram ouvir suas palavras.
- Amor. Só ele é capaz de mudar o mundo. Se você acha difícil amar, comece utilizando um de seus sinônimos: respeito, delicadeza, paciência, tolerância, benevolência, mansidão, serenidade, humildade, alegria, compaixão, felicidade, unidade, divisão...
- Tenho ouvido que pensar diferente é uma forma de mudar o mundo - completou, procurando uma maneira de encontrar uma falha nos ensinamentos do mestre e ridicularizá-lo na frente da multidão.
- Deveras. O pensamento é uma arma poderosa, capaz de criar e materializar tudo o que desejamos, desde que tenhamos fé nesse pensamento.
- Isso é Deus? - ele estava quase lá. Mais um passo e tudo terminaria da maneira que desejava.
- Sim. Isso é Deus. Adquirir uma nova forma de pensar e passar a agir da maneira que pensamos. Pensar e agir são duas maneiras de mudar o mundo. Mesmo que com a menor das intenções. O esforço de apenas um indivíduo, na menor das coisas, já é capaz de fazer a diferença. Sintonize sua forma de pensar com sua maneira de agir.

E agora o golpe final. A pergunta que costumava fazer a muitos "gurus" da era moderna e que acabava sempre em desastre, tirando-lhes a compostura. Eles começavam falando mansamente, mas conforme a insistência do repórter passavam a tentar convencer a multidão, geralmente com teorias espiritualizadas sem nenhuma base ou fundamento concreto. Quando não tinham nada mais a dizer e para se safarem de todas as questões, terminavam com um taxativo: "Você deve ter fé. Sem ela, nada é possível", separando os crentes (num caminho inexistente), das pessoas despertas, que eram guiadas pela razão e inteligência. No outro dia, uma matéria em destaque e debochada no jornal, dizendo com palavras cultas e indiretas zombeteiras, que mais um charlatão e enganador havia sido descoberto, como sempre.

Mas aquele não era um dia como os outros. Pois aquele não era um mestre como os outros.

Tudo era diferente.

- Não seria esse um pensamento prepotente e nada humilde? - perguntou o repórter - Pensar diferente: significa ser diferente, querer se destacar da humanidade comum, das pessoas que trazem um estilo de vida comum? Afastar de si pessoas que muitas vezes não têm o desejo de se tornar espiritualizadas e que, muitas vezes, sequer acreditam em Deus?

O mestre lançou um olhar sereno ao repórter e respondeu:

- Não. Começando pela última pergunta, o maior erro da humanidade é crer que, para se desenvolver uma revolução espiritual, elas precisam crer no mundo do espírito e com isso se tornar diferentes das pessoas descrentes. Isso não é necessário. Na verdade, eu prego apenas uma nova consciência para crentes e descrentes. Um caminho que possa existir para aquele que tem fé e também para o ateu. Porque o Amor e seus sinônimos, como o respeito, digo, repito e insisto, podem existir para todos. Não é preciso crer nos deuses ou seguir essa ou aquela religião para se adquirir uma filosofia como esta e definitivamente mudar o mundo.

"Quanto à primeira questão, para mim, pensar diferente significa considerar os sinônimos do Amor para com tudo e todos. Agir no dia-a-dia praticando esses sinônimos: praticar uma revolta amorosa, não contra a violência, mas a favor da paz, não contra o mal, mas a favor do bem. Quando nos opomos a algo, damos ainda mais força a isso. Sempre a favor de algo, nunca contra; agradecer pelo novo dia que começa, pela saúde que temos. Podemos ter uma vida financeira ou social difícil, mas olhar as coisas boas e agradecer, tirando o foco das coisas negativas, deixando de falar das estrelas que não nasceram e, sim, daquelas que estão a brilhar. Mas agradecer a quem? Aos deuses. Se você não acredita? Agradeça por agradecer. Você irá se sentir bem.

Não posso provar como e por que isso acontece, mas garanto que você irá se sentir bem com isso. Mas se você não se sentir bem e me disser isso com sinceridade, eu paro de realizar minha pregação por essa nova consciência; ao ver uma pessoa na rua, ao invés de pensar "essa não é uma boa pessoa", cumprimentá-la e abençoá-la (porque todos podem bendizer e abençoar, mesmo sem fé); e se não for possível desejar isso a ela em voz alta, faça-o mentalmente; recolher do chão aquele papel de bala que o vizinho jogou, sem nunca reclamar (um dia, por seu ato paciente e benevolente, ele irá parar de jogar sujeiras na rua - eu sei, porque já pratiquei isso); ajudar aquele artista que se apresenta na rua, porque a arte é importante, mesmo que não entendamos direito o porquê (muitas revoluções mundiais ocorreram por causa da arte e ela está a curar o mundo, servindo até como terapia); se você não gosta de dar dinheiro ao pedinte, compre do vendedor ambulante aquele doce que ele está vendendo, aquela caneta, mesmo que você não precise dessas coisas, mesmo que elas não tenham o valor que o vendedor pede - afinal, ele está trabalhando e você quer ajudar a quem trabalha; guarde o lixo reciclável e separe para o catador de papéis; se não gosta dos animais, ao menos respeite-os (o sinônimo do amor, de volta) - você não precisa tratá-los mal, não é verdade? - somente os tolos agem assim; aliás, você não precisa tratar nada ou ninguém de maneira agressiva.

Podemos sempre, em todo e qualquer ato, agir de maneira benevolente, saudável, positiva, com ou sem Deus, com ou sem fé no mundo espiritual ou no Universo. O Amor e seus sinônimos, repito e insisto novamente, existem para todos e se praticados, lhe farão bem. E não é necessário nenhuma pesquisa sobre isso, nada é necessário para lhe mostrar que o mundo é o reflexo de suas ações e lhe devolve, imediatamente, o que você lança nele: se você pensa bem de uma pessoa, é você quem sente o bem desse pensamento. Se você ajuda alguém, desde que com vontade e prazer de fazer isso, se sentirá bem. Enfim, se tem prazer nas coisas que faz, para as pessoas e pelo mundo e o faz por livre e espontânea vontade, não se sentirá bem? Alguém precisa realizar uma pesquisa para mostrar e provar a verdade dessa Lei tão simples?"

Continua aqui!

19/09/2008Texto revisado por Cris





Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Lisandro   
Lisandro é músico new age. Conheça seu site www.lisandros.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa