Home > Autoconhecimento

Suicidologia
por Nilton Salvador

Suicidologia

A curta mensagem da amiga chegou e dizia tudo em poucas palavras, transmitindo a alta preocupação do significado entre um fato a favor da vida e outro contra.

Uma jovem que enfrentou todos os sacrifícios de tratamentos possíveis, e não conseguindo recuperar a saúde, perdeu a batalha para a morte. A outra, esbanjando saúde no mais amplo viço da idade, frustrada pelo "mal do amor", pôs fim à vida praticando atitude violenta contra si mesma.

Conforme a Organização Mundial de Saúde e a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, as estimativas dão conta que cerca de 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio anualmente, o que significa um milhão de mortes anuais, e mais, este número deverá ascender a três milhões em 2012.

No Brasil, informa o Ministério da Justiça, a média diária é de 25 mortes por suicídio, cerca de nove mil por ano o que é considerada uma taxa baixa em termos internacionais.

O que desperta a curiosidade nessas estimativas é que o suicídio acontece mais entre as mulheres. A diferença para os homens é que estes recorrem a meios mais eficazes para cometê-lo. Para entender melhor: meios eficazes seriam aqueles tidos como morte rápida, que variam de tiro a jogar-se em precipício.

Outra grande preocupação é da psiquiatria, informando que o aumento de suicidas entre os jovens dos 15 aos 25 anos é outra estimativa alarmante. A explicação é que talvez a expectativa de sucesso da juventude ser muito mais intensa em relação a anos anteriores, em face do desespero não suportam o confronto com sua própria realidade associadas às causas da pobreza, desemprego, drogas, isolamento social, problemas mentais e da depressão, além das doenças físicas como câncer e AIDS.

Afirma a Organização Mundial da Saúde, que é um trágico problema de saúde pública em todo o mundo, pois ocorrem mais mortes por suicídio do que por homicídios e guerras juntos, e seus problemas vão mais além do óbito, quando acontece a devastação emocional, social, econômicas familiares e de amigos, por que antes da consumação, as tentativas provocam lesões, hospitalizações, traumas emocionais e mentais que demandam tratamentos especializados.

A ONU divulga ainda que não falar sobre o suicídio só aumentam as barreiras em relação ao problema e com isso o número de casos.

Pensando naqueles que carregam essa tendência cruel, por não buscarem um atendimento fraterno adequado que fale da sua incredulidade, da falta de fé, da dúvida, das ideias materialistas, e acreditando que no futuro não há nada, como se o nada fosse suficiente para oferecer consolação e remédio para acabar o sofrimento do pensamento suicida, se transformam, lamentavelmente numa anomalia moral.

Necessário se faz deixar claro que o suicídio não compensa falha humana, ao contrário, o Espírito quando constatar o erro cometido descobrindo que o que buscava não se extingue com a vida, e só prolonga sofrimentos em regiões umbralinas, frequentemente ao reencarnar em um novo corpo de carne, trás com ele as deficiências do corpo espiritual, causadas por seus desajustes, tal qual nos ensina Emmanuel no capítulo VI do seu livro Leis do Amor.

"O suicídio faz com que os amigos e familiares se sintam seus assassinos", disse Vincent Van Gogh, considerado um dos maiores mestres de todos os tempos da pintura pós-impressionista que sucumbiu a uma doença mental, suicidando-se.

Yvonne Pereira exemplifica em seu livro Memórias de um Suicida, as "horas que se envolvam no negro manto das desilusões, a paciência e a humildade, lembrando que tudo é passageiro e que não será pelos desvios temerários do suicídio que a criatura humana encontrará o porto da verdadeira felicidade...".

Em Céu e Inferno, capítulo 5,
o suicídio é tido como um crime aos olhos de Deus, e que importa numa transgressão da Lei Divina.

Em o Livro dos Espíritos, nas perguntas 944 e 953, constitui sempre uma falta de resignação e submissão à vontade do Criador. No Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXVII, item 71, aprende-se que "jamais o homem tem o direito de dispor da vida, porquanto só a Deus cabe retirá-lo do cativeiro da Terra, quando o julgue oportuno".

"O suicida é qual o prisioneiro que se evade da prisão, antes de cumprida a pena; quando preso de novo, é mais severamente tratado. O mesmo se dá com o suicida que julga escapar às misérias do presente e mergulha em desgraças maiores".

Na Grécia, um dos berços da civilização por suas realizações em praticamente todas as áreas científicas, sociais, políticas, culturais, na mitologia e na filosofia por seus expoentes como Sócrates, Platão, Aristóteles e outros considerados até nossos dias como patrimônio da sabedoria humana, atualmente está debaixo do manto escuro das consequências funestas dos desmandos dos seus governantes.

Uma das maiores preocupações da atual tragédia social grega é pontificada pelo acentuado aumento do índice de suicídios, atribuídos ao sentimento que assola seus cidadãos por não suportarem a vergonha, as tensões e a miséria a eles infligidas.

O aumento nos índices de suicídios, não é privilégio da Grécia, pois acontece também em outros países europeus, tendo como fator principal o realinhamento econômico que atinge todas as camadas sociais.

Nos Estados Unidos estão em vigor muitas pautas onde constam como principal atividade a prevenção do suicídio, que tem como determinantes as inquietações mentais e os delírios crônicos obsessivos.

O Espiritismo trabalha para que as pessoas saibam das responsabilidades em praticar atos que os agravem no futuro e não para condená-las ao martírio eterno. Deus outorga a todas as Criaturas a maior expressão da Sua Bondade Infinita. A possibilidade da evolução, incessantemente. Permite que as existências se sucedam ofertando as oportunidades infinitas de reajuste e reforma e isso é possível através do mais efetivo veiculo da Lei de Evolução: a Reencarnação.

Entristeço-me descobrindo que quando penso que sei quase tudo do meu mundo, sou surpreendido por essas informações entristecedoras. Já tinha escrito sobre suicídio. Lembrei-me do meu pai me ensinando que tem dia para tudo.

A Organização Mundial da Saúde assinala, em setembro, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que é uma iniciativa da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio.

No dia para Prevenção de Suicídio, penso que posso estar até sendo rigoroso, mas com sinceridade, a meu ver é de cada um a responsabilidade pela vida, não me ocorrendo alguém que queira abrir mão da sua mais cara preciosidade. 

Texto revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Nilton Salvador   
Escritor amador - Articulista em jornais, revistas, sites, grupos e listas de discussão, do ponto de vista bio-psico-sócio-espiritual. Autor dos livros: Vida de Autista; Autismo - Deslizando nas Ondas; Deficiência ou Eficiência - Autismo uma leitura espiritual; Vivo e Imortal - Ensinando a Aprender; Adoção - O Parto do Coração. Brasileiro. 
E-mail: rosandores@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 23/02/2012

Veja também
O Autoconhecimento tem muito a ver com o seu bolso
Amai os vossos inimigos!
Dicas espiritualistas para o bem viver em Dezembro de 2018
A Iniciação Maior
As dores do corpo e os sofrimentos da alma
A dor que cura!

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
sábado, 15 de dezembro de 2018

energia
I-Ching: 14 - TA YU – GRANDES POSSES
A bondade é a única arma segura e certa para conquistar. Apenas aquele que for suave e calmo alcançará o sucesso.


energia
Runas: Naudhiz
Evite tensões e seja tolerante. Pratique a paciência.


15
Numerologia: Dedicação
Aconselhe se for necessário, liquide casos pendentes e empenhe-se em ver feita a justiça, advogue causas justas. Mantenha o equilíbrio e a harmonia pois o dia é afetuoso e compensador




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. O que fortalece a sua autoestima e não te deixa ficar num relacionamento abusivo?
2. Será que ele realmente me ama?
3. 3 Exercícios para ser uma mulher (mais) autêntica
4. Meu coração está cheio de Luz
5. Você é um leão ou um carneiro?
6. Não conheço meu horário de nascimento: Posso fazer um mapa astral?
7. Como é e o que fazer quando se é filho de pais narcisistas perversos?
8. O medo de ir mais longe

 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa