Menu
Home > Autoconhecimento
Normose e Dessacralização

Normose e Dessacralização

por Mirtes Carneiro
Facebook   E-mail   Whatsapp


Dessacralização e Normose*

Dessacralização

É a perda do sentido do sagrado na nossa vida.

O sagrado é uma visão harmônica da totalidade.

A dessacralização é a descontinuidade entre a vida material e a vida espiritual, gerando um mundo sem significado, uma cosmovisão dualista, materialista, mecanicista.

 

Complexo de Jonas e Normose

Lendo o livro de Jonas na Bíblia, podemos ver que Jonas nos ensina a respeito de nossos medos, nossas resistências à descoberta de nosso ser essencial    verdadeiro e da missão que dela decorre.

Medo da nossa própria grandeza e das exigências que dela decorrem.

Reencontrar nosso desejo essencial.

O que desejamos verdadeiramente?     

Estar adaptado em uma sociedade doente não é, necessariamente, um sinal de saúde. Isto é normose.

O complexo de Jonas é o desejo de irmos além da imagem que nossos pais têm de nós. Esse desejo de irmos além das imagens que a sociedade nos propõe, do que é o “homem de bem” ou uma “mulher de bem”. Este desejo de irmos além do Eu, além do que o Ego considera como sendo o bem.

Para irmos além do Eu é necessário aceitar o Eu. É importante aprender a dizer não, aos pais, não ao que é injusto, dizer não até mesmo ao que as pessoas consideram como Deus, para que seu sim seja um sim verdadeiro, que seu Deus seja um Deus verdadeiro.

 

Os medos de Jonas:

Medo do sucesso:

Para alguns, o sucesso significa a morte do genitor do mesmo sexo(explicação edipiana da neurose do fracasso.segundo Freud), ou o sentimento de indignidade(depreciação de si mesmo), algo imerecido, ou até o medo de suscitar a inveja dos outros.

Medo de ser diferente dos outros, de ser rejeitado por se diferenciar:

Há aqueles que representam um papel que lhes é pedido, mas o Ser verdadeiro não está neles. Neste caso ocorre uma espécie de mal estar, que pode gerar uma doença. Obedeça á sua própria consciência.

A vontade de ser como todo mundo traz um sentimento de impotência excepcional.

Medo de se conhecer:

O desejo de fracassar pode ser um mecanismo de defesa da pessoa contra a descoberta de verdades desconcertantes dentro dela mesma, surgindo daí uma necessidade de se proteger, evitando o encontro consigo mesma.

Ele prefere não saber, não conhecer, para não ter que fazer.

*Conteúdo retirado do livro: Caminhos da Realização

Autor: Jean Yves Leloup

Editora: Vozes

 


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


Atualizado em 3/24/2009

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa