Menu
Home > Espiritualidade
Espiritualidade - fatores integrantes da necessidade espiritual

Espiritualidade - fatores integrantes da necessidade espiritual

por Marcos F C Porto
Facebook   E-mail   Whatsapp


Necessidades espirituais são as que devem ser realizadas a fim de sustentar nosso bem-estar espiritual e felicidade.

Por que a fé em um Poder Superior é essencial?

A convicção em um Poder Superior – o Ser Maior Criador Deus é essencial, quando aceitamos que somos parte de algo maior que nós mesmos. Todos nós temos esta tarefa a ser executada, envolvendo dificuldades, esforços e até mesmo um prazo determinado, que é a expansão de nós mesmos para o amor incondicional e auto aceitação.

Caso isso fosse tão fácil, estaríamos todos em paz e felizes, apesar dos acontecimentos em nossas vidas.

Vamos lá refletir sobre o tema?

Quando a esperança está perdida, tudo está perdido.

Esperança, fé, felicidade fazem parte de um estilo de vida holístico e consciência espiritual.

A esperança é um verbo - como em esperar por algo, e é também um substantivo - algo para manter no íntimo do coração.

A esperança tem o poder de nos ajudar a lidar com as situações em momentos difíceis.

A esperança é frequentemente descrita com metáforas de ‘luz’ - um raio, relâmpago, um vislumbre de esperança, a luz no túnel escuro.

Os discursos do líder ativista dos direitos humanos dos negros nos Estados Unidos, Martin Luther King (1929-1968) que iniciavam com “Eu tenho um sonho . . . eu tenho um sonho . . .” é um exemplo marcante de esperança no futuro, que confiava e acreditava que iria acontecer, e aconteceu.

Muitas vezes, é a solução conveniente no inesperado.

Certamente podemos pensar em nossas próprias experiências de como a esperança se manifesta através de nós.

É certamente por isso que a esperança é parte das necessidades espirituais. Faz sentido?

Em acréscimo, a oração envolve o relacionamento com o Ser Maior Criador Deus, o Poder Superior Absoluto, o Todo.

Com a oração, estamos livres para sermos quem realmente somos.

Uma vez abrindo diálogo com Deus, todas as possibilidades de nossas vidas estão ali.

Mahatma Gandhi (1869-1948) líder pacifista espiritualista hindu nos diz: "Oração não é pedir. É um anseio de Alma. É a admissão diária da própria fraqueza. É melhor na oração ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração".

O estilo de vida holístico ideal requer atenção para a espiritualidade e relacionamentos.

Identificação e atenção às necessidades espirituais é uma das definições de espiritualidade.

Nosso relacionamento com o Poder Superior é mais uma de nossas necessidades espirituais.

Muitas, se não todas, as necessidades espirituais citadas são realmente maneiras de vivermos a intimidade com o Ser Maior Criador Deus em nossos corações, nos sentindo verdadeiramente felizes apesar das dificuldades no nosso aprendizado.

Poder Superior é um termo cunhado em 1930 nos programas dos Doze Passos, dos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, bem como programas de outros adictos. Esse termo é comumente utilizado em diferentes idiomas ao redor do mundo.

O conceito de Poder Superior, orienta a olharmos para fora de nós para obtermos ajuda. Então aprendemos a olhar para nosso interior, encontrando as respostas.

Fé significa procurarmos o íntimo de nós mesmos. Este relacionamento é único, como somos nós. Está claro?

Esperança, oração e espiritualidade estarão restabelecendo nossa saúde espiritual em uma multiplicidade de formas.

Consideremos um momento em que nos sintamos oprimidos pela vida. Talvez as coisas não estão acontecendo do jeito que queremos. Ou talvez uma relação importante tenha sido desfeita e este fato nos faz sofrer humilhações, abuso físico ou emocional.

Será que paramos para nos perguntar "qual a razão?" Muitas vezes nossa ansiedade por uma mudança rápida nos bloqueia, porque não queremos sofrer.

Ponto-chave: A mudança que queremos para nossas vidas está em nossos corações - como nos sentimos, e em nossas mentes - como pensamos.

As coisas acontecem porque fizemos escolhas erradas.

É nossa percepção dos acontecimentos que determina a resposta. Correto?

Mestre Jesus em Mateus 7:24-27 nos diz: “Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas ela não caiu, porque fora construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, e ela caiu, e a sua ruína foi completa!”

A estabilidade emocional é representada pela casa. Nossa casa sendo construída sobre a areia, em seguida, os ventos e a chuva poderão derrubá-la. No entanto, quando construída sobre a rocha forte, então as tempestades não poderão destruí-la.

Caso nossa casa, nossa estabilidade emocional, seja estável, não sendo tão vulnerável à vida, os ventos fortes, infortúnios, a chuva, doenças físicas e outros estresses, não terão como nos afetar.

Podemos contar com algo permanente e forte. Podemos contar com o Ser Maior Criador Deus. Essa confiança Nele e nos Poderes Superiores do Universo é o que nos mantém fortes, apesar das vicissitudes.

É por isso que a confiança em um Poder Superior é uma das nossas necessidades espirituais e parte da definição de espiritualidade.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


Atualizado em 3/11/2012

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa