Menu
Home > Corpo e Mente

Conhece-te a ti mesmo na sociedade informática

por Samuel Macêdo Guimarães
Facebook   E-mail   Whatsapp


No reino da sociedade informática, uma tecnologia continua tão antiga quanto o ser humano: a tecnologia do conhece-te a ti mesmo. Fazendo uma reflexão crítica, de caráter transcendental, sobre o indivíduo humano, arriscamos sugerir que esse indivíduo, é muito mais do que sua formação histórica e relações sociais. É um ícone com viés pluritransformador paradoxalmente inacabado em constante processo de mudança.

Refletindo sobre as considerações anteriores é possível referendar uma pequena certeza: a de que não podemos, neste momento, suprimir o destino contemporâneo do ser humano, no contexto do atual olho do furacão dessa revolução informática, considerando o sentido de sua inserção global associada ao reconhecimento de sua condição biológica.

Biologia e sociedade se organizam na condição mais incrível até este momento da história, construindo em ritmo frenético, tantas alternativas tecnológicas, que causam variados Espaços Tempos de Probabilidades e Possibilidades em diversos campos da educação, saúde, lazer, informação etc.

Na sociedade informática a vida humana, tem em sua condição atual, o perigo da exacerbação da individualidade, tornando o ser humano orientado no sentido de um isolamento, produtor de situações sociais que podem levar a uma apatia para relacionamentos entre humanos.

Neste sentido, surge a urgência de oferecer serviços que envolvam as questões da corporeidade inserida na sociedade informática, para que os fenômenos negativos possam ser minimizados, através de programas que favoreçam o bom relacionamento humano, baseado em autoconhecimento e oportunidades de autorregulação.

Uma situação relacionada à questão corporal, como exemplo, é o fenômeno da repetição ou da imitação gestual no campo do movimento humano, observado em diferentes práticas corporais. A nosso ver, ficam qualificadas como produtos de uma cultura artificializada, cujas ações pobres de aspectos criativos, levam o ser humano ao enfraquecimento da sua gestualidade.

 Neste sentido, a pessoa deixa de ser produtora da própria cultura, torna-se reprodutora de estereótipos massificados, onde as influências sobre seus atos humanos e sobre o caráter social de sua comunidade, nada mais são que simples vocabulário gestual hospedado de fora para dentro, construído para promover um certo servilismo funcional.

Considerando todas estas afirmativas, podemos ainda dizer que as ações para melhorar a vida humana, deveriam incentivar a busca de informação em três campos, a saber: a) individualidade; b) sentido da vida; c) estilo de vida. Campos de conhecimento, fundamentais para um melhor relacionamento na sociedade informática.

No que diz respeito à individualidade, buscar a conquista de uma posição moderada que se constitua através da criatividade pessoal, espiritualização, liberdade política e pessoal, rompimento do isolamento e da alienação, e principalmente acesso a informações úteis para que no contexto de uma alteridade filosófica, consiga desvelar saberes que conduzam a sabedoria.

Aprender a conviver com todas as situações onde apareçam conflitos de relacionamento, ao mesmo tempo aspirar à liberdade de pensamento, para não se submeter a condições totalitárias, de forma que a construção das igualdades e desigualdades, possam se realizar baseadas em consentimento esclarecido e cuja meta seria a harmonia.

O sentido da vida é de aspecto prático, ligado à vida cotidiana. A causa principal a ser combatida é o desemprego, que produz mal-estar psíquico. Isto produz um vazio existencial caracterizado pela falta de interesse pelo que acontece na vida pública.

Visa melhorar a autoestima, superar o tédio como fonte de patologias sociais, especialmente entre os mais jovens. Educação, ascensão social, novas habilidades, aproveitamento do tempo livre para o desenvolvimento social e atividades que desenvolvam potencialmente arte e cultura são veículos que promovem este sentido.

No aspecto da qualidade de vida, a situação social da humanidade corre o risco de uma degeneração do tempo livre que pode produzir mudanças na condição de humanidade do ser humano. Nesse sentido é preciso ter muito cuidado, no caso das propostas relacionadas ao movimento humano, para que este não se constitua o ópio do povo.

O se movimentar da sociedade informática, precisa ser constituído de elementos que favoreçam o desaparecimento de pressões produtoras de estereótipos corporais e rigidez de comportamento. Daí sugerir atividades que possam facilitar o encontro de pessoas, como importante veículo para produzir ações conscientes que possam ter significado nos relacionamentos humanos.

O desafio é o de descobrir onde está a sabedoria de todos estes conhecimentos. Sem esses corremos o risco de não conseguirmos integrar nossas aprendizagens para a condução de nossas vidas. Que cada ser humano, que se torne esclarecido de tais desafios, desenvolva suas próprias habilidades e contribua para decidir pelo dilema que melhor se adapte ao objetivo esclarecedor das infinitas corporeidades.

Se assim for é possível que dia-a-dia conjugaremos o verbo conhecer com esperança para alimentar pensamentos e sentimentos capazes de melhorar a situação humana no âmago da vida na terra, um-corpo-no-mundo hábil para enfrentar os grandes desafios que temos no contexto da nossa sociedade informática.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


Atualizado em 2/6/2016

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa