Menu
Home > Autoconhecimento
Perdoar é ser livre para viver o presente e construir o futuro

Perdoar é ser livre para viver o presente e construir o futuro

por Heloísa Capelas
Facebook   E-mail   Whatsapp


Quando optamos pelo “não” perdão, a única pessoa que paga efetivamente pelo o que aconteceu somos nós mesmos Outro dia em conversa com uma aluna que se queixava: “o Natal e o Ano Novo já estão aí e eu não suporto essas festas! Sempre preciso ‘fazer sala’ para a minha tia, de quem nem sequer gosto”. Notei que o desprezo em sua fala era tão palpável que aproveitei a deixa para perguntar: afinal, o que ela fez ou faz que lhe incomoda tanto a ponto de “estragar” a sua festa?

Já conhecia a história dessa aluna, portanto, eu sabia onde esse papo daria; só queria mesmo que ela se desse conta do que tanta mágoa e ressentimento estavam lhe fazendo. Inconscientemente, ela continuava apegada a lembranças e acontecimentos de mais de 30 anos atrás e buscava ‘punir’ a tia pela dor que havia lhe causado.

Isso me fez pensar na imensa quantidade de pessoas que me contam histórias muito semelhantes. Elas foram vítimas de alguém ou de “alguéns”; de um episódio em específico ou de diversas situações; e hoje, não importa quanto tempo tenha se passado, não conseguem se desvencilhar do rancor. Rememoram o que aconteceu como se tivesse sido ontem, hoje, agora; e, sempre que repetem esse processo, sentem toda a tristeza e a dor de novo. Esse, aliás, é o verdadeiro significado do verbo RESSENTIR, uma dor que só terá fim quando houver perdão.

O outro fez, mas quem paga é você?
Quando alguém nos magoa, é natural que a nossa reação seja sentir raiva. Afinal, fizemos o que podíamos, demos o nosso melhor e, mesmo assim, fomos traídos, ignorados, injustiçados, não vistos, não reconhecidos. A grande questão é: o que fazer com esse sentimento tão devastador? Sem querer, muita gente segue pelo caminho da vingança, porque acredita que a superação só será possível quando o outro pagar pelo o que fez. Ele foi o culpado, portanto, precisamos puni-lo. Perdoar jamais seria uma opção! Para essas pessoas, aliás, está muito claro que: “se eu oferecer meu perdão, estarei dando mais uma chance ao outro, que poderá me magoar novamente”. É, mas não funciona bem assim. Primeiro, porque perdoar não é esquecer; é retirar a dor de dentro de você. Segundo, porque perdoar não é sinônimo de “aceitar de volta”; é possível oferecer perdão até mesmo às pessoas com quem não temos e não pretendemos ter qualquer convívio. E terceiro, porque, quando optamos pelo não perdão, a única pessoa que paga efetivamente pelo o que aconteceu somos nós mesmos.

Comece por você
A ciência já comprovou o quanto a mágoa e o rancor são prejudiciais às nossas vidas – eles têm sido muito associados à ansiedade, depressão, obesidade, hipertensão e até ao câncer. Como bem diz aquela antiga máxima, “guardar rancor é como tomar um copo de veneno esperando que o outro morra”. Você deve, então, estar se perguntando: “mas como é que eu posso perdoar alguém se esse alguém não me pediu perdão?”. Bem, seria mesmo muito mais fácil acabar com as nossas mágoas se nossos algozes sempre batessem à nossa porta para reconhecer o mal que causaram. Porém, isso quase nunca acontece. Então, eu vou te contar uma coisa: o que essa pessoa ou situação causou na sua vida já ficou para trás. Talvez, ela não tenha lhe magoado intencionalmente; muito provavelmente, não foi bem assim que aconteceu. E isso realmente não importa mais, porque já passou. Você pode escolher seguir em frente sem que toda essa lembrança continue a lhe ferir.
Comece por você, olhe-se, assuma a responsabilidade e o protagonismo de tudo o que já foi e de tudo o que está por vir. Aliás, quantas vezes será que você mesmo já magoou alguém sem querer? E quantas dessas vezes foi perdoado? Se você acredita que agiu na melhor das intenções e, por isso, merece perdão, por que não aplicar a mesma regra àqueles que lhe magoaram? Sempre digo que perdoar é uma questão de inteligência, uma escolha que só você pode fazer por e para você. Esse é o caminho que vai lhe libertar do passado para construir um presente e um futuro plenos de amor e compaixão. Espero que você aproveite a reflexão e possa começar a trazer para dentro de si uma outra perspectiva. Liberte-se e siga em frente!

Sobre a articulista:
Heloísa Capelas é especialista em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental e diretora do Centro Hoffman no Brasil. Palestrante, coach, master practitioner em PNL, autora do best-seller "O Mapa da Felicidade" e coautora de mais sete livros sobre Gestão de Pessoas, Liderança e Inteligência Feminina.

Sobre o Centro Hoffman
Fundado em 1978, o Centro Hoffman promove a reeducação emocional e o desenvolvimento da inteligência comportamental por meio do Autoconhecimento. Localizado no Alto da Lapa, em São Paulo, a instituição possui licença internacional para aplicar o Processo Hoffman da Quadrinidade no Brasil, que consiste em um programa educacional psicoemocional intensivo com efeitos positivos comprovados cientificamente pela Universidade da Califórnia (EUA) e ministrado em mais 14 países. O Método Hoffman, criado em 1967, também é aplicado na Universidade Harvard (EUA), na Escola de Governo John F. Kennedy e na Escola de Negócios.
Texto Revisado


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


Atualizado em 12/2/2016

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa