Menu
Home > Autoconhecimento
Como sabotar seus sabotadores internos

Como sabotar seus sabotadores internos

por Alex Fagundes
Facebook   E-mail   Whatsapp


Já falei sobre os sabotadores de uma forma didática. E o que fazer agora que conheço eles? De que adianta conhecer e não fazer nada? Calma, vamos agora ver como acabar com eles.

O Sábio!
Assim como temos os sabotadores identificados. Temos também um grande aliado. O Sábio!
Shirzad Chamine separou as formas que usamos para nos sabotar em “personagens” ou mesmo “arquétipos” sabotadores, E também identificou que todos temos um sábio interior que  consegue acessar os melhores recursos para que alcancemos nossos objetivos.
Quando erramos e o sábio está ativo, ele se solidariza conosco e assegura que irá tudo dar certo mesmo tendo errado agora. Ele é empático e criativo para nos auxiliar. Basicamente é usar conosco aquela parte nossa que faz isso pelas pessoas queridas.

Parece bem simples ler que o sábio faz tudo isso, mas nem sempre o é para ativá-lo. E qual o motivo? Simples: os sabotadores querem o seu BEM! Tudo que eles fazem é para que você seja feliz, evite o sofrimento e conquiste seus sonhos. A diferença deles é o caminho que eles fazem que é diferente do caminho do sábio. Quando temos os sabotadores ativos, eles nos impulsionam por meio da raiva, arrependimento, medo, culpa, ansiedade e assemelhados. Já o sábio, utiliza outras forças, como compaixão, criatividade, alegria e buscar significado nos objetivos.

O sábio permite que alcancemos o sucesso sem sacrificar nossa felicidade e a paz de espírito.
Certo, Alex, e como posso sabotar os sabotadores? A primeira coisa importante é ter certeza que os seus inimigos são realmente inimigos. Às vezes, reclamamos do nosso crítico mas temos medo de nos livrar dele. Como se perdê-lo, fizesse com que nossa motivação acabasse. Então, primeiro precisa saber que quer
Eu decidi me livrar dos sabotadores, estou pronto… e agora? Temos alguns passos simples e didáticos:

a) Enfraqueça seus sabotadores
Quando perceber que um sabotador entrou em ação, evite lutar com ele. Use a empatia e perceba que ele está querendo ajudá-lo mesmo que de um jeito meio… torto. O que vamos fazer é observar e dar um nome a cada sabotador quando ele aparecer. Quando o crítico se ativar, dê um nome para ele. E quando ele se ativar, você para tudo, observa e pensa: “Lá vem o senhor enjoadinho de novo com suas críticas”.
Eckhart Tolle comenta que a mente do ego é o termo para o coletivo dos sabotadores. Então, isolando-os, você percebe quando é um pensamento seu ou de um dos sabotadores. Só esta ação já enfraquece muito o sabotador. Os sabotadores são como bonecos de neve que quando identificados vão derretendo.

b) Fortaleça o Sábio
O Sábio possui 5 superpoderes! Ativando os poderes do sábio fortalece-o cada vez mais.
Primeiro, quando você identificar que um sabotador está atuando você irá pensar em três situações em que a situação ruim que ativou um sabotador seria uma dádiva ou uma oportunidade.

Poder 1 – Empatia
Quando um sabotador for ativado contra você ou por alguém que se torna um inimigo e está te magoando. Visualize a criança que você foi ou que seu inimigo foi antes daquela criança se tornar refém dos sabotadores.

Poder 2 – Exploração
Torne-se um antropólogo fascinado - Observe os fatos atentamente sem julgar, criticar ou qualquer tipo de avaliação. Algo do tipo: aconteceu isso, isso e aquilo. O objetivo é entender as coisas como de fato são, sem a avaliação subjetiva que fazemos com nosso envolvimento emocional.

Poder 3 – Inovação
Sempre que algo ativar um sabotador, refaça a frase sobre o que acontece neste formato: Sim (acontecimento) e (uma consequência positiva que vai poder tirar disso ou uma ideia diferente e criativa – por mais doida que possa ser).

Poder 4 – Navegue
Coloque-se no futuro em cinco, dez ou vinte anos e pense como estará percebendo o que aconteceu vinte anos atrás e o quanto isto fica insignificante visto desta perspectiva.

Poder 5 – Ação decisiva
Tome o lugar dos sabotadores. Quando for planejar algo, coloque-se no lugar do sabotador e pense: como o chatinho me criticaria aqui? Como o hiper realizador se meteria?
3) Fortaleça sua musculatura das emoções positivas

Aqui entra tudo que todos já sabemos que faz bem. Alimentação saudável, exercícios físicos, ouvir música, prática de esportes e etc. Mas o grande segredo é estar presente no momento atual. Pode parecer uma coisa muito óbvia e simples mas nos dias atuais temos tanta informação que estamos sempre ocupados no passado e futuro a cada segundo e esquecemos de viver o presente.
Para fazer com que isso se transforme em um hábito e fazer com que seu cérebro torne-se em uma máquina de positividade, você precisará fazer academia. Mas não uma academia tradicional. Uma academia de positividade e presença.
Funciona assim. Escolha um gesto físico que signifique para você estar presente. No qual você irá se focar apenas nisso durante um a 2 segundos. Pode ser um carinho no braço, dar três tapas com as mãos, raspar os dedos do pé direito na sola do sapato. Ninguém precisa perceber isso e você deve ser capaz de fazer até mesmo em uma reunião.
Agora que você escolheu a ação, você precisará fazer 100 repetições por dia durante os próximos 21 dias. Cada vez que fizer e cada dia que praticar, seu sábio ficará mais ativo e fortalecido.
Ah, 100 repetições não são 100 pela manhã. São 100 espalhados pelo dia. Podem ser 7 quando termina de escovar os dentes pela manhã. 10 no meio da manhã e assim por diante.

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Atualizado em 11/2/2017

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa