Menu
Home > Psicologia
PASSO A PASSO DO DESAPEGO

PASSO A PASSO DO DESAPEGO

por fatima bittencourt
Facebook   E-mail   Whatsapp


Para iniciarmos esse assunto é preciso definir o APEGO - Estar vinculado a algo, a alguém, a um sentimento, etc. Quer dizer estarmos presos ou fixados a algo que achamos necessário ou primordial para nós. É a necessidade de preservar coisas, sentimentos.
No Apego há sempre um sentimento de posse e poder.

DESAPEGO
Libertar-se do que não é necessário para nós. É deixar de lado hábitos, atitudes, crenças, sentimentos, coisas, pessoas, que não são, primordialmente, necessários para nós. Deixar de lado nossa necessidade de possuir a qualquer custo, alguém ou algo.
Mas o que faz com que sejamos apegados? O medo de perder, medo de não conseguir algo, medo de nos sentirmos fora dos padrões, inseguranças. etc. Portanto, medo e inseguranças são as molas propulsoras que fazem com que nos apeguemos. E o mais importante: esses medos e inseguranças não são racionais e palpáveis e diferem de uma pessoa para outra. Então o que fazer? Será que é fácil desapegar?

Conseguimos acionar algum botão em nosso cérebro ou coração e, pronto. Livramo-nos dos medos, inseguranças etc.?
Não existem fórmulas e nem receitas, mas podemos praticar algumas ações que gradativamente nos ajudarão a nos desapegar. A frase acima ilustra bem o que estamos falando. Temos desejos, que nem sempre refletem o que precisamos e ficamos reféns desses desejos, causando apegos.

Então vamos às ações:

1- Antes de tudo precisamos analisar bem o que é verdadeiramente importante para nós, para sermos felizes. Será que preciso ter o carro último tipo, ou namorar o(a) mais bonito(a) da escola, trabalho, etc, por exemplo? Preciso ter a roupa ou sapato que está na moda? Preciso ter poder e ser quem manda no trabalho ou no lar, para ser feliz?

2- Conhecer verdadeiramente nossas potencialidades e dificuldades, para não exigir de nós mesmos o que não possamos oferecer. Isto não quer dizer que não podemos aprender novas habilidades ou aperfeiçoar e melhorar nossas dificuldades. Isto é desenvolver nossa autoestima.

3- Aceitar que todos temos dificuldades e potenciais. Respeitar a nós mesmos e as diferenças.

4- Deixar de se preocupar demais com o que não é importante. Acreditar que as coisas têm seus propósitos e seu ritmo. Nesse sentido é importante desenvolver a fé em si mesmo e nas coisas em geral.

5- Não levar a vida tão a sério, isto é, releve algumas coisas que o desagrada.

6- Livre-se da culpa. Perdoe a si mesmo e aos outros.

7- Estabeleça limites nas relações pessoais. Saiba até onde aceitar o que lhe fazem. E, por outro lado, também, saiba respeitar os limites dos outros.

8- Saiba que nem tudo que queremos é o melhor para nós. Tudo isso que acabamos de falar não é fácil de conseguir, exige muita perseverança e força de vontade. Mas, se não consegue realizar, tão facilmente, boa parte dessas ações, tente algo mais concreto:

1- Arrume seu guarda-roupa, gavetas, mesa de trabalho, etc. Desfaça-se de tudo que não usa mais. Doe o que estiver bom e recicle o que não dá para doar. Só essa ação já ajuda muito a livrar espaço, tanto físico como mental e emocional.

2- Não gere arrependimentos: .Por não deixar de fazer coisas para si para fazer algo que pensa que outro possa estar querendo. Nem sempre o que pensamos ser bom para o outro o é, verdadeiramente. Faça o que gosta. Mesmo que trabalhe em algo que não goste tanto, procure ter um “hobby”. Expresse seu amor e afeto, sem vergonha do que sente. Desfrute do contato com amigos e pessoas por quem tem afeto.

3- Sorria o máximo que puder.

4- Leia, viaje de fato ou em sua imaginação.

5- Cultive sonhos.

6- Substitua pensamentos negativos por positivos

7- Faça algum trabalho voluntário. A satisfação que esse trabalho proporciona é inigualável. Sigamos! Que Haja!

Texto Revisado


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 236


Atualizado em 3/14/2018

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa